
No universo globalizado, cada vez mais a comunicação se volta para a regionalização. Mas, desta vez, a oportunidade é aproveitada pelos veículos de comunicação de todo o país. Ano passado, o jornal para Ipad Brasil 247 (com 230 mil visitantes únicos e 2,3 milhões de páginas visitadas) completou seu um ano de atuação com vários anúncios, entre os quais a criação de quatro jornais regionais (Bahia, Brasília, Rio de Janeiro e Pernambuco), formando a Rede 247 que deverá abranger ainda todo território nacional. Em março passado, o Estadão anunciou o lançamento de uma coluna semanal, assinada pelo jornalista José Maria Tomazela, intitulada ‘Pelo Interior’, publicada nos cadernos ‘Cidades’ e ‘Metrópole’, abordando pautas de cidades do interior de São Paulo.
Esta proposta comercial e editorial dos meios de comunicação reflete um movimento progressivo, baseada no interesse em buscar alternativas e atender a demanda de leitores (seja da mídia convencional ou digital) sedentos de informação. O jornal Propaganda & Marketing, voltado especificamente a este mercado, em todo país, foi um dos primeiros a lançar mão desta estratégia com a coluna semanal do colunista Nelson Cadena – Nordeste em Foco. “Na verdade, nenhum dos veículos especializados em propaganda e marketing, mesmo tendo espaços regionais como o meu, descobriu a importância do Brasil fora do eixo Rio-São Paulo. É claro que a maioria dos anunciantes desses veículos e leitores também estão naqueles centros, mas cabe a eles investir num público alvo que também quer ser noticia, participar e amanhã anunciar também, na medida em que o veículo tiver uma penetração e credibilidade consolidada”, diz Cadena, que apostou na ideia na década 80 e mantém seu sucesso até hoje. Nascida de uma iniciativa embrionária, chamada “Tabuleiro”, publicada no Caderno naquela época, alcançou extensão regional quando o colunista sugeriu a bem sucedida coluna, apesar das dificuldades em obter até hoje conteúdo e informações de outros estados.
A interiorização desta comunicação é uma investida bem sucedida em Pernambuco, por exemplo. O Sistema Jornal do Commercio de Comunicação mantém diversas proposta que casam com este novo cenário com um canal exclusivo do portal NE10 Interior, o suplemento semanal JC Agreste e o quinzenal JC Vale, a TV Jornal Caruaru, cobertura da Rádio Jornal com unidades em Caruaru, Garanhuns, Limoeiro, Pesqueira e Petrolina, além da do Recife. “Todos os veículos que compõem o grupo no Interior têm suas equipes próprias de conteúdo e comercial. A área administrativa tem sede no Recife, com profissionais exclusivos gerenciando o trabalho do interior. E a evolução da comunicação e da notícia no Interior tem seguido índices interessantes, por se tratar de um conteúdo próprio e que desperta interesse da comunidade na região. Esse conteúdo customizado auxilia nesta evolução”, destaca o superintendente do SJCC, Rodolfo Tourinho.
O investimento no interior com meios de comunicação específicos é uma boa estratégia de marketing e negócio. Contudo, só se torna bem sucedida quando trabalha em cima de um modelo específico em que impera as normas do bom jornalismo, um padrão de linha editorial e uma linguagem adequada. Esta é a posição da Folha de Pernambuco, do Grupo EQM, que ampliou a sua atuação com uma editoria diária Regional e duas colunas semanais: Agreste Destaque (Social) e a recente coluna de Carlos Brito (política). “É nosso interesse atuar em todas as regiões de Pernambuco. A contratação do colunista Carlos Brito é um exemplo. Com ele, passamos, também, a divulgar notícias de Petrolina e das cidades vizinhas. Outro exemplo de interiorização das notícias é a forte inserção na cidade de Caruaru. Lá temos correspondentes e damos ampla divulgação das notícias do Agreste. Outra parceria importante é a da radiodifusão com a Liberdade AM para a transmissão de todos os eventos esportivos de todos os times de Pernambuco, sejam competições estaduais ou nacionais. Nossa união integrará a Copa das Confederações e a Copa do Mundo num pool de emissoras com a capacidade de transmissão para seis milhões de ouvintes”, ressalta o diretor executivo da Folha de Pernambuco.
* Matéria produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Julho/ 2012, número 148.

