Foto: Paloma Amorim
Foto: Paloma Amorim

Uma ação inédita e bem sucedida ganha sua primeira edição no Recife: o La Fora, a ser realizado no Shopping RioMar, na Zona Sul, neste sábado (28) e domingo (1º de março), que traz um novo movimento pautado no conceito da economia criativa. A proposta concretiza o primeiro food park do Norte/Nordeste, formato que já é sucesso no Sudeste e fora do Brasil, e que aqui no país busca cada vez mais o incentivo de marcas que atuam no segmento gastronômico. “O projeto surgiu a partir do desejo de positivar as marcas através de uma ação de grande impacto junto ao público. As mídias não estão atingindo mais com a eficiência de duas décadas atrás. E as marcas precisam se reinventar, e apostar em ação diferenciada como o Lá Fora – Food Park é uma oportunidade para isso”, diz Alex Façanha, diretor criativo da agência cearense Baladeira Inovações que integra o grupo Seres Comunicação.

Considerado o primeiro Food Park do Norte/Nordeste, a investida reunirá expositores gastronômicos em quiosques, food trucks (kombis e carros adaptados) e food bikes, dividindo espaço com programação cultural nos dias do evento, que acontece sempre das 16h30 às 22h, no estacionamento do shopping pernambucano, principal parceiro do Lá Fora, e localizado na Zona Sul. E trabalhará de 25 a 30 operações algumas delas com o apoio de marcas fortes, em especial de linha prêmio, como a cerveja Sol, Coca-Cola, entre outras. “As marcas associam seus produtos a uma iniciativa gourmet que atrai a atenção do público e, com isso, a sua relação com o consumidor fica mais focada. Há todo um composto alinhado nesta proposta para as marcas para que elas se entendam melhor com o consumidor”, ressalta Façanha.

Será a primeira vez que a capital pernambucana receberá um evento neste formato, que já é sucesso no Sudeste e fora do Brasil. Mas, não o diretor criativo da Baladeira Inovações reforça que um dos grandes destaques desta estratégia se encontra no perfil de ativação. Diferente da mídia tradicional, um dos motes principais dessa audaciosa ação de marketing também é o conceito de sustentabilidade agregado. E para isso os esforços se voltam ao uso das mídias sociais como canal de comunicação e com retorno positivo. Em três edições, foram atingidas cerca de 50 mil pessoas, e as ferramentas de marketing digital (em especial Instagram e Facebook) do Lá Fora detém quase de 14 mil seguidores em três meses. “Usamos as redes sociais como principal ferramenta no processo pois percebemos que ela nos traz maior adesão. O engajamento junto ao público através das mídias sociais é mais rápido, inclusive proporciona um diálogo de igual para igual”, destaca Alex Façanha.

Aproveitando ainda as mídias sociais do próprio shopping Riomar, o Lá Fora – Food Park chega cheia de expectativas para marcas nacionais, operações e apoiadores locais, como o próprio Grupo JCPM e o Mall que manterá participação com a atuação na área externa de algumas das suas marcas em atuação nos dias de hoje na Praça de Alimentação. São esperados mais de 10.500 visitantes nos dias do projeto e um retorno de aproximadamente R$ 250 mil em faturamento nesta primeira edição. “O Lá Fora traz um público diferenciado para a área do shopping que não costuma visitar com frequência o mall, atraído pela proposta desta praça de alimentação externa. E desta forma as marcas podem se aproximar melhor deste consumidor de forma positiva atrelando sua imagem a esta proposta gourmet”, lembra Façanha.

E com isto o público será impactado pela comida, pelo merchandising aplicado nos dias do evento e ainda pelas estratégias diferenciadas envolvidas. Por exemplo, para reforçar esta comunicação, a Baladeira juntamente com a equipe da Seres criou o personagem La Kombi como forma de criar e aproximar essa comunicação com o internauta, além de resgata a forma da imagem deste veículo, forte para esta proposta de food truck. O La Kombi está caracterizado ainda em produtos próprios como camisas e canecas que serão comercializados no evento.

Serviço:
Lá Fora no RioMar
Data: 28 de fevereiro e 1º de março de 2015
Horário: 16h às 22h
Local: Estacionamento do Shopping RioMar Recife (Av. República do Líbano, 251 – Pina)
Entrada gratuita. Estacionamento pago. Arena infantil paga.
* Matéria produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Março/ 2015, número 179

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Ivelise Buarque é jornalista, consultora de comunicação e idealizadora do portal Ivelise Comunica e do Perneando. Com mais de 32 anos de atuação no cenário de comunicação, marketing e negócios, ainda tem grande participação no mercado de comunicação corporativa e marketing de consumo e cultural. E nos dias de hoje atua com foco em cultura, arte, entretenimento e projetos criativos, ajudando marcas e iniciativas a se comunicarem com autenticidade, propósito e impacto.

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