
À personagem foi integrada toda uma história e universo fictício que a torna cada vez mais real aos fãs. Hello Kitty tem uma gama de amigos e familiares – como os pais George e Mari White, sua irmã gêmea Mimmy (que usa um lacinho amarelo na outra orelha) e até mesmo o namorado Dear Daniel (Querido Daniel, em inglês), criado em 1999. E, como qualquer garota, esta felina apresenta características que a tornam única. Ela é escorpiana e tem uma personalidade curiosa, cheia de energia e otimista; uma habilidade de fazer amigos e espalhar felicidade ao redor do mundo; e qualidades mais marcantes como generosidade, inocência e gentileza.
Ativa, adora viajar, ouvir música, tocar piano e ler, por exemplo, e como boa estudante gosta inglês, música e arte, mas não se cansa de praticar tênis. Todas essas particularidades criadas para ela ampliam sua similaridade com o público e, por consequência, possibilitam uma gama de ações e de oportunidades. “No Brasil, buscamos ter um portfólio bem abrangente e temos buscado desenvolver produtos Hello Kitty para o target adulto”, comenta a gerente de marketing da Sanrio no Brasil, que adianta que haverá novidades bem interessantes nos próximos meses.
A presença da marca está se expandido ainda mais no Brasil com uma proposta diferenciada de marketing da empresa, que envolve ações promocionais no varejo, assessoria de imprensa, eventos, estratégias online, parcerias, dentre outros. Um investimento que teve início com a adoção de um novo plano e novas formas de se comunicar com o consumidor nacional. “Nos últimos anos a Sanrio mudou o foco de negócios no Brasil para o licenciamento de produtos. Desta maneira, temos hoje no Brasil aproximadamente 80 empresas que licenciam a marca Hello Kitty para os mais diversos tipos de produtos. E através destes licenciados que distribuem os seus produtos para lojas, os produtos Hello Kitty podem ser encontrados em todo Brasil. Atualmente temos sete lojas Sanrio Surprises que estão localizadas nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. E também temos o e-commerce (www.lojadahellokitty.com.br). Os produtos Hello Kitty podem ser encontrados em todo mundo”, diz Renata.
E realmente rendem frutos as estratégias desenvolvidas nas redes sociais da Hello Kitty Brasil – Facebook (www.facebook.com/HelloKittyBrasil) e Instagram (http://instagram.com/hellokittybrasil). Nesses canais, a legião de fãs da personagem tem acesso aos lançamentos de produtos, novidades, curiosidades, dicas e aplicativos especiais, além de acontecimentos nacionais e internacionais em comemoração aos 40 anos com direito a espaço reservado, inclusive com quizzes relacionados à sua história, informações sobre os eventos de abraços, promoções, fotos e vídeos. Somente na fanpage o número de curtidas ultrapassa 220 mil internautas, que interagem em tempo real com a apaixonante gatinha.
* Matéria sobre a marca Hello Kitty, produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Agosto/ 2014, número 172

