
Foto: Tadeu Brunelli
Para o mundo dos negócios, o ano começou oficialmente agora, e apesar do momento conturbado no país, os negócios mostram a confiança nos brasileiros, pelo menos, no promissor setor hoteleiro. Para se ter uma ideia dessa perspectiva, a expectativa é a de aquecimento com quase 14 milhões de turistas apenas no Estado de São Paulo neste 2015, em virtude no número de feriados. Diante deste quadro a Accor fechou parceria com o pernambucano Grupo Pontes Hotéis, detentor de pelos 20% a 25% dos leitos da hotelaria local. E não é a toa. Recife é uma das cidades que possui uma das maiores diárias médias e melhor ocupação do Nordeste, com mais de 85% de viajantes a negócios. “Os grandes eventos trouxeram uma ótima onda de novos projetos de infraestrutura para o turismo e a hotelaria, com uma série de incentivos que foram criados. Esse fato, atrelado à melhora na facilidade de crédito, impulsionou o desenvolvimento nas principais cidades do País”, afirma Roland de Bonadona, CEO Accor Américas & Caribe.
E desta forma, o casamento entre essas duas potencias implicará na conversão dos estabelecimentos em Pernambuco, a partir de maio, em bandeiras desta que é uma das maiores redes hoteleiras do mundo. Com a investida, a corporação passa a atuar na administração dos três hotéis no estado nordestino: o Mar Hotel Conventions, o Atlante Plaza e o Summerville Beach Resort em Mercure Recife Mar Hotel Conventions, Grand Mercure Recife Atlante Plaza e Grand Mercure Summerville Resort. “É uma honra para a Accor assumir esses ícones da hotelaria de Recife na nossa modalidade de conversão de hotéis, que vai permitir ampliar nosso portfólio na região e oferecer aos hóspedes a qualidade e a excelência do atendimento das bandeiras Mercure e Grand Mercure. Vamos trazer a força das marcas Accor, atrelada ao nosso moderno sistema de distribuição cada vez mais digital e mobile, juntamente com o programa de fidelidade Le Club Accorhotels para atender ainda melhor o consumidor atual”, enfatiza o CEO.
Já o Grupo Pontes se dedicará especificamente à construção de duas novas unidades já em execução, uma em Goiana e outra em Caruaru, que incrementará a região do Agreste com pelo menos 153 apartamentos na capital do forró com uma das bandeiras da Accor. Mas, ainda serão realizados outros três novos empreendimentos no estado, ainda sem projeto definido. Um investimento forte desta organização que aposta pesado na ampliação de sua rede não só no Nordeste como em todo Brasil. com disso, assume a liderança absoluta com 822 apartamentos no estado (400 já existentes e outros 432 em implantação), reforçando sua rede na região.
São 24 unidades na empresa nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Sergipe. E promete mais 16 hotéis até 2018. Um feito significativo para a empresa que começa o ano com 210 hotéis em operação no Brasil e com 160 novos contratos em implantação. “Sempre acreditamos no Brasil. Um exemplo disso é que, ao trazer marcas pela primeira vez em nosso mercado, apostamos em hotéis próprios como forma de investir no País. Foi o caso de Novotel, Sofitel e ibis Styles, por exemplo”, afirma Bonadona. E, como principal operadora de hotéis do mundo, a Accor pretende expandir até 2018 sua presença no país das atuais 89 cidades para 156. E isto sem levar em consideração que a empresa conta com 470 mil quartos em 3.700 hotéis, por meio de 14 marcas em 92 países.
Atualmente, o Brasil é o terceiro maior mercado da Accor no mundo e o mais importante nas Américas. E ainda há grande espaço para crescer, não apenas nos principais centros urbanos, mas também em cidades consideradas secundárias e terciárias. Segundo estudos do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), as cidades com maior potencial de desenvolvimento ficam na região Sudeste (59% dos empreendimentos até 2016), Sul (16%), Nordeste (12%), Centro Oeste (7%) e Norte (6%). “Cidades secundárias e terciárias vivem um momento de crescimento econômico, o que comprova a necessidade de um produto hoteleiro de marca reconhecida e serviços padronizados”, comenta Bonadona.
E aproveitando essa demanda latente e as possibilidades para crescer no país, a Accor lança mão de diversas estratégias, como a aquisição do Grupo Posadas na América do Sul, em 2012, um investimento de US$ 275 milhões para assumir a operação de 15 hotéis das marcas Caesar Park e Caesar Business (11 no Brasil, dois na Argentina e dois no Chile) e mais 14 projetos assinados. Temos agora a nova proposta de conversão que é outra tática de negócios e de marketing da marca para se consolidar cada vez mais no Brasil, onde atua há 40 anos. Ela possibilita que investidores proprietários ou hoteleiros independentes integrem uma das marcas através de um moderno sistema. “O modelo de franquia hoteleira foi a solução encontrada para esse desenvolvimento em maior escala, uma vez que nos permite encontrar os parceiros ideais com raízes locais e potencial para o desenvolvimento de hotéis nessas regiões”, para Roland.
* Parte de Matéria produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Março/ 2015, número 179

