Carlos Britto
Jornalista e radialista Carlos Britto, do Blog Carlis Britto no Sertão

Jornalista e comunicadores do interior do Nordeste dão nova cara à informação, consolidando seus blogs e outros meios em uma nova mídia e imprensa forte na região. Além de levar a notícia de forma democrática para o internauta/ leitor, os blogueiros procuram sempre fazê-los refletir sobre o contexto, apesar das opiniões contrastantes sobre a influência com a opinião própria junto ao público. Foi em função do ponto de vista do jornalista que o Blog do Carlos Britto se popularizou entre seu público. “No início eu vivia no dilema de não opinar, de dar a notícia isenta de minha opinião e as cobranças começaram e foram crescendo. O pessoal mandava email ou fazia comentários esperando a minha opinião. E, então, percebi que até mesmo quem não concordava, respeitava o que eu dizia, mesmo que tivesse opinião contrária. Isso foi atiçando o debate, estimulando o contraditório e hoje, acho que mediamos um grande fórum de discussão. Mas, para chegar a isso precisei começar e ir conquistando. No primeiro mês 600 pessoas, no segundo duas mil e hoje já temos uma média de 25 mil acessos todos os dias. O Blog foi se moldando e me moldando. Acho que quem ainda não é conhecido, ou reconhecido, precisa se credibilizar e o respeito nasce daí”, destaca o jornalista e radialista Carlos Britto, que atua no Sertão, na última cidade do estado de Pernambuco (Petrolina).

O blog sobrevive de anunciantes, mas, como está na fronteira, os anúncios geralmente são originários dos governos de Pernambuco e da Bahia. Contudo, sua meta é atrair mídias nacionais (como bancos, refrigerantes, cervejas e outros produtos) para continuar independente. Mas, enfrenta não só o desafio de ultrapassar a distância e os entraves como também a mentalidade do mercado local que ainda acha caro um anúncio na internet. Mesmo assim, não se deixa derrotar e vê um grande futuro pela frente. “Eu acho que essa aposta ainda é tímida aqui pra gente do interior. Convencer alguém de mídia nacional a investir num blog nos confins do interior é um desafio enorme. Mas o medidor de audiência pode ajudar. As agências precisam abrir mais os olhos para essa nova plataforma que explodiu. No interior de todas as cidades, nos sítios, já têm computadores. Nós estamos dentro dele e na vida das pessoas”, ressalta.

Ter perseverança e promover permanente investimento no processo de produção da página é acima de tudo fundamental. Até mesmo porque para esses profissionais a receita do sucesso dos blogs é a mesma em qualquer ambiente, virtual ou não. “Você pode ter sucesso comercial e não ter em termos de credibilidade e até acesso. Você pode ter acesso e credibilidade e não se viabilizar comercialmente. Temos de ter consciência que estamos chegando num admirável mundo novo, como espécie de ‘bandeirantes’, abrindo picada na mata. Temos alegrias, tristezas, muito aprendizado. Quem se afobar cedo e desejar uma projeção estelar em tempo recorde, vai quebrar a cara”, comenta Carlos Santos, que atua há 26 anos no mercado, e hoje está a frente do www.blogcarlossantos.com.br, considerado um das primeiras páginas com características profissionais do Rio Grande do Norte.

Carlos Santos do Blog Carlos Santos do Rio Grande do Norte

Estando entre um dos cinco ou seis mais acessados do estado e sendo o mais acessado do interior desse estado, o seu blog começou em 2006 por pura curiosidade, mas posteriormente sentiu a necessidade de dar outros saltos à proposta inicial. “Um caminho que vi como fundamental, logo no começo, quando resolvi investir nesse canal de comunicação, era a necessidade de profissionalizá-lo. Fiz um planejamento plurianual, baseado numa tríade: fase do conhecimento, fase da fidelização e fase da profissionalização. Na primeira, conhecer a nova tecnologia, dominar sua linguagem e se fazer conhecido na infovia (conjunto de linhas digitais por onde trafegam os dados das redes eletrônicas). Na segunda, ‘amarrar’ um considerável número de webleitores como fiéis à leitura. A última é da profissionalização, com amparo comercial e sobrevivência como veículo. Essas são etapas encadeadas. Não são estanques. Ao mesmo tempo, são sempre inconclusas, pois estamos sempre tentando conhecer mais, ampliar fidelização e melhorar no aspecto da profissionalização. Meu Blog foi o primeiro a ter um departamento comercial próprio, a investir em layout moderno e não os gratuitos ofertados por alguns sistemas internacionais e nacionais, além de apostar em mídia exterior e através de outros veículos, promoções, etc”, comenta Santos, que acha que, em muitos casos,  a vinculação de um blog com um portal, já consolidado e de boa projeção, também ajuda a alavancar a imagem.

* Matéria produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Janeiro/ 2013, número 154.

Compartilhar.

Ivelise Buarque é jornalista, consultora de comunicação e idealizadora do portal Ivelise Comunica e do Perneando. Com mais de 32 anos de atuação no cenário de comunicação, marketing e negócios, ainda tem grande participação no mercado de comunicação corporativa e marketing de consumo e cultural. E nos dias de hoje atua com foco em cultura, arte, entretenimento e projetos criativos, ajudando marcas e iniciativas a se comunicarem com autenticidade, propósito e impacto.

Deixe uma resposta

Exit mobile version