imagem_release_634403Além da companhia de buscas, Microsoft e Facebook lideram ranking Ipsos “The Most Influential Brands”. No estudo,  gigantes de tecnologia são apontadas como as marcas mais influentes entre os brasileiros.

De acordo com o levantamento Ipsos The Most Influential Brands, realizado entre dezembro de 2015 e janeiro de 2016, o Google lidera o ranking, seguido por Microsoft e Facebook respectivamente. As três marcas superam líderes de mercado de setores como telefonia e bens de consumo.

Samsung e Youtube vêm em quarto e quinto lugar respectivamente. Outras marcas listadas no ranking são Nestlé, Johnson&Johnson e Colgate. Além da forte presença de marcas internacionais no ranking, as brasileiras Natura e Havaianas marcam presença entre as 10 mais influentes.

“Marcas são mais que logos corporativos. Elas têm significado, personalidade, até mesmo atitudes. Quando perguntamos qual é a marca mais confiável, qual tem a presença mais forte ou qual é a mais fácil de engajar-se, a resposta pode ser pessoal. Isso ocorre porque nós, cada vez mais, nos identificamos e nos definimos por essas identidades corporativas, algo que dá a essas marcas algo que podemos medir: a influência”, afirma Steve Levy, Chief Operating Officer da Ipsos Canadá e idealizador do estudo.

A pesquisa, realizada pela Ipsos desde 2012 em 21 países, analisa as marcas e seu poder de influência no cotidiano e no comportamento dos consumidores. No Brasil, o levantamento ouviu 1 mil pessoas por meio de painéis online.

O levantamento da Ipsos avalia como consumidores associam cada marca a um total de 57 atributos, que medem desde se uma marca faz parte do vocabulário diário do consumidor a sua relevância no dia a dia dos entrevistados. Além de elencar as marcas por sua influência, o estudo ajuda a entender como outras dimensões estão correlacionadas com a mesma.

No Brasil, os principais drivers de influência foram Liderança / Inovação, item que respondeu por 37% da composição do índice, além de Responsabilidade Social (28%) e Confiança (16%), mostrando que, na atual conjuntura, as marcas líderes são, muitas vezes, a escolha certa em um momento que não vale arriscar; são marcas de referência que criaram um vínculo muito forte com o brasileiro.

O estudo também indica que a questão da ética ganha importância, com os brasileiros mais ativos nas discussões sociopolíticas e ambientais, usando frequentemente as redes sociais para se manifestarem. Presença (13%) e Engajamento (6%), mesmo com menor peso, também contribuem na construção de influência.

Para mais informações, acesse: www.ipsos.com.br, www.ipsos.com e para conhecer mais a Ipsos, vale conferir também https://youtu.be/WRgOg9Wnr4o.

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Ivelise Buarque é jornalista, consultora de comunicação e idealizadora do portal Ivelise Comunica e do Perneando. Com mais de 32 anos de atuação no cenário de comunicação, marketing e negócios, ainda tem grande participação no mercado de comunicação corporativa e marketing de consumo e cultural. E nos dias de hoje atua com foco em cultura, arte, entretenimento e projetos criativos, ajudando marcas e iniciativas a se comunicarem com autenticidade, propósito e impacto.

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