Conseguir parcerias estratégicas é o que pode impulsionar o crescimento de um negócio e no cenário da educação é uma das maiores conquistas para o avanço do conhecimento. Imagine então quando esta união é focada na conexão para o ensino profissional? Esta é a experiência que a Consumix Consultoria de Comunicação, Consumo e Cultura traz para Pernambuco com ligação exclusiva com a SPdS (São Paulo Digital School), que contempla o expertise dos seus cursos para profissionais e estudantes de comunicação ao Recife. A primeira iniciativa com a instituição foi maio quando promoveu com o apoio do CESAR.edu o curso Publicidade Digital 3.0, ministrado por Bartira Pontes, Head de Business Development da F451, que teve lotação esgotada. “Esperamos que esta parceria ajude a promover a cultura digital em Pernambuco, formando profissionais cada vez mais competentes e competitivos no marketing digital”, destaca a sócia-diretora da Consumix, Izabela Domingues.A empresa pernambucana, fundada em 2008 pela publicitária e professora universitária, enveredou nesta linha de trabalho por acreditar ser fundamental contribuir para ampliar o conhecimento com o expertise mercadológico e acadêmico de Izabela Domingues e de sua sócia Paula Dias, que também dirige a empreitada desde abril. “Acreditamos que a hora é de estudar e de aplicar o conhecimento adquirido visto que os campos do Marketing e da Comunicação estão passando por profundas transformações. Como planejar e agir com inovação e competência sem conhecimento de ponta? Acreditamos que o conhecimento de ponta, aliado à experiência de mercado, são uma dupla imbatível para a obtenção dos melhores resultados”, comenta.
Com esta proposta em mente, foi possível concretizar esta ideia que já contou com incursões anteriores como minicurso sobre Antropologia do Consumo com a carioca Raquel Souza da Silva, doutoranda em Antropologia pela UFF e professora e pesquisadora da UFRN, realizado em dezembro de 2015. Mas, além disso, a Consumix tem apostado ainda no desenvolvimento do conhecimento em diversas vertentes com a criação em outubro do mesmo ano do primeiro grupo de estudos sobre branding de Pernambuco. A iniciativa inédita visa a fomentar o conhecimento sobre um dos temas mais instigantes e relevantes do marketing e da comunicação no século XXI. “As mudanças advindas da vida digital são imensas e irreversíveis. Tudo mudou: da forma como compramos produtos e serviços até a forma como namoramos. Tem uma camiseta curiosa que diz: Te conheço de outros apps. É por aí. Quem não se atualizar e mudar vai perder o bonde da história. Não adianta ficar com saudade de velhos Carnavais que não voltam mais”, enfatiza Domingues.
Agora, a Consumix aliou o seu know-how com a expertise da SPdS para gerar conhecimento em Alta Performance em Mídias Sociais, realizado no começo de julho, com o publicitário Fernando Souza, professor e consultor de marketing digital, comunicação e mídias sociais. Um casamento que surgiu com a união de forças com a chegada de Paula Dias à consultoria de Brand Communication. Especialista em Marketing Digital, a diretora Paula Dias trabalhou com a Ana Barcelos, sócia da São Paulo Digital School, na agência F.Biz, em São Paulo. “A partir das conversas sobre o mercado de comunicação digital entre as duas, surgiu a ideia de trazer uma embaixada da SPdS para o Nordeste, tendo o Recife e a Consumix como pólo emissor de parcerias e negócios para a região, com cursos, palestras, workshops e treinamentos de equipes in company”, lembra Izabela.
Esse contato próximo e frequente proporcionou esta parceria para a empresa pernambucana que já vem trabalhando em cima de inteligência de mercado, cultura digital e inovação. Desde sua criação, busca promover o pensamento estratégico e assertivo a partir do entendimento da essência das marcas e da percepção do seu valor, para a sociedade e para seus públicos, com integração de todas as arenas da comunicação com o mercado para gerar experiências memoráveis. Um ideal que se alia ao próprio conceito do São Paulo Digital School, um centro de capacitação, debates e disseminação de conhecimento em gestão, marketing, comunicação e internet, fundado em 2008, em São Paulo.

Considerada uma das mais importantes e prestigiadas escolas de mídias digitais do Brasil, a SPdS trabalha de forma particular com a proposta de informar e inspirar o engajamento em projetos que contribuam para ampliar a formação profissional e o empreendedorismo no país. E sua atuação agora no Nordeste dá um novo pontapé em sua missão com o começo da ofertar de alguns dos 25 cursos do seu portfólio, com os mesmos professores que ensinam em São Paulo. Desta forma, proporcionam uma oportunidade única para que estudantes e profissionais do mercado publicitário se reciclem e se especializem em áreas de interesse na região. “Depois de oito anos atuando em São Paulo, a chegada da SPdS no Nordeste acontece em um momento de amadurecimento da escola. O projeto, com Paula Dias à frente do núcleo do Recife, vai levar a cada dois meses os cursos mais procurados, todos ministrados pelos mesmos profissionais dos cursos regulares da escola em São Paulo. Será, além de um crescimento, um ótimo aprendizado para nós essa possibilidade de troca de conhecimento com outras regiões e mercados.”, diz Carlos Medina, sócio e fundador da SPdS.
Depois da primeira investida com o curso de Publicidade Digital 3.0, a parceria entrou mais uma vez em cena com o de Alta Performance em Mídias Sociais, que apresentou um panorama sobre a nova propaganda. Conceitos, estratégias, ferramentas, canais, métricas. “Muitos de nós estamos conectados boa parte do dia apenas como consumidores e usuários. O consumidor interage com marcas, empresas e produtos diariamente e isso fornece para as marcas um enorme banco de dados de interações e emoções humanas, basta saber interpretar e cruzar os dados corretamente”, destaca Fernando Souza, consultor e professor de Marketing Digital, que esteve no Recife para ministrar este novo curso.
Atuando há mais de 15 anos no setor, o especialista trabalhou com o proposito de ajudar a cobrir algumas lacunas e repassar informações e ensinamentos fundamentais para o entendimento desse novo momento da comunicação, em que o Social Media impera como a menina dos olhos das ações de marketing das marcas e que agrega diversas estratégias que fazem parte do dia-a-dia de qualquer profissional nos duas de hoje.
“Um trabalho de marketing eficiente busca entender o que os consumidores estão fazendo nas plataformas e através de estratégias conectadas aos objetivos de negócios, planejamentos sólidos, metas e processos de trabalhos busca produzir o conteúdo certo para as pessoas certas, entender qual a melhor plataforma para cada objetivo e utilizar corretamente os formatos de mídia para atingir resultados. Dessa forma, através do planejamento e da análise de dados é possível fazer estratégias bem formatadas que elevam os resultados e melhoram a performance dos canais”, comenta Souza. O consultor enfatiza que empresas, profissionais e clientes devem olhar para as mídias sociais como um canal de relacionamento e não apenas como um meio de comunicação, pois sua força é muito grande e valiosa como canais de interação e troca. Contudo, com a consciência de que esta comunicação deve ser uma via de mão dupla, sabendo-se falar e ouvir.
E naturalmente, como falamos de relacionamento e de contato com público, essa construção deve ser contínua, forte e duradoura para que as ações aplicadas nos ambientes digitais sejam eficientes e proporcionem os resultados desejados. “Temos muito que aprender diariamente, assim como as ferramentas mudam e a cada dia nasce uma rede nova, os profissionais devem também se reinventar a aperfeiçoar suas atuações. É verdade que temos muitos heavy users de internet no mercado, mas estar conectado diariamente e saber de todas as novidades das ferramentas e quais os últimos memes do momento não basta! Quando falamos em trabalhar buscando melhores resultados ou buscando ter agencia e departamentos que trabalhem com melhor qualidade, ou seja, em alta performance, estamos falando de buscar resultados reais para os clientes, utilizar mídias sociais para gerar impactos reais nos negócios”, enfatiza Fernando.
Ainda sem agenda para próximas iniciativas com a mais nova parceira, a CONSUMIX garante que o trabalho apenas começou e que ainda vem muita coisa por aí. “Desejamos que a vinda da SPdS para o Nordeste, a partir da parceria com a Consumix, possibilite o treinamento continuado dos profissionais de marketing, comunicação e negócios na região, desmistificando o “medo” que ainda existe por parte de algumas equipes e profissionais em relação ao digital e favorecendo a assimilação das estratégias e táticas próprias dessas plataformas para o dia-a-dia da ativação de negócios com clientes”, completa Izabela. Com isso tudo, a parceria entre CONSUMIX e SPdS promete alta performance profissional.
* Matéria produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Julho/ 2016, número 195
