Bolsas-de-Estudos-na-Suíça-300x299Um dos períodos de maior desafio para os estudantes de graduação é aquele em que devem construir seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). As monografias finais constituem-se em um importante elemento na formação profissional e intelectual. Entendendo a relevância dessa etapa, a ANDI – Comunicação e Direitos (www.informacao.andi.org.br), por meio do Programa InFormação, e o Instituto Alana, através do Projeto Criança e Consumo, oferecem bolsas a alunos que pretendam elaborar seus TCC focados na relação entre Criança, Consumo e Mídia. Realizado desde 2007, o programa de bolsas seleciona trabalhos relacionados à Comunicação e à agenda social brasileira.
AS BOLSAS – Serão concedidas 07 (sete) bolsas de R$ 390,00/mensais (trezentos e noventa reais por mês), durante 6 (seis) meses, para os(as) estudantes universitários(as) que se comprometerem a realizar seus TCC com foco na:
i. Interface geral entre “Criança, Consumo e Mídia” (3 bolsas);
ii. Temática especial “Publicidade de alimentos e interfaces com a obesidade infantil” (2 bolsas);
iii. Temática especial “Desafios para a autorregulamentação da publicidade”(2 bolsas).

QUEM PODE PARTICIPAR – Podem concorrer às bolsas estudantes de graduação de quaisquer Instituições de Ensino Superior brasileiras [o Programa não está restrito a estudantes de Jornalismo ou Comunicação].* PROJETOS Para concorrer a uma das bolsas ofertadas, o candidato deve preparar, com o auxílio de um professor orientador, um projeto de TCC de acordo com os parâmetros definidos no Edital (acesse o Edital aqui).

Serão escolhidos trabalhos que venham a ser produzidos e defendidos até 31/01/2012.

INSCRIÇÕES – As inscrições para o Programa de Bolsas para TCC ocorrerão de 20/05 a 20/07 de 2011. É necessário realizar uma pré-inscrição *online*, no sítio do Programa InFormação (*www.informacao.andi.org.br*). Posteriormente, deve-se enviar à Coordenação de Relações Acadêmicas da ANDI, até o dia 25/07 de 2011 (valendo a data de postagem), o projeto conforme as regras definidas no Edital do concurso.

RESULTADOS – Os contemplados serão conhecidos até o dia 15/08 de 2011, podendo ser antecipado o resultado.

DIVULGAÇÃO – Nesta edição do programa, os(as) bolsistas e orientadores(as) também irão produzir artigos acadêmicos que permitirão divulgação mais ampla dos conhecimentos produzidos. Os textos serão disponibilizados para *download* e poderão integrar coletâneas como “Infância e consumo: estudos no campo da comunicação I ” (baixe aqui)e o “Infância e consumo: estudos no campo da comunicação II” (baixe aqui).

CONHEÇA O EDITAL – Acesse o Edital de Premiação completo na página eletrônica do Programa InFormação, na seção “Bolsas para Trabalhos de Conclusão de Curso”.
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Ivelise Buarque é jornalista, consultora de comunicação e idealizadora do portal Ivelise Comunica e do Perneando. Com mais de 32 anos de atuação no cenário de comunicação, marketing e negócios, ainda tem grande participação no mercado de comunicação corporativa e marketing de consumo e cultural. E nos dias de hoje atua com foco em cultura, arte, entretenimento e projetos criativos, ajudando marcas e iniciativas a se comunicarem com autenticidade, propósito e impacto.

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