
A diversidade das notícias contribui para o sucesso da investida. Esta foi a lição aprendida pelo radialista potiguar Marcos Dantas (http://marcosdantas.com/), que, com 15 anos de atividade profissional na comunicação, criou em dezembro de 2005 o seu blog. “Naquela época estava surgindo os blogs na internet, e vi que seria um lance bem interessante levar a prática que adquiri na redação da emissora para um site. Comecei divulgando apenas notícias da minha cidade, e em pouco tempo as pessoas foram se acostumando a acessar o conteúdo. Cresceu a minha responsabilidade de manter o blog atualizado e, em questão de meses e no máximo um ano, eu já me via cobrindo quase todo o Estado do Rio Grande do Norte. Na medida em que eu postava conteúdos variados, as outras emissoras de rádio e outros blogs que iam surgindo passaram a repercutir as matérias do meu Blog. E isso fez com que ele conquistasse um espaço muito bom, tanto na mídia radiofônica como na web”, lembra Dantas, para quem algumas regras do bom jornalismo precisam ser observadas nos blogs, como em qualquer outro veiculo de comunicação como checar as noticias antes de divulgá-la.
Apesar de ter surgido de uma necessidade de Dantas (diretor de jornalismo da Rádio Caicó, em Seridó) em se adaptar as novas tendências da comunicação, ele tenta mantê-lo sempre atualizado com notícias que sejam do interesse da comunidade e que sirvam de elo entre as pessoas e os demais segmentos da sociedade. No Blog Marcos Dantas, 80% das informações são direcionadas para o jornalismo político, mas o conteúdo é ainda bastante variado para atender o leitor fiel com uma cobertura ainda de esporte, cotidiano, policial, religioso. Uma média 40 de atualizações diárias de notícias, que geram resultado mais do que expressivo para o trabalho e para a imagem deste profissional. “Hoje eu tenho meu conteúdo jornalístico repercutido nos informativos de todas as emissoras de rádio da minha região, e em jornais com circulação regional e estadual. Fruto de um trabalho sério que fazemos há oito anos”, diz ele, que está satisfeito pela liberdade de gerar o conteúdo que lhe apetece, mas questiona a falta de visão do empresariado para o canal, especialmente em sua região (RN).
Trabalhar as notícias no interior de qualquer estado realmente é, muitas vezes rico, em termos de informações (devido à carência de canais), porém as dificuldades de manutenção da mídia é bem maior, naturalmente. Mas, isto não apaga o comprometimento ou espanta o empenho de quem investe seus esforços nesta ferramenta. “Fazer sucesso nas mídias digitais se tornou uma tarefa fácil, é só ter criatividade e uma boa estratégia de divulgação. O difícil é conseguir credibilidade e confiança, já que muitos boatos circulam na internet como se fossem noticias oficiais. Por isso, é necessário muita responsabilidade na hora de checar a informação, para não cometer erros que podem colocar em risco a credibilidade do blog. Boas fontes contribuem para esse sucesso e, se o trabalho for feito com seriedade, mesmo sem ser conhecido, o profissional pode ganhar respaldo e credibilidade”, pontua Emanoel Glicério do Diário da Sulanca (PE), que começou como uma forma de tentar aperfeiçoar o que ele aprendia na universidade.
O www.diariodasulanca.com ganhou notoriedade ao expor, no início de 2008, o grupo de extermínio Thundercats em que um dos membros estava lotado no gabinete de deputado estadual na região (Toinho do Pará). E tenta sair da mesmice com estratégia específica, focando sua pauta na notícia política 100% voltada para o pólo de confecções. E, por isto, o Diário da Sulanca reflete bem a imagem do jornalismo, desenvolvido em blogs de muitas cidades de interior. Muitas vezes, eles são as únicas fontes de informação e, consequentemente, tem grande potencial de visibilidade. “Isso acontece pela facilidade de se criar um blog. Um jornal impresso tem um custo muito alto, rádios, mesmo se forem comunitárias, sempre acabam nas mãos de políticos, o que faz com que os blogs se tornem um meio mais fácil e democrático de levar a informação até a população”, diz Emanoel.
* Matéria produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Janeiro/ 2013, número 154.

