
Nada mal para uma indústria pernambucana com 41 anos de existência que está entre as cinco maiores da América Latina, detendo inclusive a liderança do mercado na região Norte e Nordeste, com 35% de participação. E tudo isso é fruto dos esforços da empresa que tem estreitado o relacionamento com diversos públicos e investido em grandes projetos de marketing, campanhas publicitárias de abrangência nacional e diversas estratégias, que envolvem plataformas digital e off-line (como ações nas redes sociais, merchandising em novelas da TV Globo e lançamento anual de Book de Tendências e Cor do Ano). “A plataforma de marketing da Iquine é trabalhada em 360 graus, onde todos os envolvidos no processo de escolha e compra do produto são trabalhados e possuem ações e abordagens específicas. Desde treinamentos de vendedores e profissionais de pintura, passando por ações com revendedores, demonstrações de produtos e cores até a utilização de mídias on e off-line para divulgação dos diversos produtos e serviços da empresa”, enfatiza Souza.
Acreditando que a decisão de compra é um fator importante a ser considerado, a Iquine tem sempre uma preocupação, por exemplo, com a embalagem dos seus produtos, cujo design de todo portfólio leva a assinatura da agência Herbert Perman Design. Isto por que consideram este como um dos principais elementos de comunicação entre o consumidor, o produto e a marca. Preocupada com a comunicação visual para reforçar a sua imagem junto ao target, E esse investimento ajuda no trabalho com forte participação em feiras nacionais do setor de construção civil, o que complementa as ações da marca em mídia tradicional através de spots de rádio, outbus, backbus, mídias impressas e alternativas, além de ativações nos pontos de vendas e ações especiais para arquitetos, representantes e pintores. “A verba total do marketing abrange desde ações de relacionamento até o investimento em mídia nacional. Quanto ao investimento em publicidade, temos consciência da sua necessidade. No segmento de tinta, além de se investir em tecnologia e desenvolver produtos de qualidade, a marca tem de ser lembrada pelo consumidor final. Sem isso, o ciclo não fecha. Por isso, através da nossa agência de propaganda, MMS Comunicação, estamos sempre lançando campanhas institucionais e de produtos”, diz ele que faz a ressalva de que esta é uma das parcerias sérias e solidas, que já dura 15 anos, além daquela com a RPress que responde pela assessoria de comunicação.
Todos esses investimentos da Iquine reforçam o planejamento geral estratégico da empresa, reforçam sua preocupação em manter o foco em suas linhas de produtos e em sua imagem. “No segundo semestre de cada ano, a Iquine reúne representantes, equipes de vendas, marketing, assistência técnica e toda a diretoria para a sua Convenção Anual. É um momento em que podemos alinhar nossa estratégia de mercado, destacando os produtos que devem ser trabalhados com mais força e quais mercados queremos atuar de maneira mais agressiva. É a partir da convenção de vendas que são lançados os novos produtos e campanhas. O encontro também é marcado pelo planejamento de marketing e investimentos em propaganda para a marca e o negócio da empresa”, comenta Alan, que menciona ainda a importância do trabalho de endomarketing com diversas e expressivas ações em comunicação interna.
Posição de mercado – A Iquine consolida assim sua marca e se configura como uma empresa forte, trabalhando há muito em cima de uma referência que faz muita diferença como ponto estratégico para o público interno e para o próprio mercado ao longo de quatro décadas. “Trabalhamos muito a questão de uma empresa 100% nacional, que enfatiza o nosso orgulho em ser uma empresa brasileira que compete de igual para igual entre as maiores empresas de tintas do mundo. Com tecnologia, pessoas e serviços diferenciados, a Iquine conseguiu a posição de destaque no mercado nacional e ratifica a capacidade do povo brasileiro em superar dificuldades e produzir qualidade”, enfatiza o diretor de marketing e vendas.
A partir daí nasceu as Indústrias Químicas do Nordeste Ltda, em 1974, como uma fabricante de resinas e vernizes, e a empresa logo chegou ao mercado de tintas industriais, com credibilidade pela qualidade dos produtos, e passou em seguida a atuar no segmento imobiliário, que hoje corresponde a 85% de sua produção. “Tudo isso aconteceu gradativamente junto a altos investimentos em máquinas modernas. Após termos conquistado um padrão de qualidade em todos os setores, da gestão à logística, buscamos a excelência no relacionamento com o público consumidor, implementando projetos de marketing, vendas e distribuição. Com a popularização da internet, também criamos nossa homepage, sendo um eficiente canal de divulgação de nossos produtos. Hoje, temos várias ferramentas para trabalhar a nossa marca: redes sociais, aplicativo mobile, assessoria de imprensa, publicidade, marketing de relacionamento com pintores, pedreiros, lojistas, representantes de vendas e arquitetos”, diz.
E é pensando sempre à frente e estrategicamente que, desde o seu surgimento, a Iquine se mantém atenta a sua missão de produzir produtos de qualidade no segmento de tintas, adequados ao perfil e à necessidade do público consumidor. Com isso, hoje representa uma indústria com capacidade para produzir 10 milhões de litros por mês, o que resulta em dois mil empregos diretos, 200 produtos diferentes, portfólio de 1,2 mil itens e mais de 16 mil pontos de vendas em todo o país. “Lançar novos produtos é uma de nossas marcas registradas. Faz parte do DNA da Iquine. Todos os anos, colocamos no mercado alguns lançamentos que, pela qualidade, tecnologia e inovação, conquistam pintores, arquitetos e clientes. Somos uma marca geradora de tendências, antenada com tecnologia de ponta, disponibilizando produtos que se adequam ao perfil e às necessidades dos consumidores”, destaca Alan Souza que comemora a conquista pela empresa de premiação nacional que mostra que a maturidade da indústria de tintas traz resultados.
* Matéria produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Agosto/ 2015, número 184

