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Lar»Notícias»Mercado»Uma abundância de opções classificadas no melhor Bomnegócio.com
Mercado

Uma abundância de opções classificadas no melhor Bomnegócio.com

Ivelise BuarquePor Ivelise Buarque15 de abril de 2014Atualizada:10 de maio de 2025Nenhum comentário8 minutos de leitura
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bomnegocio-com_cumpadreO mercado de classificados online cresce a um ritmo estarrecedor. Nos últimos seis anos, acredita-se que tenha crescido uma média de três vezes mais. Isto porque a confiança no meio cresceu e com ela o consumo. Para se ter uma ideia deste crescimento, uma pesquisa da E-bit Informação (agosto/ 2013) apontava que 3,98 milhões de pessoas realizaram a sua primeira compra online, nos primeiros seis meses. “Os brasileiros estão mais acostumados e mais confiantes em fechar negócios pela internet, mas a gente sabe que, quanto mais à vontade e seguros deixarmos nossos usuários, melhor a chance de um bom negócio. Fazemos isso por meio de comunicação e dicas para os usuários”, diz o vice-presidente e diretora de Produto, Ana Julia Ghirello.

Um empreendimento que apostou nesta onda com uma ideia que anda conquistando cada vez mais adeptos e mostra mais ainda sua cara. Imagem esta que foi reforçada neste primeiro trimestre com a estreia de uma campanha divertida com o com o slogan “A cada 1 minuto, 4 coisas vendem”. “O objetivo da campanha foi mostrar que as oportunidades do Bomnegócio.com estão em todos os lugares, principalmente perto do dia-a-dia das pessoas. Seguindo este conceito, pensamos em artistas, famosos por suas atitudes originais, que pudessem emprestar suas personalidades para explicar o que é um bom negócio: a solução mais rápida para aquilo que não se quer ou não cabe mais ou que é de uma outra época da vida. Achamos que desta forma, tornamos muito claro que é fácil e rápido comprar e vender no Bomnegócio.com”, declara Ghirello.

A investida nasceu com a simples ideia de criação de um canal que ajudasse todos os brasileiros a fazer bons negócios. “O bomnegócio.com é um site de classificados grátis de alcance nacional, que permite que, sem custos e de forma simples e rápida, pessoas físicas e jurídicas publiquem anúncios para vender ou encontrem bens e serviços para comprar de diversas naturezas em todo o território brasileiro”, define Ghirello, que lembra que a empresa começou pequena com 20 pessoas e agora já soma mais de 200. “Estamos sempre pensando como podemos melhorar, como empresa, execução e pessoas. Nosso foco é nos nossos usuários e na família Bom Negócio”, reforça.

ana-julia-ghirello-bomnegocio-com
vice-presidente e diretora de Produto, Ana Julia Ghirello

O site de classificados grátis completará em pouco tempo dois anos com números impressionantes, atualmente: mais de três milhões de anúncios ativos e uma média de 378 mil contatos entre vendedores e compradores por dia, o que reflete em cerca de 74 milhões de reais por dia em negócios fechados. “O site funciona como um facilitador para quem quer vender ou comprar algum bem ou serviço. E quem anuncia vende rápido e, para quem deseja comprar algo ou contratar um serviço, o leque de opções é enorme. Desta forma, o bomnegócio.com faz parte, continuamente, da vida de muitas pessoas”, comenta.

Preparação para comemorar bem três anos de existência – Apesar de ser gratuito e ter uma abrangência nacional, o negócio não fica só na ideia da forma prática de comprar e vender. A gestão trabalha continuamente para melhorar a experiência para usuários que querem comprar, que usam o site como canal para realizar novos negócios com produtos dos mais simples e comuns do dia a dia. “Fazemos tudo pensando sempre no que pode ajudar nossos usuários e o que eles querem, seja pelo canal de atendimento do site, entrevistas com usuários, pesquisas ou por sua página no Facebook. Ainda contamos com uma equipe de suporte aos usuários, formada por mais de cem pessoas, que é responsável pela aprovação e qualidade dos anúncios que entram no site. Dessa forma, evitamos o surgimento de anúncios duplicados, venda de itens não permitidos pelo site e fraudes”, destaca a vice-presidente.

E desta forma mantém uma equipe de atendimento que dá todo o suporte necessário aos seus usuários. E para isto são utilizados meios distintos para estabelecer este contato com o cliente. “Não à toa, recebemos, constantemente, depoimentos sobre como o bomnegócio.com contribui para a vida deles. Foi então que tivemos a ideia de convidar algumas destas pessoas para gravar um vídeo contando a sua história com o site. O resultado pode ser conferido no canal do bomnegócio.com no YouTube. https://www.youtube.com/user/bomnegocioBR”, ressalta.

À um clique – Para aqueles que querem vender a bicicleta que está velha, ou se desfazer daquele só que não lhe agradou e está encostado, basta só clicar um botão e estabelecer uma conexão com alguém que deseja o que você não quer mais. E esta ideia começou há pouco tempo, mas começou definitivamente bem. “O site foi criado, em 2011, pela Schibsted, grupo de mídia norueguês, após a compra do Balcão, tradicional jornal e site de classificados do Rio de Janeiro”, diz Ana Julia Ghirello, que destaca que a Schibsted é uma companhia de capital aberto com ações na bolsa de Oslo.
Com mais de 150 anos de história, operações em 27 países e cerca de 7,5 mil funcionários, a empresa apostou na ideia e aí surgiu este negócio que hoje estimula as pessoas a criar um novo relacionamento comercial pautado em interesses comuns. E isto tudo faz com que a empresa crie uma marca própria e conquiste cada vez mais o consumidor. “Nossa mensagem é simples e isso facilita o recall junto ao público. Ajudamos as pessoas a fazer bons negócios de forma simples e rápida. Toda nossa comunicação passa essa mensagem para o nosso público, que engloba todos os brasileiros que querem comprar ou vender um bem ou serviço”, determina.

maxresdefaultUma comunicação baseada antes de tudo no conhecimento estratégico de seu público, informações fundamentais para a Bomnegócio.com definir o seu plano anual e desenvolver as ações integradas com agência (a NBS), assessoria (FSB Comunicações) e empresas promoções, assim como todas as áreas da empresa. “Por meio da mensuração, observamos, por exemplo, que, embora uma percentagem relevante do tráfego do site seja das categorias Veículos e Imóveis, temos notado um maior crescimento nas categorias genéricas (Bebês e Crianças, Móveis e decoração, Esportes, Moda e Beleza etc.), que são produtos que as pessoas têm dentro de casa. A categoria de móveis (sofás, cadeiras, mesas), por exemplo, é uma que vem crescendo muito. Hoje, ela representa aproximadamente 4% de todos os anúncios do site”, destaca ela.

Assim, apostou em campanha diferenciada com personalidades como Narcisa Tamborindeguy, Paulo Gustavo, Sérgio Malandro, Supla e o Compadre Washington, que anda repercutindo junto ao público. “Como imaginávamos, os novos comerciais tiveram uma ótima aceitação por parte do público. Diariamente, somos surpreendidos pela quantidade de memes que surgem nas redes sociais com as peças da campanha. O sucesso dos comerciais também contribuiu para o aumento de usuários no site. Registramos mais de seis mil acessos simultâneos no minuto seguinte após a exibição dos comercias na TV. Desde o início da campanha, que começou em outubro, o tráfego do site aumentou em aproximadamente 45% (dados da Comscore)”, comemora Ana Julia.

Apesar do sucesso garantido, a empresa mantém o seu conceito padrão de ser uma plataforma capaz de unir compradores e vendedores que estão na mesma região para, assim, facilitar essa troca local. “As pessoas estão cada vez mais acostumadas a comprar e vender na internet. E a maioria dos nossos usuários fecha negócio online, mas se encontra pessoalmente para a venda ou compra. Esse tabu de não confiar em negócios pela internet ficou para trás e, hoje, a maioria das pessoas se sente confortável em procurar ou vender bens ou serviços em nosso site”, friza.
E agora a empresa já pensar nos planos futuros e pode trabalhar para atingi-los, provando assim que este formato de e-commerce veio para ficar e ainda tem muito para provar. “Nesses quase três anos de existência, percebemos que ainda temos grande potencial de crescimento no Brasil, principalmente ao compararmos o tamanho atual do bomnegócio.com com o de outros sites da Schibsted. O site francês LeBonCoin, por exemplo, é 10 vezes maior do que bomnegócio.com. O resultado é surpreendente quando comparamos a quantidade de habitantes dos dois países: enquanto na França, a população é de aproximadamente 65 milhões de pessoas, no Brasil, temos mais de 200 milhões de habitantes. Logo, o bomnegócio.com tem muito potencial de crescimento no país e nosso objetivo, e o que nos move todos os dias, é este potencial de ter um papel contínuo na vida de cada brasileiro, ajudando-os a fazerem bons negócios”, destaca.

* Matéria sobre Marketing e Negócios, produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Abril/ 2014, número 168.

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Ivelise Buarque

Ivelise Buarque é jornalista, consultora de comunicação e idealizadora do portal Ivelise Comunica e do Perneando. Com mais de 32 anos de atuação no cenário de comunicação, marketing e negócios, ainda tem grande participação no mercado de comunicação corporativa e marketing de consumo e cultural. E nos dias de hoje atua com foco em cultura, arte, entretenimento e projetos criativos, ajudando marcas e iniciativas a se comunicarem com autenticidade, propósito e impacto.

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