seo1Otimização de sites (ou o SEO – Search Engine Optimization como é conhecido) é uma grande estratégia de marketing para as empresas. Sabe quando você faz uma busca na internet e aparece exatamente aquela indicação de link certo para uma página? Por exemplo, se você procurar pela expressão “Marketing Digital”, o que aparece na página principal, entre os três primeiros resultados, será o Wikipedia e o Portal de Marketing Digital em quase todos os buscadores mais usados (como Google, Yahoo, Bing, entre outros).

É algo curioso e, muitas vezes, parece até um jogo de loteria, mas não é. Na verdade, isto é pura estratégia de marketing, uma coisa até fácil de fazer, para alguns, é claro! “Pesquisas revelam que 90% dos usuários da web fazem pesquisa por produtos e serviços na internet antes de realizar uma compra. Pense que sua empresa pode estar perdendo boas oportunidades de negócios por não estar presente no momento da busca”, diz Natanael Oliveira, conscultor e estrategista em Marketing Digital e fundador da Nordeste SEO (CE).

A força das buscas é realmente impressionante. Um buscador como o Google, por exemplo, representa atualmente o maior do mundo com cerca de 456 milhões de visitantes únicos por mês e 2,5 bilhões de visualizações de páginas por dia. Sua rede de display, que consiste nos parceiros do Google (Adsense), ganham dinheiro promovendo as propagandas do Google que também é a maior plataforma de publicidade online. Diante esse cenário, percebemos como a busca e as redes sociais devem fazer parte do planejamento estratégico de qualquer empresa dentro do ambiente digital.

Fábio Albuquerque, gerente de marketing da TV Tambaú

“A internet e a comunicação mediada por computador permitiram o surgimento de um movimento geral de virtualização da informação e da comunicação, afetando profundamente a vida social e as trocas culturais entre os indivíduos. O marketing e a publicidade devem compreender o comportamento do consumidor e, cada vez mais, observa-se que para compreender o consumidor contemporâneo é preciso compreender a ‘lógica das redes’. Estudo ZMOT (Zero Moment of Truth), desenvolvido pelo Google, revela que o processo tradicional de compra, antes dividido em três etapas (estímulo da propaganda, contato com o produto no ponto de venda e experiência de uso do produto), não acontece mais sem passar pela internet. Agora, após reconhecer uma necessidade ou despertar um desejo de compra, o consumidor utiliza a internet (notadamente o próprio Google) e as redes sociais para buscar informações e reviews sobre produtos, comparar preços, pesquisar depoimentos e insatisfações de outros clientes, além de trocar informações e partilhar experiências com amigos e até mesmo com desconhecidos durante o período pré-compra¨, destaca Fábio Albuquerque, gerente de marketing da TV Tambaú e coordenador do MBA em Marketing Digital da Faculdade Estácio Idez (PB).

SEO ou otimização de site é considerada como parte do marketing digital. Esta é uma técnica muito importante para qualquer website ou blog que queira aparecer bem posicionado nas buscas e receber muitas visitas, uma vez que esta estratégia ajuda a promover a sua página. Este processo de comunicação depende muito do conteúdo dos sites e é controlada pelo buscador, em virtude do que se deseja encontrar. Mas, independente disto, há uma certeza: ele resulta em média em 60% a 70% dos cliques e, consequentemente, em impacto do usuário. “Esta é uma ferramenta que proporciona diversos retornos quando o usuário faz pesquisa de algum tema numa ferramenta de busca (Google, Bing etc). Sua grande vantagem é ser uma publicidade sob demanda, ou seja, o anúncio só aparece para um público interessado no serviço. E as possibilidades são diversas. Além do anúncio dos resultados de busca, é possível exibi-los nas redes de sites e blogs filiados, segmentar por horário e regiões geográficas”, destaca o especialista em marketing digital e CEO da empresa Zarabatana Digital, Sergio Akash (RJ), relacionando o trabalho de busca com os links patrocinados.

Sergio Akash, CEO da empresa Zarabatana Digital

Interligada com anúncios em displays, links patrocinados e o conteúdo como propaganda, a otimização é uma estratégia essencial hoje e, por isto, deve começar antes mesmo da criação do site, a partir da escolha das palavras-chave certas, que é o fator mais importante deste trabalho. Com este artifício, seu site pode aparecer nas primeiras páginas de resultado ou até mesmo na primeira posição em poucos dias, ou a médio e longo prazo. E existem diversas ferramentas que ajudam neste processo, como o Google Adwords e Google Insight. “Eu sou um fanático pelo Google, não é modismo, é paixão mesmo, quando na faculdade eu usava o buscador CADÊ? eu já percebia a potencialidade que os mecanismos de buscas iriam proporcionar para todo mundo. Com a evolução do Google e a liberação de plataformas de gestão de conteúdo, monitoramento, webanalytics e outras dezenas de ferramentas, vi que os caras que fazem o Google são de fato ‘Deuses’ do meio digital. O que apareceu de mais novo e que está meio tímido, mas que ganha a cada dia mais corpo é o Google Plus. Essa plataforma que não se trata apenas de mais uma Rede Social, é percebida por mim também como a grande ferramenta de gestão de mídias sociais do Google. Acredito numa evolução constante desta ferramenta e de interações cada vez maiores”, diz o especialista Rogério Angelim, consultor e gerente de marketing e planner digital da Imobiliária Eduardo Feitosa (PE).

Reforçar sua imagem na rede através da otimização do seu site não é uma coisa tão fácil assim, pois exige alguns conhecimentos e habilidades de quem vai otimizar. Mas, utilizando-se as estratégias adequadas, os resultados são positivos. “Para longo prazo, a estratégia de otimização (SEO – Search Engine Optimization) é uma série de ações que fazem com que a página tenha mais visibilidade dentro da plataforma de busca do Google e outros buscadores. Para isso tem que se estudar o ‘vocabulário da empresa’, ou seja, quais as palavras chaves que as pessoas usariam para encontrar você no Google, por exemplo?”, lembra Ludmilla Velozo, consultora de MKT Digital da Martpet (PE). Para isto, é preciso ter uma ideia de como os motores de busca funcionam e os fatores que consideram importante para influenciar o posicionamento das páginas nos sites de busca.

rogério Angelim, gerente de marketing e planner digital da Imobiliária Eduardo Feitosa

Posteriormente, deve-se fazer as escolhas das palavras-chave corretas para continuar o processo de criação de um site otimizado, que pode ser desenvolvido com tag title (que é uma das tags mais importantes para os mecanismos de busca). Neste caso, é preciso sempre incluir a palavra-chave principal do seu site no começo da tag title e usar títulos curtos; o body (o conteúdo do site em si), onde se deve incluir as palavras-chaves do seu código html; tag strong (que dá enfâse nas palavras-chave utilizadas no site otimizado), entendida pelos mecanismos de busca como as palavras-chave mais importantes; o atributo alt (que serve para dar um texto alternativo para as imagens), sendo usada junto da tag img; a Url (o próprio domínio do site), que usa as palavras-chave nos nomes dos arquivos como estratégia de otimização; e metatag keywords e description, que servem para informar palavras-chave e descrições precisas sobre cada página do site, diferenciando-as para melhorar o acesso dos usuários.

“A definição do posicionamento de um site resumidamente é feita a partir da aplicação de uma série de algoritmos, onde os mecanismos de buscas avaliam o código do site, o conteúdo do site e a estrutura da página. O site que consegue se posicionar na busca orgânica não paga pelo clique recebido. Tudo isso não é novidade para ninguém, diariamente vários web sites são lançados na web, mas, fica a pergunta: Será que esses sites realmente estão gerando negócio para essas empresas? Afinal, somente ter uma página na internet, pode realmente aumentar as vendas? Torná-la conhecida mundialmente? A resposta é: obviamente que não. Muitas empresas ainda não perceberam que o mesmo cuidado que se tem na fachada da loja, na recepção, nos móveis da empresa, também se faz necessária no ambiente online. Afinal, o seu web site atuará como uma ferramenta de marketing e vendas 24 horas por dia e 7 dias por semana”, ressalta Oliveira (CE).

* Matéria produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Dezembro/ 2012, número 153.

Compartilhar.

Ivelise Buarque é jornalista, consultora de comunicação e idealizadora do portal Ivelise Comunica e do Perneando. Com mais de 32 anos de atuação no cenário de comunicação, marketing e negócios, ainda tem grande participação no mercado de comunicação corporativa e marketing de consumo e cultural. E nos dias de hoje atua com foco em cultura, arte, entretenimento e projetos criativos, ajudando marcas e iniciativas a se comunicarem com autenticidade, propósito e impacto.

Deixe uma resposta

Exit mobile version