A produção de conteúdo em Recife garantirá material exclusivo para os canais ESPN+ e ESPN Extra, este último lançado no primeiro semestre deste ano e disponível em provedores banda larga pelo país através da plataforma WatchESPN. Por isso, a aposta contempla também parceria com uma produtora regional que dá suporte ao jornalismo para as coberturas e para realização das entradas na ESPN Brasil. Esse projeto envolve essa integração para produção de conteúdo para ampliação da cobertura do esporte do Nordeste. “As entradas ao vivo do estúdio em Recife ocorrerão no Bate Bola Bom Dia e serão transmitidas para todos os assinantes da ESPN Brasil, além da transmissão simultânea no WatchESPN, nossa plataforma online. Os canais ESPN estão disponíveis nos principais operadores de TV por assinatura de todo o país e estamos ampliando nosso modelo de negócio para provedores banda larga que passam a disponibilizar canais exclusivos da ESPN para a internet através da plataforma WatchESPN”, diz João.
Assim como realiza cobertura do futebol nacional com profissionais em todo território brasileiro, o projeto no Nordeste não será diferente e terá como pauta a apresentação do dia a dia das equipes e garantindo aos fãs do esporte da região informações atualizadas e análises dos times com o comentarista local. Com conteúdo e estruturação de equipe específica para o Nordeste, inicialmente terá o know-how do âncora, narrador e comentarista esportivo Leo Medrado, que já entra em cena como comentarista fixo nas participações no Bate Bola Bom Dia, trazendo convidados do futebol do Nordeste e a visão dos especialistas da região. “O foco da cobertura será o futebol devido à grande tradição e torcida das equipes da região. Entretanto poderemos receber no novo estúdio em Recife a participação de convidados relativos à outras modalidades sempre em busca do melhor conteúdo aos fãs de esporte”, lembra o vice-presidente.
Motivada pela expansão do Nordeste e o peso que o futebol da região tem adquirido nas coberturas seja nos canais abertos, seja no sistema de TV fechada, a ESPN Nordeste promete manter com o seu padrão a cobertura de modalidades esportivas não só para PE. A intenção da emissora fazer com que o projeto se estenda para os principais municípios e estados nordestinos. “O estúdio em Recife será a base da ESPN no Nordeste, garantindo cobertura dos temas esportivos de toda a região Nordeste e não somente do estado de Pernambuco. Seguiremos enviando nossa equipe de reportagem para a cobertura dos eventos esportivos no Nordeste, como rotineiramente fazemos com a transmissão das partidas da Copa do Brasil, por exemplo”, completa João Palomino.
Nada mal para uma empresa de televisão que se instalou há cerca de 30 anos dando o pontapé inicial em um processo de trabalho focado apenas em esportes na TV paga brasileira. A emissora, que se consolidou anos depois, foi se expandindo progressivamente com diversos projetos agregados com o passar do tempo como o lançamento do ESPN HD, em alta definição, em 2009. Transformada em julho de 2012 na ESPN+, trouxe uma nova perspectiva com uma programação diferenciada. Hoje, a ESPN realiza cobertura do futebol nacional com profissionais em todo território brasileiro, e expande suas ações com esta nova perspectiva. O que comprova que o esporte não só é uma paixão nacional, como merece ter um sotaque próprio. ESPN agrega assim um novo linguajar na cobertura esportiva para o Nordeste.
* Matéria produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Agosto/ 2016, número 196

