
Uma estratégia poderosa está voltando a cena com muita projeção nos últimos meses: as campanhas motivacionais. Há alguns anos, elas estavam mais atreladas a ações de imobiliárias que a utilizavam como uma boa oportunidade de estimular as vendas entre seus corretores. Contudo, a aposta vem se tornando uma nova e forte ferramenta de empresas de todos os segmentos, assim como a publicidade de grande impacto, as promoções de ponto de venda, entre outros. A Oi lançou mão dela, por exemplo, em março passado com um vídeo motivacional para seus colaboradores com o ator Lázaro Ramos para intensificar o foco no segmento de TV por assinatura. No filme, o anunciava ao time da companhia oferta de R$ 29,90 para a Oi TV, válida para clientes da operadora e novos contratos do Oi Velox, e desejava sucesso nas vendas deste novo produto. “Na sociedade do conhecimento o DNA de uma empresa é formado a partir do somatório das percepções de todos os que se relacionam com empresa/marca. O modelo horizontalizou. O dono ou o presidente da empresa não domina sozinho, através do seu pensamento e objetivos, o destino das marcas. Colaboradores envolvidos, que acreditam no que fazem geram buzz positivo, têm alta capacidade de reverberação. Assim, as campanhas motivacionais são cada vez mais relevantes para as empresas”, frisa Fernando Lima, diretor de planejamento e novos negócios da Ampla.
Como alavancar vendas através de campanhas motivacionais é um grande propulsor atualmente e oferecem retorno garantido, a partir da aplicação correta e bem sucedida da proposta. “A motivação mantém o foco nos objetivos isso gera maior produtividade. Um colaborador desmotivado é um barco sem rumo. Além de não ter interesse no seu desenvolvimento profissional, atrapalha o desenvolvimento dos outros colaboradores e da empresa. As campanhas devem constantemente estar ajustando as perspectivas dos funcionários com os objetivos dele e da empresa”, diz Bernardo Coutinho, sócio do GBD Entretenimento, que reforça que existem várias formas de trabalhá-las. Para ele, as principais são relacionadas ao ambiente de trabalho, recompensas financeiras e aprendizado contínuo, que é uma das premissas específicas do trabalho da GBD Entretenimento, que realiza diversas ações e eventos deste tipo para promover a interação e estímulo de todos da sua equipe multidisciplinar.
Da mesma forma que proporciona sucesso para vários setores da empresa ou do negócio, a falta de esforços para motivar a equipe pode gerar problema na estrutura geral. “Uma equipe desmotivada é capaz de aniquilar todo o esforço investido em uma comunicação, por isso, deve-se ter mais atenção à forma de atuação e dedicação da equipe, que é a que manterá contato direto com os clientes potenciais, principalmente no segmento de serviços”, pontua Elmo do Val, VP de Planejamento e Criação da MV2, que acredita que esta é uma ferramenta de pouco investimento e de resultados poderosos. “Acredito muito na força motivacional para impulsionar produtividade e vendas dentro da organização. Comumente, aqui na MV2, aliamos campanhas de divulgação externa a campanhas internas, não apenas visando criar uma unidade mais sólida da mensagem, entre clientes externos e internos, mas principalmente, criando ferramentas que motivem a equipe no engajamento da campanha”.
Estratégia de sucesso – O aporte à campanha motivacional pode ser específico ou amplo com uma rede de benefícios, focados no público interno (desde assistência médica e odontológica à programa de incentivo à educação). Esta é a estratégia da Total Combustíveis para cerca de 250 colaboradores que são integrados em eventos corporativos internos (com brindes e festas) e participam de um Prêmio Anual, baseado no alcance das metas corporativas, e do Projeto Renovando Energias, comemora a permanência dos seus colaboradores com 5, 10 e 15 anos de trabalho. “Essas ações têm o propósito de motivar, estimular, reconhecer e recompensar os colaboradores da TOTAL para retermos nossos talentos”, diz Ana Olímpia Gurgel, gerente de RH da empresa.
Partindo de um planejamento preciso, a Larrat Realizações de Marketing desenvolveu campanha motivacional arrojada (“Você Conquista 2011”) para a Raízen, jointventure entre a Shell Brasil e a Cosan, que levou quase mil pessoas (revendedores e acompanhantes), para uma viagem de sonhos em Paris, com direito à visita inesquecível e exclusiva ao Museu do Louvre. “O principal impacto de gerar a motivação da equipe é aumentar a produção. No entanto, a valorização do profissional gera um vínculo mais forte com a empresa e consequentemente rende outros benefícios. O mais importante é sustentar o incentivo ao longo de toda campanha, fornecendo subsídios para o êxito dos resultados. E o pontapé inicial é preparar um detalhado briefing do cliente e desenvolver uma ação personalizada de acordo com o objetivo de cada empresa”, pontua Marcello Larrat, diretor da empresa carioca.
Mas, a força motriz em torno do sucesso das campanhas motivacionais é um elemento bem simples: os sentimentos. A integração da equipe, a realização dos desafios e o reconhecimento pela empresa representam crescimento profissional e sentimento de realização. “Ninguém motiva ninguém. A motivação é algo que brota de dentro para fora. O que se deve fazer é um trabalho de desenvolvimento pessoal valorizando o ser na sua essência e mostrando a ele que a maior força que ele tem está dentro dele mesmo. É Valorizar o melhor de cada um”, frisa a psicóloga Karine Reis, que trabalha em parceria com a Conceito Comunicação (BA). Sensibilizar a equipe desenvolve uma autonomia para a equipe que passa a buscar recursos internos e transcender a produção, atingindo metas estabelecidas e os prazos nos prazos. E, por conseguinte, promovem a realização dos clientes de forma geral e a própria. “O resultado final é surpreendente diante de um mercado exigente e acelerado que cobra cada vez mais agilidade e precisão no trabalho. E como a equipe tem autonomia para criação, consegue buscar os próprios recursos para executar a tempo”, ressalta Reis.
* Matéria produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Agosto/ 2012, número 149.

