Considerada a melhor agência para se trabalhar do Brasil, a agência Netza consolida seu expertise em nova área de conteúdo com estreia da série “Aromas da Terra” na TV, lançada no último dia 24. Especialista em Live Marketing, a Netza apostou em projeto de Branded Content e conquista espaço com programa semanal no Food Network, um dos 10 maiores canais de TV por assinatura no mundo. Produção 100% autoral da agência, a série “Aromas da Terra” (http://aromasdaterrabrasil.com.br/) é apresentado pelo chef Marcelo Malta, mestre em Tecnologia, Gestão e Educação da Gastronomia, e foi pensado para a internet. Entretanto, chamou a atenção e ampliou o seu alcance para a TV devido ao conteúdo original focado em comida porem com a preocupação em trazer informações sobre o vem antes de o alimento chegar à mesa.A nova série conta com 20 episódios com vídeos de 5 minutos no total em sua primeira temporada, traz participação de grandes nomes da culinária nacional (entre chefs e pequenos produtores), que batem papo com o Chef Marcelo Malta para investigar, documentar e expor ingredientes nacionais e técnicas artesanais de produção.

Esta é uma das grandes sacadas que estão tomando forma nos veículos tradicionais e na mídia independente, enriquecidas por conteúdos cada vez mais relevantes, linguagem transmídia e formatos diferenciados como o do storytelling. Uma tendência importante em termos de produção e mercado de comunicação e estratégia de marketing, para alguns especialistas. E a prova disso é o projeto Piero TV, um canal criado pelo jovem de 21 anos em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos, que reúne atores e produz filmes e webséries nesta área do Rio de Janeiro:
https://www.youtube.com/channel/UCN081TE4xh1iZ205eH4jZ4Q/featured.

Criado por Lucas Piero, que conduz a empreitada com mais três jovens de 18 e 19 anos, desenvolvem semanalmente produções audiovisuais em um canal no Youtube há quatro anos. A ideia para o projeto surgiu como uma forma do seu idealizado estudar e aprender sobre cinema e já contou com diversos convidados de 16 a 25 anos que participam das produções da Piero TV, que atualmente tem quase 7 mil inscritos no Youtube. E o canal, que aborda também temáticas da juventude em diversos vídeos interativos, já produziu as séries “Por Cada Pé”, “Hipnóticos”, “Vexame”, “Weekend”, “Felizes Por Agora”, e o curta-metragem “Não Custa Tentar”.

Branded Webséries e Webséries Independentes têm um futuro indefinido, apesar de ser um formato com grandes possibilidades e cases de sucesso em diversas plataformas (como as de streaming na qual se destacam Netflix, Amazon Prime, HBO Go e outros). Mas, independente das preocupações importantes, a realidade é que esses tipos de produções oferecem o melhor de dois mundos para muitos analistas de mídia. Elas proporcionam a liberdade criativa e o acesso instantâneo da web, com a qualidade cinematográfica da Tv, em formatos que vão além dos tradicionais meios publicitários (no caso das “Branded Webséries”) e Webséries Independentes.

No caso das Branded Webséries, grandes marcas apostam em megaproduções originais e assinadas por grandes nomes do cinema para realizarem produções que possibilitam uma nova maneira de propaganda, mais envolvente e menos agressiva do que a publicidade habitual por expressar a sensação e o valor agregado ao invés dos produtos e serviços em si. Já no caso das Webséries Independentes trazem grande oportunidade a pequenos produtores de vídeo de divulgarem suas produções, sem custos e investimento, que contar assim com ambientes como o do YouTube e o Vimeo com amplo tráfego.

Compartilhar.

Ivelise Buarque é jornalista, consultora de comunicação e idealizadora do portal Ivelise Comunica e do Perneando. Com mais de 32 anos de atuação no cenário de comunicação, marketing e negócios, ainda tem grande participação no mercado de comunicação corporativa e marketing de consumo e cultural. E nos dias de hoje atua com foco em cultura, arte, entretenimento e projetos criativos, ajudando marcas e iniciativas a se comunicarem com autenticidade, propósito e impacto.

Deixe uma resposta

Exit mobile version