850_CAPA_FORTALEZA_17mmNos últimos anos, os guias e listas apresentado ano a ano queda, perdendo participação no bolo. Em 2010, o segmento de listas e guias telefônicos impressos detinham apenas 1,2% do faturamento da publicidade brasileira. Apesar da situação geral do mercado, são várias as editoras que ainda publicam listas classificadas, impressas em tamanhos diferenciados, apostando na resistência do setor, para um público reduzido e que não está integrado as novas tecnologias. E independente do modelo de listas impressas estar acabado, a substituição do produto tradicional pelo formato online foi a solução para manterem-se adequadas ao momento do mercado e oferecer uma ferramenta mais fáceis de usar, com informação mais aprofundada e atualizada.
Fundada A TeleListas.net foi a segunda empresa do mundo a colocar suas listas na Internet, em janeiro de 1996, e hoje é o maior site de busca por produtos, serviços, empresas, pessoas na internet. “Desde este período, a TeleListas.net tem tido um foco crescente nesta mídia e é hoje o maior site de busca por produtos, serviços, empresas, pessoas na internet.  O site mobile, m.telelistas.net e os aplicativos para iPhone, Android e Nokia estão tendo crescimento explosivo. Além da publicidade nos seus sites, a TeleListas.net oferece serviços de construção, registro de domínio e hospedagem de sites. “Com a crescente e já massiva penetração da Internet, acreditamos que as listas impressas já são um produto do passado pois não oferecem mais um bom retorno sobre o investimento dos anunciantes.  Por este motivo, a Telelistas.net descontinuou a publicação de listas classificadas impressas na maior parte do País”, pontua Yanira Nasser.

Hoje, a TeleListas.net oferece todos os seus produtos na internet e no celular e desenvolve um trabalho de comunicação direta com agências e empresas de comunicação para fechar negócios através de assessores de conta, com apoio do núcleo especializado no atendimento. E conjuntamente a isto realiza investimentos em relativamente baixos campanhas publicitárias, aliados à ações de relacionamento que desenvolvem com os parceiros e os clientes, em sua maioria pequenas e médias empresas. “Acreditamos que a publicidade na Internet é um componente fundamental de qualquer plano de comunicação. A comunicação em mídias diretivas como o TeleListas.net e o Google permite que o consumidor encontre o fornecedor no momento em que ele já tem uma intenção de compra ou um necessidade de informação. E, desta forma, apresentamos entre os nossos diferenciais para os anunciantes uma audiência superior a 15 milhões de usuários únicos por mês, que resulta em um retorno sobre o investimento muito alto, especialmente considerando o alto percentual de compras e/ou contatos que resultam de cada consulta”, ressalta Nasser.

Com mais de 100 anos no mercado mundial e de 30 anos no país, o grupo Carvajal se reinventou para oferecer soluções para geração de contatos e sustentação de negócios apostando em novos formatos. No ambiente impresso, oferecem um produto para o público com distribuição gratuita, utilização de papel de origem reflorestada, conteúdo de utilidade pública, cultura, lazer e mapas atualizados da região e ferramentas de integração com o ambiente online, por meio das Publitags. Mas ainda apresentam outra vertente com três frentes de trabalho de constante atualização: formatos; conteúdo, com segmentação para atingir públicos específicos; e integração com o ambiente digital. “Desenvolvemos diversas ações junto às marcas, empresas, agências de comunicação e propaganda, através de eventos do meio, ações segmentadas e ativações promocionais. Essas ações garantem, ao mesmo tempo, para o nosso anunciante, a visibilidade que ele precisa e para o nosso usuário, a relevância que ele procura, unindo as duas pontas. As agências de comunicação identificam em nossos produtos, um canal importante de negócios, dirigido, que já faz parte do mix de marketing considerado pelas agências. Contamos atualmente com mais de dois milhões de estabelecimentos qualificados em nossa base de dados”, diz o Fabrício Saad.

Para atingir esta meta, precisaram se adaptar ao novo cenário desenvolvendo tecnologias e recursos para garantir aos usuários o melhor acesso às informações aos contatos de negócios, em diferentes meios de busca, online, impresso, áudio e mobile. E ainda buscam sempre oferecer um vasto conteúdo e soluções no formato online, através do portal GuiaMais.com (www.guiamais.com.br). Todos esses formatos se complementam com as tradicionais listas impressas da Listel, da Editel e do Guia Mais, distribuídas em todas as praças do território nacional. Para isto, foram criadas novas possibilidades de alta tecnologia como o desenvolvimento de ferramentas que aumentem a integração com o meio digital, como as Publitags (códigos de barras bidimensionais impressos nos anúncios, que permitem ao usuário interagir com o anunciante, conhecendo melhor seus serviços, produtos e promoções) e que pode ser acessado via celular com o download de um aplicativo gratuito (http://publitags.com.br) e ter conexão móvel. “No ambiente mobile, por exemplo, os aplicativos para smartphones ainda agilizam o acesso às informações. No formato de áudio, os usuários podem usar o Disk GuiaMais, uma central de atendimento personalizada, que está disponível 24 horas e auxilia na busca de informações como telefones, endereços, e rotas de empresas e serviços. Dentro do impresso, oferecemos também o formato de guias, com foco no público doméstico”, destaca Saad.

Para mostrar todos esses diferencias, o grupo Carvajal Informação realiza ações segmentadas e ativações promocionais, como encontro de negócios, realizados em diversas localidades, com representantes da empresa e parceiros. Essas ações garantem visibilidade e nos possibilita estreitar as relações com os anunciantes que pode ter a visibilidade que ele precisa, além de garantir, ao mesmo tempo, para o usuário a relevância de dados que ele procura. “Nosso portfólio de anúncios atende às necessidades específicas de pequenas, grandes e médias empresas. Também possuímos um pacote de soluções multimeios e estamos preocupados diariamente em inovar e identificar novas oportunidades junto aos usuários e anunciantes”, menciona.

* Matéria produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Janeiro/ 2012, número 142.

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Ivelise Buarque é jornalista, consultora de comunicação e idealizadora do portal Ivelise Comunica e do Perneando. Com mais de 32 anos de atuação no cenário de comunicação, marketing e negócios, ainda tem grande participação no mercado de comunicação corporativa e marketing de consumo e cultural. E nos dias de hoje atua com foco em cultura, arte, entretenimento e projetos criativos, ajudando marcas e iniciativas a se comunicarem com autenticidade, propósito e impacto.

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