
Diante de tanto conhecimento, ferramentas e possibilidades parece ser fácil e simples recriar esse espírito na comunicação publicitária contemporânea focada em uma data única e com elementos tão conhecido e reconhecimento pelo mercado e pelo público. Contudo, não é. A grande dificuldade não é resgatar sentimentos, mas sim fazê-lo de forma original, o que gera uma nova visão do trabalho que parece não sair do lugar comum. “Existem de fato várias ações que chamam a atenção, mas uma que me recordo e acho incrível foi a da WestJet em 2013. Eles prepararam uma surpresa de Natal simplesmente fantástica para seus clientes. Posicionaram uma espécie de ‘portal interativo’, pelo qual os passageiros de um determinado voo passavam e eram chamados pelo Papai Noel. Durante a conversa com o ‘Bom Velhinho’, adultos e crianças faziam seus pedidos. A surpresa aconteceu quando os passageiros chegaram ao aeroporto e foram buscar suas bagagens, eles se depararam com música, neve de mentirinha e, no lugar das malas, a esteira carregava os presentes que eles haviam pedido momentos antes. Todos os passageiros receberam presentes, e puderam agradecer ao Papai Noel pessoalmente. Achei a campanha fantástica pois conseguiram fazer uma experiência mágica e inesquecível, tudo o que o natal representa, ou seja, algo produzido literalmente com conceito, e não uma ação qualquer”, destaca Daniel Guedes, sócio da agência Id Lab (RJ).
A ação da companhia aérea Westjet surpreendeu passageiros com presentes de Natal pedidos ao Papai Noel por passageiros de dois voos, um que partiu do aeroporto de Toronto e outro do aeroporto de Hamilton, ambos com destino a Calgary, no Canadá. Nos aeroportos de partida, um Papai Noel virtual perguntava em tempo real aos passageiros o que eles queriam ganhar de Natal ao escanearem seus bilhetes. Dezenove câmeras escondidas filmaram os pedidos que foram associados aos cartões de embarque por cerca de 150 funcionários da empresa aérea canadense, que correram para comprar os presentes durante os dois voos. “Entre outras coisas, a campanha da companhia aérea canadense WestJet surpreendeu pela logística em entregar presentes de natal escolhidos pelos passageiros no embarque, os quais foram entregues na esteira de desembarque. Pouco tempo, muitas escolhas e um resultado emocionante”, completa Paula Dias, professora da Faculdade dos Guararapes (PE).
* Parte de Matéria de Capa sobre comunicação e ações de marketing pautadas para o Natal, produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Dezembro/ 2016, número 198.

