
A personagem fictícia das histórias de quadrinhos, de mera coadjuvante, conquistou papel principal e passou a ser publicada em revista própria em 1970, pela Editora Abril e agora pela Editora Panini, com o objetivo de internacionalizar ainda mais seus personagens. E por causa o carisma da garota dentuça se tornou o foco desta estratégia da Panini com a TopTrends (empresa com know how em eventos de arte de rua). Mais do que uma intervenção urbana ou artística, a investida lança mão da imagem forte da personagem infantil da Maurício de Sousa Produções numa ação de recall positivo. “Acreditamos que é imprescindível incentivar a interação do público com todas as manifestações de arte – de quadrinhos a esculturas, chegando até as inovações tecnológicas, como a realidade aumentada –, mas, principalmente, promover a interação entre as pessoas – seus amigos, familiares e artistas que admiram”, diz Marcio Borges, diretor comercial, marketing e publicações da Panini, grupo fundado há mais de 50 anos na Itália, e que é a multinacional líder na publicação de quadrinhos, revistas para crianças e mangás na Europa e América Latina.
A Maurício de Sousa ainda detém desenhos animados exibidos em diversos horários no CartoonNetwork desde 2008 e programa com animações na TV Globo aos sábados em 2010. E a Turma da Mônica, lançada apenas em 2008 pela Panini, já se tornou o título de maior sucesso editorial do mercado de quadrinhos brasileiro nos últimos 30 anos, com vendas superiores a 300 mil exemplares por edição, assim como conquistou o status de revista em quadrinhos de maior vendagem no mundo ocidental.
E por isto que não é a toa que o investimento no Mônica Parade tenha impacto nas ruas. Mas, para isto, foram convidados 49 nove artistas, fora o próprio criador, para dar uma cara própria à Mônica. Eles foram escolhidos pela Panini junto ao mestre dos quadrinhos para deixar suas marcas nas Mônicas. Os artistas receberam as esculturas em seus ateliês e soltaram a imaginação e criatividade para entregar ao público uma versão nunca vista antes da personagem, que estão localizadas próximas a ícones arquitetônicos, pontos turísticos, bancas de jornal, entre outros pontos de diversos cantos da cidade de São Paulo, inicialmente. E, além das ruas, o público pode acompanhar o projeto pelo site (www.monicaparade.com.br), que reúne notícias, fotos, making of, informações dos artistas e o mapa de localização de todos os modelos. “Sempre buscamos promover, das mais diversas formas, este encontro do público leitor, grande fã das obras de Mauricio de Sousa, com seus personagens favoritos, especialmente a Mônica. A Mônica Parade é um dos eventos mais impressionantes que já realizamos neste sentido”, diz Borges.
* Matéria produzida pela jornalista para Revista Pronews, edição de Dezembro/ 2013, número 163.

