mamonas2Enquanto o Mamonas Assassinas colocava todos a dançar o “Vira-vira” em sua meteórica presença no mundo da música, muita coisa também balançou os anos 90. Irreverência, escândalos políticos, tragédias, luta popular e regulamentação foram algumas das marcas desta década que teve, no mesmo período, eleição e impeachment do presidente mais novo da história do país e mudanças tão dispares que concretizou uma nova era para a comunicação. O Código de Defesa do Consumidor chegou e modificou as relações entre as empresas e clientes; o mercado de propaganda foi obrigado a controlar comerciais direcionados ao público infantil em virtude do Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente); e a indústria tabagista sofreu baque com as restrições publicitárias e a exigência de informes sobre o uso do cigarro.

Por outro lado, os homens passaram a destronar as antigas garotas propagandas e se tornaram objetos sexuais na publicidade; e a inovação deu seus primeiros passos com o surgimento e consolidação da internet, que não mostrava ainda seu potencial como estratégia de marketing e comunicação ou chamava atenção dos profissionais da época. Sem perceber, um admirável mundo novo estava chegando de mancinho e iria transformar o setor mais ou menos para o que conhecemos.

Protagonismo do homem – Seguindo a tendência da exploração da imagem masculina, a , Mappin transformou em garoto propaganda o ator Victor Fasanoque, naquela década, estrelava a novela global Barriga de Aluguel como o personagem Zeca para anunciar seu festival de moda íntima. O galã, que teve uma movimentada trajetória na televisão ao longo dos anos 90 (De Corpo e Alma, Tropicaliente, Cara e Coroa, Salsa e Merengue e Torre de Babel, por exemplo). emprestou todo o seu charme para rede de lojas de departamentos, anunciando ofertas de lingerie como “apresentador” em um belo desfile com o mote “Não é irresistível, mas é até sábado”.

Assim, o homem ocupa definitivamente um novo papel e com muita propriedade neste caso, em particular. Neste período, o ator Reynaldo Gianecchini, que ainda não brilhava na telinha como hoje, aparece em comercial do Shampoo Seda perseguindo uma bela morena em seu carro, incapaz de resistir ao charme daquele cabelo comprido. Resultado: prefere perder um aparelho de celular tijolão (ao jogá-lo para o automóvel dela) do que perdê-la completamente de vista. E foi neste cenário que a Samello apostou em um comercial em que três amigos enveredam por uma jornada pelas montanhas, mostrando que estão dispostos a tudo para viver e curtir a felicidade e momentos.

O Vt original, com cerca de dois minutos, foi criado pela DM9DDB e dirigido por Fernando Meirelles e impactava o público por texto emblemático na voz de Newton Prado, que expressa todo esse sentimento de buscar mais qualidade e alegrias na vida. “Uma campanha que sempre fica na minha cabeça é o comercial da Samello, para o produto CountrySide, um sapato da linha deles. É um filme que diz que as pessoas tem que aproveitar melhor a vida. Tinha um conceito ‘porque a vida é uma só’. Sempre vale a pena rever (não sei se é a versão oficial)”, diz Mateus Braga, diretor executivo de criação da Isobar (DF), para quem determinadas particularidades marcam mais quando se fala de propaganda. “Na minha memória além de boa propaganda sempre fica também um pouco de arte e poesia”, enfatiza.

Sabor inegualável – A renomada DM9DDB, que detinha contas de peso, foi responsável por diversos cases de sucesso naquela década no país, como “Pipoca na Panela”, em 1991, para o Guaraná Antárctica; “O gordinho da Honda” (1994) e Tomou? (1996) da Parmalat, que apostaram em propostas aparentemente simples e que foram mais do que eficientes. E não à toa duas dessas campanhas são de autoria de um dos compositores de jingles mais requisitado do Brasil, o músico César Brunetti, falecido em agosto deste 2015, que criou os sucessos Mamíferos e Pipoca com Guaraná).

Premiada e reeditada nas vozes de grandes artistas nos aos 2000 como Carlinhos Brown e Cláudia Leite, a música para a bebida gaseificada (seja combinada com uma pipoca quentinha ou uma saborosa pizza) é reconhecida até hoje como uma das “sete mais” da publicidade brasileira em uma pesquisa realizada pela revista About, com 250 formadores de opinião da publicidade brasileira, na qual consideraram “Pipoca e Guaraná que programa legal. Eu quero ver pipoca pular, pular” um dos hits mais bem bolados da história. Ela se destacou uma vez que chamou mais a atenção do que a sua irmã “Pizza e Guaraná. Este é o sabor” que, em tom romântico com ritmo típico de canções dos anos 50, enfatizava que ela caia bem com qualquer sabor de pizza fosse mozzarela, banana ou quatro queijos. Esta série da Antártica com pizza e pipoca foi talvez um dos mais bem sucedidos casos de comerciais estrelados por alimentos, que virou uma moda da época.

Fofura pura – Enquanto isso, a marca de leite se tornou um clássico com aquelas adoráveis crianças de 03 e 04 anos de idade vestidos como animais de pelúcia (como o leão, cava, elefante, rinoceronte, gato, cachorro entre muitos outros), que durou três anos. Afinal, como uma turminha animada daquela não iria empolgar e cativar ao som de um jingle que enfatizava que era a melhor forma de “Mantenha o seu filhote forte” e ideal para que se “Trate seus bichinhos com amor e Parmalat”. A integração do público com os mamíferos da Parmalat foi tão grande que a marca apostou numa extensão da ação com ação promocional que envolvia a distribuição de um dos modelos dos bichicos em pelúcia da série com a apresentação de 20 códigos de de barras de produtos juntamente com R$ 8,00.

 
* Parte de matéria de capa produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Dezembro/ 2015, número 187

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Ivelise Buarque é jornalista, consultora de comunicação e idealizadora do portal Ivelise Comunica e do Perneando. Com mais de 32 anos de atuação no cenário de comunicação, marketing e negócios, ainda tem grande participação no mercado de comunicação corporativa e marketing de consumo e cultural. E nos dias de hoje atua com foco em cultura, arte, entretenimento e projetos criativos, ajudando marcas e iniciativas a se comunicarem com autenticidade, propósito e impacto.

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