marketing-digital2Uma noite de muita reflexão trouxe uma certeza Social Media Marketing são pessoas e as marcas que não entenderem isto e não se posicionarem desta forma não vão além da integração de Curtir em suas ações nas mídias sociais. Este foi o maior saldo do II Encontro de Profissionais de MKT Digital PE, realizado no dia 25 de Setembro, no Hotel Jangadeiro, em Boa Viagem, no Recife. Para quem acha que o Curtir está valendo, tenha a consciência de que as suas estratégias podem não ser tão eficazes quanto se imagina, como ponderou os especialistas durante amplo debate. E isto porque este recurso não representa uma métrica adequada de impacto junto ao internauta, uma vez que a plataforma do Facebook restringe a pulverização das informações postadas em uma página, além da grande facilidade de descurtir do internauta. E, sendo assim, mais do que agregar seguidores, devemos agregar soldados. “A maneira como contamos nossas histórias nas Mídias Sociais é o que faz a diferença”, destacou o publicitário André Damasceno, CEO & Founder de O Melhor do Marketing (ES), empresa de consultoria de marketing.

E, desta forma, o especialista destacou que é preciso saber exatamente que história se quer contar sobre si, mas naturalmente deve-se ter envolvimento porque a marca deve antes de mais nada contar histórias baseadas no desejo do seu público, lembrou o publicitário, que mencionou como case de sucesso a comunicação do Bradesco. Destacou a simplicidade da empresa bancária que resolveu responder um cliente descontente (que reclamou do seu atendimento) na forma de poema, dando-lhe retorno da mesma forma como foi interpelada e de maneira criativa. Uma estratégia acertada que faz parte de um planejamento pensado pela a marca, como se deve pautar todo trabalho desenvolvido nas mídias sociais. “A interação da empresa com o público é fundamental. Não é somente postar e tchau”, frisou Socorro Macedo (PE), diretora executiva da Le Fil Comunicação, empresa de assessoria em mídias sociais.

Segundo a jornalista, todo processo começa com um bom plano de trabalho que deve ser pensado para desenvolver relacionamentos e, para isto, é preciso agregar todos da empresa/ cliente e, mais do que tudo, deve-se ter em mente que todo plano requer tempo. E antes deve partir de um princípio básico: quem trabalha com rede social precisa gostar de gente, porque rede social é como conversa de comadre e, por isto, tem que se interagir e você não interage com pessoas se você não gosta de pessoas. “Contar histórias, é produzir conteúdo. E isto é essencial, porque pode-se até comprar ‘likes’, mas cadê o engajamento? É zero!”, comentou Camila Porto, Fundadora da .com/teúdo,Colunista iMasters, Ecommerce BR e TechTudo.

A professora de curso de FB para negócios e consultora em Facebook Marketing e Marketing online, que já passou pelo Baixaki e Compra3, destaca que o profissional de mídia social sabe muito, mas não sabe tudo. E ainda ressaltou que muitas ações desenvolvidas são erradas porque as pessoas que estão trabalhando nisto não sabem engajar da maneira adequada, e levantou as promoções como uma referência disto. “Profissionais não fazem promoção de curtir e compartilhar no Facebook. São os Heavy User”, pontuou Camila, que lembrou que é importante não confundir Heavy User com um profissional. E frisou que é preciso conhecer primeiro muito bem as ferramentas como o Facebook para desenvolver um trabalho bem sucedido, porque, hoje em dia, ele está todo reformulado e atualizado com diversos recursos à mão e, o mais importante, com um volume que já passa de mais de um bilhão de usuários ao alcance das marcas.

* Matéria produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Outubro/ 2012, número 151.

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Ivelise Buarque é jornalista, consultora de comunicação e idealizadora do portal Ivelise Comunica e do Perneando. Com mais de 32 anos de atuação no cenário de comunicação, marketing e negócios, ainda tem grande participação no mercado de comunicação corporativa e marketing de consumo e cultural. E nos dias de hoje atua com foco em cultura, arte, entretenimento e projetos criativos, ajudando marcas e iniciativas a se comunicarem com autenticidade, propósito e impacto.

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