Captura-de-Tela-2012-01-10-às-18.19.17-e1326227068917Executivos, empreendedores e consultores contam com um canal especial que se propõe a discutir questões que gerem resultados eficazes para empresas e negócios por meio da capacitação e desenvolvimento do capital humano: o programa A Alma do Negócio. A experiência, desenvolvida desde 2009, no meio online, traz semanalmente entrevistas relacionadas à economia, inovação e desenvolvimento sustentável. “Temos o objetivo de inspirar empreendedores a ousar em seus negócios para alcançar resultados melhores a cada dia. Nosso principal foco é levar informações e capacitar os empreendedores da pequena e média empresa, que não tem tempo nem dinheiro para sair de suas empresas na busca de conhecimento para o desenvolvimento de seu negócio”, diz sua idealizadora, Paola Tucunduva.
A iniciativa foi se desenvolvendo aos poucos desde a graduação desta administradora de empresas, formada pela FGV e suas diversas experiências neste mercado específico, que integra a atuação por 15 anos no negócio da família (uma lavanderia fundada há 44 anos), o Grupo Cherto Educação Corporativa e a Evolution Training. “Venho me dedicando a empreender na pequena e média empresa brasileira, onde vivi muitos dos desafios do empreendedor brasileiro. Abri a Evolution Training para levar capacitação e treinamento às pequenas e médias empresas brasileiras. Mas, no formato tradicional de contratação de treinamento presencial, é muito difícil pagarem os valores que uma empresa de treinamento precisa cobrar. Nesta época, a TV na internet estava crescendo e se mostrando um veículo eficiente para compartilhar conhecimento nos quatro cantos do nosso vasto país”, destaca Tucunduva.

Foi neste momento que a empresária conheceu a psicopedagoga Luciene Bulgarelli, idealizadora do programa Educare, veiculado na internet pela UP TV, do ABC paulista. O encontro proporcionou uma aproximação com a dona da UP TV, Liliana Gonçalves, que a convidou para fazer um programa sobre empreendedorismo. Este foi o start para o Alma do Negócio, que hoje está na Just TV com em mais de 100 entrevistas sobre gestão de negócios. “Temos uma produção pequena e muito eficiente. Conto com toda estrutura de estúdio, câmeras, áudio, diretor de imagem e edição e operadores da Just TV. E, na elaboração de pauta e roteiros, eu cuido de tudo pessoalmente com o apoio da Goena Comunicação. O programa vai ao ar ao vivo, toda quinta-feira, pela www.justtv.com.br e depois fica disponível no YouTube, no www.almadonegócio.tv, onde mantemos as mais de 100 entrevistas que já realizamos ao longo destes dois anos no ar”, ressalta.

A interatividade imediata com os espectadores é uma das marcas do programa que recebe mensagens de empreendedores brasileiros que o acompanham de diversos lugares do mundo, de San Diego até o Japão, e que afirmam que o A Alma do Negócio faz com que eles estejam conectados com outros empresários e suas realizações nos variados mercados. “Eu fico muito feliz quando recebo mensagens de tele-internauta que está assistindo o programa com sua equipe reunida. O que me mostra que nossas entrevistas funcionam como capacitação das equipes das PMEs. Mostramos caminhos e alternativas de marketing acessíveis e de gestão às pequenas empresas. Buscamos mostrar negócios de sucesso que estão implementando ações inovadoras como o Design Thinking, entre outros”, pontua.

Neste tempo, foram vários os nomes que entregaram algumas receitas aos telespectadores: o CEO da Gaia Criative, Gil Giardeli (sobre Redes Sociais nas empresas); o fundador e ex-presidente da ABMR&A, José Luiz Tejon (Liderança); o filósofo francês e professor da Escola de Marketing Industrial – EMI, Jean Bartoli (Ética e Valores); e o Superitendente do SEBRAE-SP, Bruno Caetano (Oportunidades da Copa do Mundo). “Durante os programas ao vivo, temos de 4 a 7 mil acessos com um pico de 17 mil no on demand. Pelo YouTube, temos de 1 a 5 mil acessos com um máximo de 11mil. E nosso blog, que ficou entre os 100 mais votados do Prêmio Top Blog, contamos com 5 mil pageviews”, diz orgulhosa.

* Matéria produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Janeiro/ 2012, número 142.

 

 

Compartilhar.

Ivelise Buarque é jornalista, consultora de comunicação e idealizadora do portal Ivelise Comunica e do Perneando. Com mais de 32 anos de atuação no cenário de comunicação, marketing e negócios, ainda tem grande participação no mercado de comunicação corporativa e marketing de consumo e cultural. E nos dias de hoje atua com foco em cultura, arte, entretenimento e projetos criativos, ajudando marcas e iniciativas a se comunicarem com autenticidade, propósito e impacto.

Deixe uma resposta

Exit mobile version