Fechar menu
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
  • Home
  • Sobre
  • Portfolio e Serviços
  • Projetos Especiais
  • E-commerce
  • Contate-nos

Assine para atualizações

Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

O que há de novo

Por que falar de câncer de pele e HIV em dezembro transforma a vida das pessoas

1 de dezembro de 2025

Festival Recife Mundo Mix 2025 promete três dias de música, arte, sabores e economia criativa

18 de novembro de 2025

O que é Buzz Marketing e por que ele está dominando as conversas sobre influência

3 de novembro de 2025

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Por que falar de câncer de pele e HIV em dezembro transforma a vida das pessoas

1 de dezembro de 2025

Festival Recife Mundo Mix 2025 promete três dias de música, arte, sabores e economia criativa

18 de novembro de 2025

O que é Buzz Marketing e por que ele está dominando as conversas sobre influência

3 de novembro de 2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
Button
  • Home
  • Sobre
  • Portfolio e Serviços
  • Projetos Especiais
  • E-commerce
  • Contate-nos
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
Lar»Notícias»Uma cinquentona cheia de charme
Notícias

Uma cinquentona cheia de charme

Ivelise BuarquePor Ivelise Buarque18 de novembro de 2013Atualizada:10 de maio de 2025Nenhum comentário4 minutos de leitura
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail

image015Ela é uma cinquentona que chega com tudo Brasil afora numa ação de marketing de impacto: o Mônica Parade, que homenageia esta estrela das revistas infantis, criada pelo cartunista brasileiro Maurício de Sousa em 1963 nas tiras de jornais de Cebolinha, originalmente na Folha de São Paulo. E agora, para marcar os 50 anos desta figura explosiva no mercado editorial de quadrinhos nacional, sua imagem é resgatada em tamanho natural, a partir de esculturas de 1,60 cm, customizadas por artistas, seguindo o modelo do projeto Cow Parade mundo afora.

A personagem fictícia das histórias de quadrinhos, de mera coadjuvante, conquistou papel principal e passou a ser publicada em revista própria em 1970, pela Editora Abril e agora pela Editora Panini, com o objetivo de internacionalizar ainda mais seus personagens. E por causa o carisma da garota dentuça se tornou o foco desta estratégia da Panini com a TopTrends (empresa com know how em eventos de arte de rua). Mais do que uma intervenção urbana ou artística, a investida lança mão da imagem forte da personagem infantil da Maurício de Sousa Produções numa ação de recall positivo. “Acreditamos que é imprescindível incentivar a interação do público com todas as manifestações de arte – de quadrinhos a esculturas, chegando até as inovações tecnológicas, como a realidade aumentada –, mas, principalmente, promover a interação entre as pessoas – seus amigos, familiares e artistas que admiram”, diz Marcio Borges, diretor comercial, marketing e publicações da Panini, grupo fundado há mais de 50 anos na Itália, e que é a multinacional líder na publicação de quadrinhos, revistas para crianças e mangás na Europa e América Latina.

image012 (1)E a investida da editoria não é para menos. Hoje, entre quadrinhos e tiras de jornais, suas criações chegam a cerca de 30 países. Entre as revistas de histórias em quadrinhos mais vendidas do país, dez são de Mauricio de Sousa – atualmente, suas revistas respondem por 86% das vendas do mercado brasileiro de quadrinhos. E o autor já alcançou o extraordinário número de um bilhão de revistas publicadas, assim como os personagens da Maurício de Sousa somam um grande produto de consumo. As charmosas e divertidas figurinhas criadas pelo artista paulista estão em cerca de 2.500 itens de diversas categorias (como jogos e brinquedos; roupas, calçados e acessórios; decoração; higiene pessoal; material escolar e papelaria; alimentação; vídeos e DVDs; revistas e livros). Os produtos licenciados pela produtora mantêm acordos com mais de 100 indústrias nacionais e internacionais e já foram exportados para cerca de 90 países.

A Maurício de Sousa ainda detém desenhos animados exibidos em diversos horários no CartoonNetwork desde 2008 e programa com animações na TV Globo aos sábados em 2010. E a Turma da Mônica, lançada apenas em 2008 pela Panini, já se tornou o título de maior sucesso editorial do mercado de quadrinhos brasileiro nos últimos 30 anos, com vendas superiores a 300 mil exemplares por edição, assim como conquistou o status de revista em quadrinhos de maior vendagem no mundo ocidental.

E por isto que não é a toa que o investimento no Mônica Parade tenha impacto nas ruas. Mas, para isto, foram convidados 49 nove artistas, fora o próprio criador, para dar uma cara própria à Mônica. Eles foram escolhidos pela Panini junto ao mestre dos quadrinhos para deixar suas marcas nas Mônicas. Os artistas receberam as esculturas em seus ateliês e soltaram a imaginação e criatividade para entregar ao público uma versão nunca vista antes da personagem, que estão localizadas próximas a ícones arquitetônicos, pontos turísticos, bancas de jornal, entre outros pontos de diversos cantos da cidade de São Paulo, inicialmente. E, além das ruas, o público pode acompanhar o projeto pelo site (www.monicaparade.com.br), que reúne notícias, fotos, making of, informações dos artistas e o mapa de localização de todos os modelos. “Sempre buscamos promover, das mais diversas formas, este encontro do público leitor, grande fã das obras de Mauricio de Sousa, com seus personagens favoritos, especialmente a Mônica. A Mônica Parade é um dos eventos mais impressionantes que já realizamos neste sentido”, diz Borges.

* Matéria produzida pela jornalista para Revista Pronews, edição de Dezembro/ 2013, número 163.

Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
Avatar photo
Ivelise Buarque

    Ivelise Buarque é jornalista, consultora de comunicação e idealizadora do portal Ivelise Comunica e do Perneando. Com mais de 32 anos de atuação no cenário de comunicação, marketing e negócios, ainda tem grande participação no mercado de comunicação corporativa e marketing de consumo e cultural. E nos dias de hoje atua com foco em cultura, arte, entretenimento e projetos criativos, ajudando marcas e iniciativas a se comunicarem com autenticidade, propósito e impacto.

    Relacionados

    Por que falar de câncer de pele e HIV em dezembro transforma a vida das pessoas

    1 de dezembro de 2025

    Festival Recife Mundo Mix 2025 promete três dias de música, arte, sabores e economia criativa

    18 de novembro de 2025

    O que é Buzz Marketing e por que ele está dominando as conversas sobre influência

    3 de novembro de 2025
    Adicione um comentário

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Demo
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    • YouTube
    Não perca
    Notícias

    Por que falar de câncer de pele e HIV em dezembro transforma a vida das pessoas

    Por Ivelise Buarque1 de dezembro de 20250

    Em dezembro, dois movimentos ganham força no Brasil e ajudam a desenhar um futuro mais…

    Festival Recife Mundo Mix 2025 promete três dias de música, arte, sabores e economia criativa

    18 de novembro de 2025

    O que é Buzz Marketing e por que ele está dominando as conversas sobre influência

    3 de novembro de 2025

    REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

    15 de outubro de 2025

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas da Ra sobre arte e design.

    Postagens recentes

    • Por que falar de câncer de pele e HIV em dezembro transforma a vida das pessoas
    • Festival Recife Mundo Mix 2025 promete três dias de música, arte, sabores e economia criativa
    • O que é Buzz Marketing e por que ele está dominando as conversas sobre influência
    • REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil
    • APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

    Comentários recentes

    1. CIn-UFPE participa do REC’n’Play 2025 com programação interativa – Realize Com Ivelise em APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025
    Realize Com Ivelise
    Facebook Instagram YouTube
    • Home
    • Contato
    © 2025 Realize Com Ivelise.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.