
Foto. Sergio Zacchi / Cordel Imagens
Com foco nas estratégias, Accor fecha parceria com o pernambucano Grupo Pontes num processo de expansão até 2018. Com 145 mil funcionários no mundo, o grupo apresenta um amplo portfólio com seis marcas de hotéis de diferentes categorias (da hotelaria de luxo à supereconômica), que incluem o Sofitel, Pullman, MGallery, Novotel, Suite Novotel, Mercure, Adagio, ibis, all seasons, Etap Hotel, Formule 1, hotelF1 e Motel 6, e atividades relacionadas, Thalassa sea & spa e Lenôtre. Mas, isso não impede que a Accor aposte suas fichas em estratégias diferenciadas para incrementar seus negócios no mercado da América Latina. E é por isso que os investimentos da rede não param por aí.
Em fevereiro passado, a Accor anunciou parceria comercial com o Maksoud Plaza de São Paulo, passando a comercializar as reservas do hotel paulistano nos canais de distribuição da rede. E esta é a primeira vez que assume a comercialização de unidade fora do seu portfólio, uma iniciativa realizada para proporcionar maior visibilidade no mercado corporativo internacional. O estabelecimento de 12 mil metros e com 416 apartamentos (além de espaços multifuncionais e 38 salas de eventos) começou o ano registrando crescimento de 50% das receitas em janeiro. Mas, o hotel continuará, contudo, operando paralelamente suas vendas de hospedagem por meio de seus canais diretos para incrementar ainda mais esses resultados.
Apesar de tudo que tem a administrar, o grupo mantém um padrão sólido em suas operações para atender as expectativas e satisfazer dos hóspedes e fidelizar seu público interno. Esses colaboradores contam com esforços contínuos para um ambiente de trabalho baseado no respeito e na qualidade de vida, além de dispor de uma academia para suas qualificações em todo sistema da rede. E com isso a Accor ficou em 2014 entre as 10 melhores empresas para trabalhar no país na pesquisa “100 Melhores Empresas para Trabalhar – Brasil” da consultoria internacional The Great Place to Work® Institute, publicada na revista Época. “Temos práticas consistentes de gestão de pessoas, valorizadas por nossos próprios colaboradores”, diz ele que ressalta ainda: “Para possibilitar a ascensão na carreira, há diversos treinamentos oferecidos pela empresa. A Accor também oferece parte dos cursos de graduação e pós-graduação”.
A rede Accor investe em facilidades que visam beneficiar diretamente clientes e investidores, inclusive no que diz respeito a inovações tecnológicas (através de projetos como o Welcome) e relacionamento (o programa de fidelidade Le Club Accorhotels). E as apostas são fortes também na comunicação. Cada bandeira conta com uma comunicação alinhada com a visão e o plano geral do Grupo, e envolvem propostas distintas de estratégias de marketing. No caso da marca Mercure, por exemplo, lançou a ação “A Teoria dos Seis Amigos”, uma campanha mundial que atingiu 7 milhões de pessoas no Facebook, embasada numa experiência que combinou a força das redes sociais e a genuinidade dos encontros reais.
Para a rede ibis Styles criou campanha voltada ao storytelling, no formato de reality show (“Desafio Decor”), com programetes de 60’’, exibidos na Sony e AXN de setembro a dezembro, com proposta para alunos de arquitetura, design e hotelaria criarem projeto de design para espaços-conceito da marca. Na Copa do Mundo, trabalhou a “Não desvie o olhar” que contou com a participação dos jogadores de futebol Kaká e Juninho Pernambucano como embaixadores em materiais de comunicação para passar a mensagem principal (o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes). A iniciativa, – veiculada entre outros em aeronaves, aeroportos, táxis, restaurantes e outros pontos de circulação de turistas-, teve presença forte nas redes sociais com adesão de diversos artistas que postaram selfies sobre o tema. Resultado: conquistou prêmio na 15ª edição do Prêmio Caio, uma das premiações de maior destaque do setor de turismo e eventos do País, na categoria Sustentabilidade.
* Parte de Matéria produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Março/ 2015, número 179

