Estilo MENSCH jaquetas 01 (1) Com uma história de sucesso instantâneo, a revista pernambucana MENSCH ganha edições trimestrais impressas para o homem seguro de si e receptivo aos seus desejos e necessidades de consumo.
É difícil determinar, exatamente, qual a primeira publicação e a evolução histórica mundial do que se conhece por imprensa masculina. Entretanto, pode-se supor que os primeiros periódicos dirigiam-se em especial ao público masculino. Isto porque na época em que apareceram os primeiros veículos impressos, não era de muito bom tom que as mulheres lessem muito a respeito do que acontecia no mundo, pois não lhes era recomendado interferir em assuntos que, em geral, só diziam respeito aos homens. Muitas vezes, às mulheres só cabia tomar conhecimento do que seus pais ou maridos lhes permitissem. Com o passar do tempo, o cenário se reverteu e as publicações voltadas para o público feminino superou o cenário, ficando poucos veículos focados apenas aos homens.

Há um ano, três amigos se uniram para desenvolver um veículo com um objetivo específico: um conteúdo interessante, exclusivo e em sua maioria, gratuito para o leitor masculino, em especial. Foi aí que os publicitários André Porto e Nadezhda Bezerra e o jornalista André Lima deram início à Revista MENSCH, que alcança agora o mercado de publicações impressas, com periodicidade trimestral. A iniciativa, que propunha um novo olhar sobre as coisas que cercam o público e os seus idealizadores, gerou diversas capas e cerca de 600 conteúdos sobre moda, comportamento, lançamentos tecnológicos, fitness, entre outros assuntos aliados ainda à crônicas, artigos e entrevistas. Em suas capas, brilharam nomes nacionais e internacionais que refletem homens modernos de várias atuações hoje, mostrando a sagacidade de inspirar o leitor e mostrar que o mundo é mais do que os estereótipos que nos rodeiam. “O nosso grande objetivo é ter um produto que dê orgulho de ser nosso, de ser de origem local, voltado para o global”, diz o editor geral da revista e publicitário, André Porto.

Com a proposta de sempre trabalhar com qualidade de conteúdo e de acabamento, a revista impressa numa parceria com a Gráfica FacForm traz o mesmo padrão do veículo já conhecido no meio online (site e no formato Ipad (App Store), com um conteúdo bastante abrangente e atrativo com matérias produzidas pela equipe em Pernambuco e colaboradores de diversos locais: uma produtora no RJ (Márcia Dornelles), um fotógrafo (RJ) e outros esporádicos. Conteúdo este que é recheada de informações com tudo para agradar a quem a curte, em sua maioria homens e progressivamente mulheres, também interessadas em conhecer o universo e desvendar a mente deles. “Em primeiro plano, o público é masculino, de faixa etária abrangente, de 20 a 60, um bom nível cultural e sócio-econômico, trafegando entre as classes A e B. Dessa forma, nossa linha editorial foca em pautas que sejam principalmente do interesse desse homem e que agreguem valor. Ofereçam entretenimento e também sirvam como dicas e sugestões para auxiliar o dia-a-dia do leitor, desde como dar um nó em gravata e se dar bem com as mulheres. A missão é contribuir para a evolução do nosso leitor, seja pessoal ou profissional, e assim fazê-lo aproveitar o melhor da vida em todos os sentidos”, destaca Porto.

A primeira edição impressa da MENSCH, que chega uma capa dupla (uma com o ator Ricardo Macchi já publicada no site) e outra inédita com o ator pernambucano Bruno Garcia, já superou as expectativas dos realizadores. Além das informações ricas (matérias, entrevistas, notas e dicas) num atraente projeto gráfico (desenvolvida pelo diagramador Ricardo Rosso e o editor de fotografia Newman Ronrich), apresenta um e diversificado volume de anunciantes, captados com apoio do contato comercial Liza Carvalho, como em qualquer outra revista masculina de qualidade, fugindo do estereótipo de publicação regional: Dona Santa, Academia R2, Honda, Volvo, Livraria Saraiva, Delta Expresso, Art Garden, Rio Ave, Sundown Vitaminas, VR, Spettus, Empetur e Secretaria de Turismo de Ipojuca. “Na edição impressa, a ideia é dar o foco um pouco mais em assuntos e pessoas da região, sem ser, contudo, uma revista regionalista. Vamos movimentar ainda mais o mercado publicitário local agregando ao produto ou serviço deles bom gosto, sofisticação e qualidade. E assim contribuir para que o mercado local cresça ainda mais e invista cada vez mais em publicidade”, reforça André.

Para tanto, reforçou-se o trabalho na área comercial da revista com um mídia kit com todas as informações sobre a MENSCH e as três mídias, integrando folder institucional/comercial que foi distribuído em agências de publicidade e clientes em potencial. Apostou-se ainda numa parceria com o portal NE10 que serviu de grande via de divulgação da publicação, que ainda tem como força junto ao público ação em mídias sociais, através do twitter e facebook (onde se promove eleição de capas, concurso de frases e sorteio de prêmios). “A edição impressa será de entrega gratuita para um mailing pré-selecionado de formadores de opinião, agências, anunciantes e em praças onde temos colaboradores (RJ e SP, e Portugal), em sua maioria. Também vamos disponibilizar algumas (10%) para venda no site e em alguns pontos de vendas (livrarias como a Saraiva), pois percebemos que muitos leitores do site estão interessados em adquirir um exemplar. E ainda pretendemos lançar edições especiais (encartadas na regular) sobre algum assunto específico e, posteriormente, subprodutos da marca MENSCH. Na web, continuará semanal com postagens diárias, trazendo agilidade e movimentando essa relação leitor x revista sem fronteiras, que é um dos nossos diferenciais. E, com isto, não só trabalharemos sempre nas redes sociais diretamente com o leitor, como pretendemos intensificar ainda mais esse tipo de divulgação online, no próximo ano”, informa o diretor da MENSCH.

* Matéria produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Dezembro/ 2012, número 141.

Compartilhar.

Ivelise Buarque é jornalista, consultora de comunicação e idealizadora do portal Ivelise Comunica e do Perneando. Com mais de 32 anos de atuação no cenário de comunicação, marketing e negócios, ainda tem grande participação no mercado de comunicação corporativa e marketing de consumo e cultural. E nos dias de hoje atua com foco em cultura, arte, entretenimento e projetos criativos, ajudando marcas e iniciativas a se comunicarem com autenticidade, propósito e impacto.

Deixe uma resposta

Exit mobile version