A reestruturação, cujo processo começou em 2002, depois de várias tentativas iniciais de instalação de lançamento do grupo, foi um marco importante com a presença do presidente à época da entidade paulista, e nasceu inicialmente com a participação de 80 associados. E hoje o Grupo de Mìdia de Pernambuco é focado no planejamento e análise do cenário enfrentado pelos profissionais e o panorama do mercado. “Ao longo destes anos realizamos alguns eventos de importantes para o mercado local, conseguimos a publicação de um livro com o nosso apoio, levamos alguns profissionais de mídia para grandes eventos nacionais, além da nossa tradicional Festa do Mídia, a qual já realizamos cinco edições, sempre com o apoio dos parceiros”, segundo Teixeira.
A principal meta do GMPE tem sido a qualificação dos profissionais, através principalmente de eventos, sejam grandes ou não, que possibilitem alcançar esse resultado importante para a categoria. Ações da entidade são conduzidas atualmente pelo seu presidente e um time de experts que dão voz às necessidades dos colegas de categoria: Pablo Fernandes da Gruponove (Vice Presidente), Paula Fernanda da Arcos (Diretora de Eventos), Danilo França da Ampla (Diretor Técnico), Nice Gomes também da Ampla (Diretora Financeira), Mel Fernandes da DM|Blackninja (Diretora de Ética) e Fátima Rocha da K2 Comunicação (Diretora Administrativo). “Acho que o principal interesse do GMPE para o mercado é a sua qualificação. Quanto mais qualificados, mais os nossos profissionais de mídia terão condições de participar ativamente do planejamento de comunicação dos nossos clientes. Enxergo que o segmento de mídia hoje está avançando bastante em nosso estado. Claro que ainda temos um longo caminho pela frente, mas percebo que os nossos melhores profissionais de mídia não deixam a desejar a nenhum outro do país. Ainda existe um abismo enorme entre o ferramental de mídia que temos à disposição aqui em Pernambuco e o que eles tem em São Paulo, e é justamente isto que nos faz bons profissionais, ou seja, fazemos um trabalho de qualidade, mesmo sem todos os recursos”, comenta Fred.
E, neste aspecto, as expectativas do mercado para a categoria prometem ser muito boas, a partir da grande luta pela devida qualificação profissional, lançando mão de todos os canais possíveis e disponíveis. “Esperamos que nos próximos anos, sejam um, dois ou cinco, o segmento esteja cada vez mais nivelado com os grandes mercados do país. E se isto realmente acontecer, obviamente o GMPE, formado pelos profissionais de mídia, acompanhará este desenvolvimento e ganhará cada vez mais força. Estamos trabalhando para daqui a alguns termos mais força no mercado, bem como termos mais regularidade em cursos e eventos técnicos”, frisa o presidente, que antecipa que pequenos eventos estão sendo organizados ao longo do ano para marcar o aniversário da entidade.
* Matéria produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Fevereiro/ 2013, número 155.

