
E não a toa. O Razões para acreditar traz exemplos diversos que mostram que tudo é possível e que, antes de tudo, vale a pena. E por que não gentileza gera gentilezas!?! Como o caso do Homem Aranha na vida real (um garçom de 20 anos) que sai pelas ruas de Birminghan na Inglaterra, distribuindo alimentos para moradores de rua e estimulando outros a seguir o seu exemplo. Tentar imaginar a repercussão que, apesar da homossexualidade ser um assunto velado no futebol, tiveram os jogadores do Arsenal de Londres ao se unirem em uma campanha contra a homofobia no esporte, gravando filme com a hashtag #RainbowLaces, criado Gay Football Supporters’ Network (entidade que luta pela igualdade de direitos), que já atingiu mais de 1 milhão de views.
Emocionar os leitores com manifestação dos homens turcos que minissaias pelas ruas de Istambul para defender os direitos das mulheres e protestarem contra o assassinato de uma jovem de 20 anos, Ozgecan Aslan no dia 21 de fevereiro, que provocou protestos nas ruas e meios de comunicação do país, além de mídias sociais com as hashtags (Twitter) #OzgecanAslan e #ozgecanicinminietekgiy. Mostrar iniciativas de prevenção a problemas perturbadores por meio de história como o da professora Adriana Araujo do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do Santa Terezinha, que aderiu ao uso de um lenço na cabeça para se igualar à aluna Louise Barancelli, de apenas três anos, para evitar que a aluna não se sinta confortável ou que sofra algum tipo de bullying.
Mas, isso não mudou a ideia ou mesmo o perfil do espaço, que continua sendo antes de tudo a de promover um “encontro de pessoas que querem fazer coisas boas para o mundo”. E foi assim que aconteceu sua aproximação com Hypeness (blog de inovação, tendências e criatividade para propiciar referências a profissionais de comunicação e publicidade em diversas áreas como novos produtos, design e arquitetura). “Conheci os donos por acaso. Há pouco mais de dois anos, quando eu havia recém criado o RPA (Razões para Acreditar), mandei um inbox pro Eme (Viegas) falando sobre meu site. Ele amou e me convidou para escrever (ainda de forma gratuita para o site) e com o tempo o Hypeness começou a bombar, e então comecei a receber por cada post que faço. E é assim até hoje. No Razões, já fiz alguns projetos e publicidades para empresas, mas hoje em dia minha renda fixa vem do Hypeness”, ressalta.
Assim como tantas outras apostas, esta parceria foi um plus para fazer caminhar a ideia original do Razões para Acreditar que trabalha atualmente com uma média de cinco postagens por dia, num sistema específico tratado de forma a não deixar de lado a proposta inicial. “Atualmente, eu tenho uma pessoa que me ajuda a montar os posts, mas a curadoria do que vai entrar em pauta é feita apenas por mim”, lembra Vicente para quem o trabalho na blogosfera não segue uma receita. “O número de posts depende muito do tipo de blog que a pessoa está montando, tem blogs que posts semanais são suficientes para manter audiência, ou ainda apenas com um post diário. Vai muito dos assuntos abordados”.
Contudo, independente disso, ele acredita que esta atuação deve seguir certos parâmetros que são fundamentais para um blogueiro chamar atenção do leitor e, por consequente, das empresas e anunciantes para sobreviver no cenário atual. “Relevância, relevânia e relevância. Independente de ser uma ideia original ou não, o blog tem que tratar de assuntos que sejam interessantes para as pessoas. Não adianta postar só vídeos fofinhos dá audiência, mas não gerar relevância para o site. E uma dica legal: sempre escreva da forma que você gostaria de ler sobre algo, isso é essencial”, comenta. E por conta disso, apostar no estafe adequado contribui para este processo. Com o tempo, por exemplo, percebeu que investir em profissionais de relações públicas e assessores ajudassem era importante no desenvolvimento e crescimento do blog.
Com a premissa de que uma boa ideia gera bons frutos e resultados. O Razões para Acreditar tem rendido muitas possibilidades, além de manter uma relação positiva com o mercado dentro de sua proposta original. A repercussão de matérias, notícias e experiências únicas que apelam para o melhor da pessoa resultou uma margem de público bastante expressiva e interessante para o mercado: cerca de 83 mil seguidores no Facebook, quase 4 mil no Instagram e de 1,5 mil no Twitter. “A relação do blog é muito receptiva, o mercado começa a descobrir agora o potencial de blogs para chegar a públicos direcionados e segmentados. Todos os posts são personalizados, ou seja, não reproduzimos o release mandado”, ressalta ele, que mostra que o atual cenário tem espaço pata todos.
* Matéria produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Abril/ 2015, número 180

