marketingAntes de tudo o profissional de marketing é um consultor e estrategista, ele é responsável por administrar e planejar tudo o que envolve rentabilidade de uma empresa, da fabricação, do produto à venda, do desenvolvimento de serviços.

Na verdade, essa atividade envolve ainda a avaliação das necessidades de mercado e identificar demandas, orientando assim os passos de uma empresa nos lançamentos de serviços e produtos, a concretização dos resultados com essas ações e o trabalho de pós-venda, que envolve o monitoramento dos pontos fortes e fracos, que devam ser melhorados. Com isso, percebe-se que a qualificação deste profissional é bem específica e ao mesmo tempo bem articulada, uma vez que é uma área de trabalho voltada para quem gosta de planejar e trabalhar com tudo o que envolve um planejamento: números, pessoas, produtos, matéria-prima, preço, vendas, propaganda, clientes, produção etc.

Sendo assim, o profissional de marketing está muito mais próximo de um administrador geral de uma empresa, do que do setor responsável pela propaganda, pelo design ou pela comunicação. Contudo, para poder estar a frente desse processo de administrar e de desenvolver planejamentos bem feitos, ele precisa entender de ponta-a-ponta todas essas áreas mais abrangentes e amplas que estão inseridas paralelamente na sua atuação no mercado de trabalho.

Compartilhar.

Ivelise Buarque é jornalista, consultora de comunicação e idealizadora do portal Ivelise Comunica e do Perneando. Com mais de 32 anos de atuação no cenário de comunicação, marketing e negócios, ainda tem grande participação no mercado de comunicação corporativa e marketing de consumo e cultural. E nos dias de hoje atua com foco em cultura, arte, entretenimento e projetos criativos, ajudando marcas e iniciativas a se comunicarem com autenticidade, propósito e impacto.

Deixe uma resposta

Exit mobile version