premio_SBIM_PFIZER_053
Jornalista Cinthya Leite, criadora do Casa Saudável

Apesar do fervor de alguns críticos que consideram os blogueiros parasitas da velha mídia (como o crítico à blogosfera e jornalista irlandês Trevor Butterworth, do Newsweek e do Daily Beast), os jornalísticos são a nova mídia. Uma mídia alternativa que busca se sustentar sozinha, em meio a alguns entraves econômicos. Por isto, a vinculação com grandes grupos de comunicação é uma saída para a sobrevivência. “Para os veículos, é importante ter blogs como parceiros porque amplia o leque de conteúdo oferecido ao público de uma maneira rápida, diversificada e com uma linguagem menos formal, já que os blogs permitem uma comunicação sem grandes cerimônias. Para os blogueiros, é importante estar vinculado a um veículo/portal porque dá para ganhar visibilidade e credibilidade”, diz a jornalista Cinthya Leite (PE), criadora do Casa Saudável (www.casasaudavel.com.br).

A repórter setorista de saúde do Jornal do Commercio, desde 2003, teve a ideia de criar o blog num fim de semana de puro descanso, em Porto de Galinhas. Mas, o projeto se desenvolveu ao longo de nove meses e lançado com a proposta de compartilhar informações sobre saúde e orientar a população de maneira séria. E neste caso, o seu papel é enorme. “Levo muito a sério o blog. E sou muito cuidadosa com o conteúdo que publico, deixando claro no rodapé do blog que todas as informações apresentadas na página têm objetivo exclusivamente educacional e jamais substituem uma consulta com o médico ou outro profissional de saúde. É esse lema que me pauta no dia a dia. Fazer jornalismo em saúde é ser um profissional, acima de tudo, orientado pela educação em saúde. Acredito que toda essa preocupação e cuidado ajuda a gente a ganhar espaço na web”, destaca Leite.

E o projeto é realmente um sucesso hoje, em seus quase dois anos e meio de atividade. Mas, o trabalho não para por aí para a jornalista que aposta constantemente no planejamento. E, para ela, este processo vem recheado com muito trabalho, produtividade responsabilidade, ética, comprometimento, reflexão, diálogo com o público em geral e bastante reciclagem. Aliado a uma roupagem nova ao longo de um determinado período de tempo, isto tudo ajuda o trabalho a alcançar o êxito desejado. Observa-se, naturalmente, que o Casa Saudável sobrevive da sua vontade de passar adiante informações sobre saúde e bem-estar de maneira ética e dinâmica. Contudo, os investimentos certos também são necessários para não deixar a peteca cair. “Se eu disser que o Casa Saudável sobrevive de anúncios e posts patrocinados, estarei mentindo. Clínicas, entidades, associações médicas, indústrias farmacêuticas e marcas associadas ao segmento alimentício já anunciaram no blog e/ou solicitaram posts patrocinados. E isso me deixa muito satisfeita porque mostra o interesse dessa rede de anunciantes em associar nomes tão fortes ao Casa Saudável, sempre produzido com tanto cuidado e ética. Como diz meu pai (e, claro, professor), Iúri Maia Leite, que é publicitário, o reconhecimento que vem do mercado é tão valioso que é impossível mensurar. E isso, a cada dia, me dá inspiração para que eu possa fazer as pessoas mais felizes através das palavras no blog e no impresso. Vem daí o meu combustível”, ressalta.

Fábio Cardoso, do Blog Turismo em Foco

A construção da reputação é um fator importante para um blog e vem na rebarba da imagem do profissional, lógico. Foi a imagem positiva do repórter e colunista de Economia do Correio da Paraíba, Fábio Cardoso (PB), que deu credibilidade e confiança ao seu Turismo em Foco (www.turismoemfoco.com.br). A proposta começou quando ele escrevia sobre turismo no jornal, onde não havia muito espaço e ainda se tinha pouco interesse da editoria geral, que não via muita importância no segmento. “Turismo foi sendo inserido aos poucos e, consequentemente, até pela falta de espaço em outros veículos, o tema começou a fluir muito e as pessoas da área a me procuram mais, para divulgar suas empresas, seus destinos, seus eventos, etc. O espaço, então, começou a ser conquistado naturalmente, pois havia poucas opções e o Turismo em Foco passou a ser alvo das assessorias de imprensa de todos os setores que envolvem o turismo. Passou a ser pauta dos veículos de comunicação também. Hoje, muitos portais pegam matérias do meu blog, inclusive, muitas agências de viagens que têm sites”, destaca Cardoso, que acredita que é preciso pesquisar, ser curioso o tempo todo e ter dedicação e prazer pelo que faz.

Para ele, este trabalho não é nada fácil uma vez que os blogs, assim como os portais de notícias, têm que ser atualizados o tempo todo para criar interesse. E é esta dedicação e busca por um diferencial e as melhores notícias que fazem com que o blog tenha mais reconhecimento, mais leitores e, consequentemente, seja mais procurado, não só por leitores em busca por novas informações como também até por interessados em anunciar e patrocinar. “Os blogs sobrevivem com acessos, que ampliam a oportunidade de negócios com as empresas. Quanto mais acessos, maior a barganha por publicidade. As empresas ganham muito, sem dúvida, em especial, na área de Turismo, onde quase 25% decidem curtir férias em determinado destino buscando informações na Internet. Aliás, na área do Turismo penso que tudo se faz via internet, desde buscar informações até a compra de um pacote turístico, inclusive, o pagamento dos pacotes”, lembra Fábio.

* Matéria produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Janeiro/ 2013, número 154.

Compartilhar.

Ivelise Buarque é jornalista, consultora de comunicação e idealizadora do portal Ivelise Comunica e do Perneando. Com mais de 32 anos de atuação no cenário de comunicação, marketing e negócios, ainda tem grande participação no mercado de comunicação corporativa e marketing de consumo e cultural. E nos dias de hoje atua com foco em cultura, arte, entretenimento e projetos criativos, ajudando marcas e iniciativas a se comunicarem com autenticidade, propósito e impacto.

Deixe uma resposta

Exit mobile version