Aos 40 anos de existência, a Hello Kitty mostra mais do que fofura e proporciona mais do que um abraço aos fãs mundo afora. Símbolo da cultura japonesa no mundo todo, a Hello Kitty foi criada pela Sanrio, fundada na década de 60, com base no conceito “Small Gift, Big Smile”, traduzindo a ideia de que um pequeno presente pode trazer um grande sorriso. E sua imagem traz em si um sentimento de alegria que está associada a um básico cumprimento inglês, que se tornou o nome adotado pela proximidade entre as garotas japonesas com as culturas de países de língua inglesa. “A Hello Kitty foi criada originalmente pela designer da Sanrio, Yuko Shimizu, em 1974, para ser aplicada num porta moedas. O traço da Hello Kitty foi criado de uma forma para se identificar com os sentimentos das pessoas. O nome da Hello Kitty veio da forte influência americana e inglesa na cultura japonesa naquela época”, lembra Renata Pereto, gerente de marketing da Sanrio, empresa responsável pela criação e licenciamento desta personagem fictícia que usa um laço de fita vermelha.
À personagem foi integrada toda uma história e universo fictício que a torna cada vez mais real aos fãs. Hello Kitty tem uma gama de amigos e familiares – como os pais George e Mari White, sua irmã gêmea Mimmy (que usa um lacinho amarelo na outra orelha) e até mesmo o namorado Dear Daniel (Querido Daniel, em inglês), criado em 1999. E, como qualquer garota, esta felina apresenta características que a tornam única. Ela é escorpiana e tem uma personalidade curiosa, cheia de energia e otimista; uma habilidade de fazer amigos e espalhar felicidade ao redor do mundo; e qualidades mais marcantes como generosidade, inocência e gentileza.
Ativa, adora viajar, ouvir música, tocar piano e ler, por exemplo, e como boa estudante gosta inglês, música e arte, mas não se cansa de praticar tênis. Todas essas particularidades criadas para ela ampliam sua similaridade com o público e, por consequência, possibilitam uma gama de ações e de oportunidades. “No Brasil, buscamos ter um portfólio bem abrangente e temos buscado desenvolver produtos Hello Kitty para o target adulto”, comenta a gerente de marketing da Sanrio no Brasil, que adianta que haverá novidades bem interessantes nos próximos meses.
A presença da marca está se expandido ainda mais no Brasil com uma proposta diferenciada de marketing da empresa, que envolve ações promocionais no varejo, assessoria de imprensa, eventos, estratégias online, parcerias, dentre outros. Um investimento que teve início com a adoção de um novo plano e novas formas de se comunicar com o consumidor nacional. “Nos últimos anos a Sanrio mudou o foco de negócios no Brasil para o licenciamento de produtos. Desta maneira, temos hoje no Brasil aproximadamente 80 empresas que licenciam a marca Hello Kitty para os mais diversos tipos de produtos. E através destes licenciados que distribuem os seus produtos para lojas, os produtos Hello Kitty podem ser encontrados em todo Brasil. Atualmente temos sete lojas Sanrio Surprises que estão localizadas nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. E também temos o e-commerce (www.lojadahellokitty.com.br). Os produtos Hello Kitty podem ser encontrados em todo mundo”, diz Renata.
Todas as investidas da marca são pensadas pelo próprio departamento de marketing da Sanrio, que trabalha com o aporte da Holofote Comunicação (que responde pela assessoria de imprensa) e ainda da agência B Young, que cuida da comunicação digital. “O nosso trabalho de assessoria de imprensa busca tanto divulgar as novidades da Hello Kitty no Brasil e no mundo, tanto no que se refere a novos conceitos, eventos e produtos. E hoje a Sanrio do Brasil trabalha também com a agência B Young para cuidar do seu Facebook Hello Kitty Brasil e Instagram. Através das ações nestas plataformas conseguimos uma grande interação com as fãs de Hello Kitty em todo Brasil. Temos posts diários dos mais diversos assuntos, assim como a criação de aplicativos com temas variados”, reforça Pereto.
E realmente rendem frutos as estratégias desenvolvidas nas redes sociais da Hello Kitty Brasil – Facebook (www.facebook.com/HelloKittyBrasil) e Instagram (http://instagram.com/hellokittybrasil). Nesses canais, a legião de fãs da personagem tem acesso aos lançamentos de produtos, novidades, curiosidades, dicas e aplicativos especiais, além de acontecimentos nacionais e internacionais em comemoração aos 40 anos com direito a espaço reservado, inclusive com quizzes relacionados à sua história, informações sobre os eventos de abraços, promoções, fotos e vídeos. Somente na fanpage o número de curtidas ultrapassa 220 mil internautas, que interagem em tempo real com a apaixonante gatinha.
* Matéria sobre a marca Hello Kitty, produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Agosto/ 2014, número 172
