
Nos períodos de maior dificuldade é quando observamos a nossa capacidade de sobrevivência, e para alguns é o melhor momento de dar uma guinada em suas vidas profissionais e fazer renascer o lado empreendedor. Enquanto diversos negócios findaram em virtude da crise e das dificuldades de gestão, nos últimos cinco anos muitos empreendimentos conseguiram abrir, se estabelecer e crescer. Não é à toa que em meio aos maiores desafios nascem novas oportunidades. No mercado de comunicação essa teoria não é diferente, e um exemplo disso é a experiência recente no setor publicitário de Pernambuco que está mais doce agora com a abertura da nova agência, a Jujuba Flavor Comunicação e Design, comandado pelas publicitárias Juliana Vilaça e Flavinha Marques, que traz para a nova empreitada uma larga experiência de mais de uma década em uma das maiores agências do mercado. “O nosso trabalho como dupla de criação já tem vários anos, na verdade. Começamos a ter clientes diretos após alguns convites e hoje estamos vencendo o desafio de trabalhar num formato diferente: cuidamos da nossa rotina, ao mesmo tempo temos que assumir outras funções administrativas. Trabalhamos mais, mas com a paixão de sempre e de um jeito mais livre e feliz”, diz Vilaça, diretora de arte, que divide com a sócia e redatora esta proposta com o slogan Contém Açúcar.
Recentemente saídas da antiga Gruponove, hoje atual que com a união BG9) em virtude da união com Plano B), a dupla de criação de comunicação e design foi motivada a empreender nesta área específica atendendo uma tendência do mercado que tem cobrado cada vez menos por criação. E esta é uma forma de valorizar mais as atividades das empreendedoras, que acreditam muito no formato de co-working com parceiros de outras áreas. O formato permite assim ter horários mais flexíveis e ainda envolvimento com outros projetos, os quais envolvem também objetos de decoração e projetos culturais. “A gente trabalha em parceria com vários profissionais e agências do mercado. Nossa vibe não é de competição, tanto que nosso espaço físico fica no Impact Hub, um ambiente de co-working coletivo e com espírito colaborativo. A ideia é crescer cada vez mais junto com quem esteja a fim de construir projetos inovadores, com conteúdo relevante para o público e para a sociedade, lado a lado. Esse é o futuro, que já está acontecendo”, destaca Flavinha Marques, que reforça ser preocupação da Jujuba Flavor trabalhar com marcas em que acreditam e que tenham visão de mundo semelhantes.
Um admirável mundo novo do empreendedorismo em que desafiador não é simplesmente superar crises, mas sim descobrir outras formas de trabalhar, criar possibilidades e facilidades e estabelecer novas conexões que as novas tecnologias e o dia a dia permitem. Assim nasceu a Supimpa Lab, resultado da inquietação da jornalista e publicitária Renata Albertim. Buscando algo novo e que saciasse seus anseios de carreira, largou há alguns meses o trabalho em uma agência para seguir o rumo inesperado do empreendedorismo numa área ainda desconhecido: o coolhunting, ou como ela mesma chama “caça do legal”. “Conheci o Coolhunting com uma profissional ainda na faculdade, e vislumbrei hoje a possibilidade de explorar novas oportunidades e me inserir neste mercado”, lembra Albertim. E de fato essas experiências mostram que é possível criar novas propostas que incrementam o mercado e o cenário nacional.
Então, aproveitou a sua formação inicial em design de moda e a experiência em jornalismo e publicidade para se lançar nesta nova empreitada, entregando-se a esta paixão que se ampliou com curso realizado na área na Escola Panamericana, em São Paulo. E foi assim que surgiu este laboratório especializado em pesquisa de tendência de moda e comportamento do consumidor. Com a missão de traduzir, de forma detalhada e criativa, o Supimpa Lab analisa os hábitos, normas e condutas de compradores e clientes que influenciam na sua tomada de decisão de compra.”Fazer pesquisa de tendência de consumo é essencial nos dias de hoje. E existe uma demanda muito maior por conta da preocupação das marcas de serem lembradas. As empresas empresas têm mais consciência de que ninguém adota um produto à toa. Por isso, empreendedores estão fazendo cada vez mais pesquisas para fazer serviços e produtos que não sejam simplesmente à toa”, comenta a profissional, que trabalha com diversos tipos de processos que envolvem observação, avaliação e análise, em especial para novas marcas.
Adotando uma metodologia qualitativa, tem contato direto com o produto da pesquisa para entender os fenômenos, perspectivas e essências do ser ou produto pesquisado. Com isso, une a ideia da combinação dos dados pesquisados (por meio de entrevistas minuciosas) através de análises com o exame minucioso para traduzir o panorama de hábitos de consumo. Um processo de trabalho personalizado que oferece uma nova visão das pessoas por meio da aproximação do dia a dia das pessoas. E aproveitar o dia a dia das pessoas para poder realizar um trabalho de maior impacto junto ao target também é a proposta das atividades da RTG Promo, fundada há cinco anos pelas sócias Rebeca Cesar, Patrícia Teotonio e Glaucy Cesar, que trocaram seu papeis formais para empreender em um mercado para elas desconhecido, o de Live Marketing. “No Início Rebeca Cesar juntamente com Tatiana Leite, tinham a Fotografar, uma empresa de fotografia, que oferecia serviços de book fotográfico e realizava alguns trabalhos como promotora de eventos, porém como estava se dedicando a um outro projeto, resolveu abandonar o trabalho de promotora e ficar só na fotografar”, lembra Glaucy Cesar, diretora administrativo financeiro, com passagens nesta área em empresas e agências de propaganda.
Com a excessiva solicitação de muitas empresas do mercado por indicações de promotores para fazer as ações promocionais, comerciais e fotos, esta passou a ser uma nova atuação da empresa que integrou novas competência aos poucos. “O serviço de casting acabou virando assim um braço dentro da empresa, porém, mais na frente, esse braço cresceu, e com ele veio a entrada das sócias Glaucy Cesar e Patrícia Teotonio, com a saída um pouco mais a frente da sócia Tatiana Leite”, relembra Rebeca Cesar, diretora comercial e marketing.
Especializada em recrutamento e seleção, a empresa começou a desenvolver novos projetos de ativação de marcas e de aporte à ações de campanha, compondo até hoje o mercado de Live Marketing. “Tudo começa com o sonho, cada uma com os seus sonhos e suas prospecções para o futuro. Cada uma a seu modo, em seu mundo. Entretanto todas com o mesmo objetivo. No meu ponto de vista, o que une as pessoas, em uma relação seja ela de amizade, casamento, sociedade não são as afinidades, mas sim objetivos iguais. Somos bem diferentes porém com o mesmo propósito”, enfatiza Patrícia Teotonio, diretora de recrutamento e seleção, que atuava no ramo industrial.
* Matéria produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Fevereiro/ 2016, número 190

