
Naturalmente, não é preciso gastar milhares com propagandas, mídias tradicionais (outdoors, anúncios, comerciais e spots de rádio), pesquisa e auditoria de marketing, ou outras estratégias. Outros recursos são igualmente eficazes, se forem usados de forma assertiva, afirma o especialista Bruno Diniz da Maturi Comunicação, empresa de comunicação estratégica que tem atuado há cerca de oito anos no mercado pernambucano. Para o incremento de negócios, uma grande estratégia para as empresas é manter uma forte e estruturada presença digital focada em um planejamento de comunicação e marketing bem estruturado. Mas é preciso entender inclusive que este plano de trabalho não precisa ser rígido, enfatiza o sócio-fundador da agência que atua hoje em pleno celeiro do Porto Digital. “É preciso pensar no trabalho com base no que chamamos de persona, pois é essa imagem semificcionail que representa o cliente ideal da empresa ajuda a compreender melhor quem é o cliente e do que ele precisa. Ai com base nesse perfil estruturado do consumidor da empresa se estabelece todas as ações. E com isso fica mais fácil buscar qual a hora que o meu público está conectado e que será impactado pela minha comunicação nas redes sociais, quais as redes sociais que melhor funcionam com ele (e por quê) e quais as ações que realmente impactam por exemplo”, comenta Diniz.
E não é por acaso que a publicidade online cresceu uma média de 26% e representou investimento na ordem de R$ 11,8 bilhões no ano passado, de acordo com dados divulgados pela Interactive Advertising Bureau (IAB) Brasil e que fazem parte do estudo Digital AdSpend 2017, em março. Entretanto, como não existe uma fórmula mágica para apostar no marketing digital ou na propaganda em meio digitais, é preciso sempre buscar entender o comportamento do internauta, diariamente. “Antigamente, gostava-se de sugerir nas postagens que as pessoas curtissem e compartilhassem os conteúdos que lhe agradassem como forma de estabelecer uma conexão e fazer com que a marca pulverizasse sua presença nas redes. Hoje, isso nem sempre funciona apesar de todos nós sermos escravos das ações de conexão: o curtir, comentar e compartilhar. Agora é necessário buscar outras estratégias que impulsionem mais o público como geração de gifs que atiçam a curiosidade das pessoas, e tantas outras ferramentas que trazem maior engajamento. E isso tudo é o que acaba promovendo a presença digital da empresa”, diz Bruno.
Por isso, o especialista enfatiza que quando a organização pensa na questão da presença digital é preciso ter bem claro que é um trabalho árduo e estratégico que não pode ser simplesmente colocado nas mãos, por exemplo, de “have users” (usuários de alto impacto de redes sociais), pois entender os algoritmos e saber a melhor forma de ranquear as mídias digitais é o diferencial para ter resultados satisfatórios. “No âmbito empresarial, é muito comum não se dar a devida importância e peso as estratégias que envolvem mais do que conteúdo para atrair, e desta forma, não se obtém o sucesso e acredita-se que o marketing digital não funciona. Afinal, estamos falando de algo estratégico. Se eu peço para todos os meus familiares e amigos curtirem e interagirem com minha página, pode ser que eu não tenha o alcance que poderia ter se tentar trabalhar com o público mais externo. Este meu público de conhecimento curtirá e manterá fiel por um tempo, mas talvez o meu conteúdo não lhe interesse por um longo tempo e talvez eu perca essa audiência em algum momento. Então, são muitos detalhes que eu devo ter em mente ao desenvolver em meu planejamento”, destaca o especialista que realizou na última quinta (dia 18), o bate-papo gratuito “Marketing Digital como estratégia para fugir da crise”, com empresários e gestores de empresas do Grande Recife no auditório do Empresarial ITBC, localizado no Porto Digital.
Para se ter uma ideia do respaldo deste cenário e da força desta forma de gerar negócios a Maturi promove também curso de “Marketing de Digital” com o próprio Bruno Diniz, em Fortaleza, nos dias 26 e 27 de maio. Em parceria com a rede Curta Açaí, o curso será realizado na Roberto Cavalcante Imóveis, na Avenida Engenheiro Santana Jr., 2468, no Bairro Cocó, em Fortaleza. A iniciativa tem a proposta de levar para profissionais e estudantes daquele estado um pouco do know-how e do conhecimento do empresário pernambucano que vem cuidando, inclusive, de ações estratégicas de grandes eventos de respaldo nacional como o HairNoir e Autonor. “Marketing Digital é muito mais do que ter um site, uma fanpage ou um disparo regular de email. Nos dias atuais, é imprescindível que seu negócio tenha uma presença digital. Por isso, vamos debater as melhores práticas para se criar uma audiência alinhada com seus objetivos e aprender como mensurar os resultados”, evidencia Bruno Diniz. Saiba mais: http://bit.ly/2o9rMOu
SERVIÇO:
PALESTRA – “Marketing Digital” | Fortaleza
Inscrição – Segundo Lote: R$ 350,00 (até 26/05/2017)
Dia: 26 e 27 de maio
Local: Roberto Cavalcante Imóveis
Endereço: Avenida Engenheiro Santana Jr., 2468, no Bairro Cocó, em Fortaleza
Informações e Inscrições: http://bit.ly/2o9rMOu

