colaboracaoCo-criação, tem sim, total relação com inovação, se fosse necessário definir em uma frase, provavelmente eu usaria: Co-criação é uma forma colaborativa de trazer todos os atores participantes de um processo, sejam eles, produtores, consumidores, formadores de opinião. Hoje há a necessidade de se trabalhar de forma mais colaborativa, de se criar em conjunto, não dá para se basear apenas em pesquisas ou percepções. Na hora de criar um produto ou serviço, que tal chamar as partes interessadas para trabalharem juntas, isso mesmo, todo mundo criando junto, desde quem produz o produto a quem consome este produto, a chance de acerto se multiplica de forma exponencial.

Com um diferencial extraordinário, muitas das ideias que surgem, não existiriam se fossem criadas apenas no escritório ou por uma área de P&D ou por uma agência de publicidade.  O resultado é surpreendente, muitas vezes nem os consumidores tinha consciência que haviam necessidades a serem atendidas, nunca antes pensadas. Ideias novas, conceitos novos, novos produtos e serviços, que já surgem aderentes a uma necessidade real, a ser atendida.

Não há como falar sem Co-criação sem citar CK Prahalad e Venkat Ramaswamy, que no artigo “Co-Opting Customer Competence” e no livro O Futuro da Competição trouxeram o foco para o conceito e deram o pontapé inicial para uma forte mudança evidente na última década.
Segundo CK Prahalad e Venkat Ramaswamy: Co-Criação é “Uma forma de mercado ou de estratégia de negócios que enfatiza a geração contínua de valor com base na atuação conjunto da empresa com seus clientes”. O mercado passa a ser um grande laboratório onde por meio do compartilhamento se gera valor com o uso de novas formas de interação, de combinações de ideias e conceitos e de aprendizagem.

O conceito de Co-criação foi e é uma mudança direta na forma de inovar, onde as possibilidades são infinitas. Passa-se do processo criar para o consumidor para criar com o consumidor.  Não deve ser entendida como uma metodologia e sim como uma nova forma de pensar, visto que o foco é a criação de valor com base no trabalho colaborativo e que acaba por e trazer aderência e legitimidade ao processo já que todos participam.
Hoje existem várias formas de co-criar e de gerar valor para o cliente, contudo uma das que realmente deu velocidade ao tema, está vinculada as redes sociais, quando se unem os conceitos Crowdsourcing e Co-Creation, a ideia, o produto ou serviço pode ser compartilhado e idealizado com a participação de grandes comunidades que transforma o mundo em uma grande estrutura de Co-criação. Crowdsourcing, de forma simples, é o desenvolvimento de ideias, conceitos ou obter ajuda/contribuições de um grande grupo de pessoas, principalmente com o uso de comunidades online.

Hoje algumas atuam com o gerenciamento de comunidades e agregação de valor ao cliente, a eYeka é uma das que se destaca, e que ajuda a fortalecer o conceito pelo mundo, atendendo de grandes corporações a pequenos negócios, consegue com o uso de grandes comunidades, criativas, online, agregar valor e inovar. O que mais chama atenção neste processo é o ganho em velocidade e o aumento do nível de assertividade, quando se fala em usar comunidades online, a aceleração para a co-criar se multiplica e quanto mais pessoas contribuem neste processo, estatisticamente, o processo se torna mais assertivo.

Usando a eYeka como exemplo, hoje a sua comunidade de criadores está com mais de 270.000 participantes, de todas as partes do mundo, algo que permite o desenvolvimento de um produto, para outro continente, sem que se saia do escritório. De forma geral, a Co-criação mudou conceitos e percepções ligados a Marketing e Estratégia, e com certeza faz ou fará parte de sua vida. Quer uma dica: Participe de uma destas comunidades, exercite a sua criatividade.

* Artigo exclusivo produzido por Raul Ranauro Javales Júnior (Managing Partner na empresa Adatto Fashion, Strategic Officer na empresa Mercuri International e Professor da FGV/SP), e publicado pela Revista Pronews, edição de Novembro/ 2013, número 162.

Compartilhar.

Ivelise Buarque é jornalista, consultora de comunicação e idealizadora do portal Ivelise Comunica e do Perneando. Com mais de 32 anos de atuação no cenário de comunicação, marketing e negócios, ainda tem grande participação no mercado de comunicação corporativa e marketing de consumo e cultural. E nos dias de hoje atua com foco em cultura, arte, entretenimento e projetos criativos, ajudando marcas e iniciativas a se comunicarem com autenticidade, propósito e impacto.

Deixe uma resposta

Exit mobile version