
Com um diferencial extraordinário, muitas das ideias que surgem, não existiriam se fossem criadas apenas no escritório ou por uma área de P&D ou por uma agência de publicidade. O resultado é surpreendente, muitas vezes nem os consumidores tinha consciência que haviam necessidades a serem atendidas, nunca antes pensadas. Ideias novas, conceitos novos, novos produtos e serviços, que já surgem aderentes a uma necessidade real, a ser atendida.
Não há como falar sem Co-criação sem citar CK Prahalad e Venkat Ramaswamy, que no artigo “Co-Opting Customer Competence” e no livro O Futuro da Competição trouxeram o foco para o conceito e deram o pontapé inicial para uma forte mudança evidente na última década.
Segundo CK Prahalad e Venkat Ramaswamy: Co-Criação é “Uma forma de mercado ou de estratégia de negócios que enfatiza a geração contínua de valor com base na atuação conjunto da empresa com seus clientes”. O mercado passa a ser um grande laboratório onde por meio do compartilhamento se gera valor com o uso de novas formas de interação, de combinações de ideias e conceitos e de aprendizagem.
O conceito de Co-criação foi e é uma mudança direta na forma de inovar, onde as possibilidades são infinitas. Passa-se do processo criar para o consumidor para criar com o consumidor. Não deve ser entendida como uma metodologia e sim como uma nova forma de pensar, visto que o foco é a criação de valor com base no trabalho colaborativo e que acaba por e trazer aderência e legitimidade ao processo já que todos participam.
Hoje existem várias formas de co-criar e de gerar valor para o cliente, contudo uma das que realmente deu velocidade ao tema, está vinculada as redes sociais, quando se unem os conceitos Crowdsourcing e Co-Creation, a ideia, o produto ou serviço pode ser compartilhado e idealizado com a participação de grandes comunidades que transforma o mundo em uma grande estrutura de Co-criação. Crowdsourcing, de forma simples, é o desenvolvimento de ideias, conceitos ou obter ajuda/contribuições de um grande grupo de pessoas, principalmente com o uso de comunidades online.
Hoje algumas atuam com o gerenciamento de comunidades e agregação de valor ao cliente, a eYeka é uma das que se destaca, e que ajuda a fortalecer o conceito pelo mundo, atendendo de grandes corporações a pequenos negócios, consegue com o uso de grandes comunidades, criativas, online, agregar valor e inovar. O que mais chama atenção neste processo é o ganho em velocidade e o aumento do nível de assertividade, quando se fala em usar comunidades online, a aceleração para a co-criar se multiplica e quanto mais pessoas contribuem neste processo, estatisticamente, o processo se torna mais assertivo.
Usando a eYeka como exemplo, hoje a sua comunidade de criadores está com mais de 270.000 participantes, de todas as partes do mundo, algo que permite o desenvolvimento de um produto, para outro continente, sem que se saia do escritório. De forma geral, a Co-criação mudou conceitos e percepções ligados a Marketing e Estratégia, e com certeza faz ou fará parte de sua vida. Quer uma dica: Participe de uma destas comunidades, exercite a sua criatividade.
* Artigo exclusivo produzido por Raul Ranauro Javales Júnior (Managing Partner na empresa Adatto Fashion, Strategic Officer na empresa Mercuri International e Professor da FGV/SP), e publicado pela Revista Pronews, edição de Novembro/ 2013, número 162.

