Fechar menu
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
  • Home
  • Sobre
  • Portfolio e Serviços
  • Projetos Especiais
  • E-commerce
  • Contate-nos

Assine para atualizações

Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

O que há de novo

REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

15 de outubro de 2025

APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

15 de outubro de 2025

APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025

15 de outubro de 2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
Button
  • Home
  • Sobre
  • Portfolio e Serviços
  • Projetos Especiais
  • E-commerce
  • Contate-nos
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
Lar»Entrevista | Perfil»Visão e ousadia para inovar
Entrevista | Perfil

Visão e ousadia para inovar

Ivelise BuarquePor Ivelise Buarque5 de agosto de 2013Atualizada:10 de maio de 2025Nenhum comentário7 minutos de leitura
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail

02_edgar_andrade(credito_foto_e_ilustracoes_adriano_marcusso)No passado, não bastava ter um sonho para fazê-lo acontecer. Hoje, os modelos de negócios propiciam a auto realização e, atrás desta necessidade, o publicitário Edgar Andrade pautou sua diversificada carreira, iniciada como estagiário da agência de publicidade pernambucana Aliança Comunicação, onde desenvolveu a pesquisa inicial do Festival SESI Bonecos do Mundo, um dos principais cases da agência assim como o CINE SESI que leva o cinema brasileiro para o interior do País. Um início de carreira que traçou os primeiros caminhos para a nova jornada profissional na Hub Criativo e em uma área totalmente nova no país: a economia criativa, movimento que abraçou bem antes desse termo virar moda no Brasil.
“Para mim o conceito Economia Criativa é mais um conceito. Um termo que entrou na moda e que todo mundo de uma hora para outra assumiu como novo. Primeiro que de novo só tem o termo. Desde Mozart que descobriu que não dava pra se sustentar fazendo apresentações na sua cidade e criou a turnê, passando pela invenção do gramofone que gerou a primeira revolução da música em escala, passando pela impressão da bíblia até o surgimento da internet. São todos elementos históricos de processos de inovação revolucionários que causaram algum ou grande impacto no mundo e na história da humanidade”, diz ele que vê como primeiro termômetro dessas mudanças hoje o contato das novas gerações com a própria tecnologia.

O comportamento das pessoas, olhar e pensamento que elas têm sobre o consumo refletem o impacto desses novos movimentos que resultam, inclusive, em um novo perfil de consumidor. “Minha mãe sentou num computador pela primeira vez com mais de 50 anos, passou dois anos jogando paciência até criar coragem para realizar sua primeira compra on-line. Eu sentei num computador pela primeira vez aos 12 e vivi a chegada da internet ao Brasil. Meu filho nasceu num mundo conectado, navega sozinho e acha um absurdo não ter internet na rua. Esse novo perfil já existe e será cada vez menos apegado às coisas e mais apegado as experiências”, pontua ele.

Nesta rede global, a conexão é essencial para o dia a dia de cada cidadão que pode experimentar as maravilhas desta vida conectada, que traz benefícios e dúvidas ainda para muitos. “A filha do professor de Design Contemporâneo da UFPE, André Neves, hoje com 12 anos, ganha metade da mesada em paypal e usava esse crédito para comprar roupas para suas bonecas virtuais. O que impulsionava minha mãe ao consumo era o intervalo da novela. O que me impulsiona ao consumo são as indicações dos amigos. Como vai ser quando a geração do meu filho for determinante no consumo eu não sei. Só sei que venho acompanhando o comportamento dessa geração com olhos de lince, pois sei que vai gerar grandes oportunidades de negócios”, frisa confiante.

Em sua opinião, o que existe hoje é um processo de mudança de valores e de comportamento que estão transformando cada vez mais a sociedade. Uma era pautada pelo colaborativismo, pela sustentabilidade e pela integralização. “Nunca na minha vida imaginei que venderia meu carro e começaria a ir a pé para o trabalho. Não tomei essa decisão por seguir algum movimento e sim porque percebi que caminhar três quilômetros e pegar um taxi quando necessário era uma atitude mais inteligente e econômica que usar um carro. Sou um pequeno exemplo dessa mudança que vai impactar radicalmente o desenho das cidades e o comportamento das pessoas”, destaca.

Diante disto tudo, entende ele que estamos vivendo um processo intenso de debate sobre a ocupação dos espaços públicos, sobre os direitos e deveres do cidadão e do poder público que já provocou choques sociais imensos em alguns países. Algo que estamos começando encarar com pequenas adaptações nos cotidianos das grandes cidades como a integração das bikes em metrópoles brasileiras como Brasília, Recife, Rio de Janeiro, Aracaju e São Paulo que mantém ou estão desenvolvendo ciclofaixas e ciclovias para maior mobilidade.

01_edgar_andrade(credito_foto_e_ilustracoes_adriano_marcusso)Com isto, observamos que a população passa a encarar o mundo ao seu redor com maior conscientização e responsabilidade. E esta nova visão também tem enveredado para o âmbito profissional onde encaramos um novo cenário, onde novas tendências são o imperativos para a atual bolsa financeira: conhecimento, inovação e ideias. “Seremos cada vez mais ‘pessoas’ e menos ‘coisas’ como fomos com muita intensidade até os anos 90. Esse arrodeio todo foi feito para destacar uma quantidade imensa de oportunidades de negócios que estão surgindo e surgirão daqui pra frente. Mas o fundamental é focar nas oportunidades e não nos conceitos”, reforça este idealista que começou este mesmo processo como consultor freelancer de marketing na concepção de projetos próprios, como a boate Super 8.
Este projeto em particular tinha como proposta a criação de uma casa noturna no formato de museu com destaque para a história do cinema pernambucano. Apesar de reunir em sua inauguração grandes cineastas locais numa homenagem a Fernando Spencer, a ideia inicial para a casa ficou vetada apenas à ambientação e Edgar, que queria fazer a diferença e ousar, voltou-se para outras iniciativas. Foi quando partiu para outros desafios entre as quais a criação da primeira agência de marketing de relacionamento do Recife e reformulação do Funcultura como um dos colaboradores, após convite para trabalhar no Governo do Estado de Pernambuco, já na gestão de Eduardo Campos, em 2007.

Posteriormente, passou a se envolver na articulação política do Estado com o Governo Federal e com outros Estados, que lhe rendeu convidado para Secretário Executivo do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, cargo que ocupou por três mandatos, até 2010. E durante este período preocupou-se com a questão da Economia Criativa que naquele período não despertava o interesse de ninguém e, desta forma, tornou-se Coordenador de Economia Criativa da FUNDARPE (Fundação de Cultura do Governo de Pernambuco). Um caminho que traça atrás da geração de oportunidades para si e para muita gente que, como ele, busca alcançar o sucesso e a realização profissional. “Tive um professor de marketing que me intrigava muito. Ele sempre falava dos segredos e caminhos para o sucesso dos negócios ou das marcas. Ele passava uma certeza e pretensa genialidade que me incomodava e me fazia perguntar: ‘se ele é tão bom assim porque tá dando aula nessa faculdade e não ficou rico ainda?’. Agora assim como eu tem um bocado de gente tentando. E acredito que se houvesse incentivo público ao risco, e sobretudo ao erro, já teríamos alguns cases de impacto mundial”, comenta Edgar.

Ele vê nos cenários e movimentos como o da Economia Criativa e startups grandes oportunidades para atingir essas metas. E não é para menos. Os exemplos estão ao nosso redor e definitivamente conquistaram não só o país, mas sim o mundo. Ou seja, uma referência do que hoje é possível fazer mesmo sem genialidade de grandes mestres das artes e da criação contemporânea como Andy Warhol ou David Ogilvy. “Romero Brito para mim é um bom exemplo de um cara que ficou rico ao explorar sua arte com o licenciamento de produtos. Sem dúvida é um case. Porém, eu não acho suas peças tão atraentes como antes nem acho chique ter um jogo de louças ou uma sandália com sua arte estampada”, diz ao ser sondado sobre o papel deste artista pernambucano neste movimento de economia criativa que tanto cresce mundo afora.

Apostando no fortalecimento das parcerias entre a iniciativa privada e o poder público para a criação de novas perspectivas no Estado e no país, lançou mão de vários esforços juntamente com outros idealizadores para a criação do Instituto Delta Zero, uma associação de mais de 50 empresários criativos, uma espécie de Porto Digital da Economia Criativa que nasceu em 2012 com o apoio do Governo do Estado.  Mas, seu espírito empreendedor e ativo ainda o levou para outras frentes de atuação como consultor da Joystreet no projeto OJE – Olimpíadas de Jogos Digitais e Educação, que já roda em Pernambuco, Rio de Janeiro e no Acre, com mais de 125 mil alunos envolvidos; colaborador do ISS – Institute of Social Studies of Rotterdam num estudo sobre o cenário da economia criativa em Recife, financiado pelo Banco Mundial; e consultor de Economia Criativa do British Council no Brasil.

* Matéria produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Agosto/ 2013, número 159.

Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
Avatar photo
Ivelise Buarque

Ivelise Buarque é jornalista, consultora de comunicação e idealizadora do portal Ivelise Comunica e do Perneando. Com mais de 32 anos de atuação no cenário de comunicação, marketing e negócios, ainda tem grande participação no mercado de comunicação corporativa e marketing de consumo e cultural. E nos dias de hoje atua com foco em cultura, arte, entretenimento e projetos criativos, ajudando marcas e iniciativas a se comunicarem com autenticidade, propósito e impacto.

Relacionados

Caminhos que levam a novos horizontes

23 de novembro de 2016

Andando além da curva

9 de novembro de 2016

Na luta das possibilidades e da audiência

14 de agosto de 2016
Adicione um comentário

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Demo
Manter contato
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
Não perca
Comunicação

REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

Por Ivelise Buarque15 de outubro de 20250

O Recife deu início nesta quarta, dia 15 de outubro, a uma imersão total por…

APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

CIn-UFPE participa do REC’n’Play 2025 com programação interativa

15 de outubro de 2025

Assine para atualizações

Receba as últimas notícias criativas da Ra sobre arte e design.

Postagens recentes

  • REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil
  • APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025
  • Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025
  • CIn-UFPE participa do REC’n’Play 2025 com programação interativa
  • Adepe amplia presença no REC’N’Play 2025 com mais de 120 atividades

Comentários recentes

Nenhum comentário para mostrar.
Realize Com Ivelise
Facebook Instagram YouTube
  • Home
  • Contato
© 2025 Realize Com Ivelise.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.