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Marcelo Cidral, criador de “Como eu me sinto quando”

Ser reconhecido do nada na rua é uma coisa que realmente não chama a atenção deles, pois estão muito focados no trabalho que fazem e na ideia da realização, na opinião do blogueiro bluminense Marcelo Cidral, criador de “Como eu me sinto quando”, inspirado no conceito das tumblrs do exterior. Para a proposta iniciada em abril deste ano, o maior desafio era fidelizar o público que amou o blog desde o princípio e, ao mesmo tempo, atrair novos fãs. “Eu não fiz nenhuma divulgação extensa, minha sorte foi retratar situações que são facilmente identificáveis pro chamado ‘público ditador de tendências’, como pessoas que trabalham com comunicação e jovens. Outro fator importante foi o fato do tumblr possuir bastante conteúdo gay, sendo esse público bastante pioneiro quando o assunto é tendências online. Tive a sorte também de ter amigos que trabalham com social media ou que já são uma espécie de webcelebrity e que amaram o blog e ajudaram a divulgá-lo nas redes sociais. Mas não foi nada planejado não! Com o passar das semanas, pensei em estratégias pra variar o conteúdo e atingir outros públicos, como democratizar a linguagem, por exemplo”, lembra Cidral, que hoje detém mais de 115 milhões de visualizações de página e 7 milhões de visitantes únicos.

Apoio externo também ajudou bastante a blogueira Thatu Nunes, autora do Manual das Encalhadas (com mais de 5 mil seguidores no Twitter), que é conhecida no Twitter também como a @DraDoAmor (25 mil seguidores), que teve apoio do amigo jornalista Antonio Oviedo e posteriormente do seu agente Murilo Oliveira (responsável pela profissionalização remunerada) tornou-se popular nas redes pelo seu papo direto e a linguagem que usa nas redes. O trabalho iniciado em fevereiro de 2010 começou como uma diversão para sacanear quatro amigas. E depois tornou-se uma maneira de se distrair e colocar muito do que guardava para fora, aliando o conteúdo do twitter como forma de divulgar o blog e, neste processo, que não contou com nenhuma estratégia planejada pela blogueira, aprendeu a entender e se adaptar as exigências de cada ferramenta. “Fui percebendo como cada usuário se comporta em cada ferramenta. Por exemplo: No Twitter, o segredo não é dizer o que as pessoas querem ouvir e, sim, o que elas gostariam de dizer, mas não tem coragem. Assim, viram RTs. No Facebook, vale o mesmo que pro Twitter, mas somado ao que elas querem ouvir e não foram em busca de procura específica. O blog, sim, é sua voz! É onde você fala aos que realmente buscarem saber o SEU ponto de vista sobre aquilo, de forma mais detalhista”, ressalta ela que ultrapassou os desafios pessoais da atividade e, posteriormente, adequar a rotina de mãe, filha, irmã mais velha, amiga à rotina de blogueira, tuiteira e palestrante. Como não consegue se ver como celebridade, acredita que a fama é apenas uma oportunidade para novas conquistas.

O blogueiro Thiago Pereira, ou Cleycianne – Uma serva do Senhor no mundo da internet

Mas, por acaso ou orientado, o projeto bem planejado pode trazer bons e curiosos resultados como descobriu o blogueiro Thiago Pereira, ou Cleycianne – Uma serva do Senhor no mundo da internet, como era conhecido durante muito tempo. Em busca de novas ideias para o seu antigo blog (“Solta o Frango”), teve a ideia de criar uma religiosa fanática que comentasse o cotidiano das celebridades, na brincadeira. Para isto, pegou uma personagem do Twitter que tinha e a substituiu por esta personagem absurda que todos passaram a acessar. “Esse perfil tinha mil seguidores, comecei a lançar no twitter links do blog com aqueles textos absurdos e foi viralizando, muito rápido até! No primeiro dia, o blog já tinha 20 mil visitas e o perfil da Cleycianne no Twitter 4 mil seguidores (o que era bastante para a época, 2009). Creio que o blog chegou onde chegou por ser algo diferente de tudo aquilo que rola na internet. Cleycianne tem história, bordões e uma maneira muito peculiar de ver a vida. A complexidade da personagem foi, para mim, a grande responsável pelo sucesso do blog”, diz o mentor – que viveu com sua identidade em segredo por um ano – e hoje vive de blogs (Cleycianne, Celebridades com Limão no Yahoo) e, com a fama, também como DJ. “Pra mim Webcelebridade é aquela pessoa que só é conhecida na internet, redes sociais, seja ela personagem ou real. Fato que os 15 minutos de fama existem! Mas depois disso só se mantém que realmente é criativo, se renova e não tem medo de ousar”, pontua.

* Parte de matéria de capa sobre Webcelebridades, produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Novembro/ 2012, número 152.

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Ivelise Buarque é jornalista, consultora de comunicação e idealizadora do portal Ivelise Comunica e do Perneando. Com mais de 32 anos de atuação no cenário de comunicação, marketing e negócios, ainda tem grande participação no mercado de comunicação corporativa e marketing de consumo e cultural. E nos dias de hoje atua com foco em cultura, arte, entretenimento e projetos criativos, ajudando marcas e iniciativas a se comunicarem com autenticidade, propósito e impacto.

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