
Inovação está definitivamente na crista da onda e, por isso, apostar nesta vertente é mais do que tendência. E este será o principal diferencial do Grupo Duca, cujo lançamento causou recente alvoroço no mercado. A holding, gerida pelo publicitário Queiroz Filho, presidente da Ampla Comunicação, servirá assim mais do que aporte gerencial para as três operações envolvidas (a Ampla Comunicação, a BG9 e a Ampla Espírito Santo). Podemos considerar que o grande barato de sua proposta é desvincular de dentro das empresas processo importantes para seus bons funcionamentos, uma vez que o processo de planejamento, prospecção e execução das atividades internas não dão mais conta da renovação tão necessária nos dias de hoje. “O nosso negócio forma-se a partir da união de talentos e marcas consagradas. Um grupo que terá não apenas a Ampla como empresa, mas também uma série de outras operações com foco em comunicação, tecnologia e inovação”, afirma Queiroz Filho, CEO do Grupo Duca.Todo o conceito do Grupo se baseia antes de tudo em desenvolver um novo DNA nas agências que o integram: a capacidade de fechar alianças fortes e integrar o que for de mais inédito como uma característica importante em seus processos de trabalho de criação e planejamento. E, não à toa, agregou uma turma muito boa no que faz e acredita para a empreitada com foco na ampliação de novas oportunidades para as três operações. “Confiamos que a união das experiências de publicitários, designers e tecnologia poderemos criar novos negócios inovadores de crescimento empreendedor junto a grandes marcas dos nossos clientes”, explica Queiroz.
Neste processo, a Duca trabalhará com a Sodet, uma empresa de consultoria que propõe a conexão entre negócios, tecnologia e pessoas ampla penetração em áreas como Tecnologia Social, Design Thinking, Redes Sociais, Empreendedorismo, Usabilidade e Visual Thinking. “A Sodet tem muito prazer de se tornar um parceiro estratégico do Grupo Duca logo no seu lançamento. Fazemos parte da IKEWAI, um grupo de inovação e novos negócios, onde temos os mesmos genes do Grupo Duca. O mercado Nordestino e do Espírito Santo ainda têm muito para crescer com novas oportunidades digitais criadas com esta parceria”, afirma Teco Sodré, CEO da Sodet.
Responsável por estruturar e desenvolver ambientes e plataformas digitais de algumas das marcas mais conhecidas do Brasil (como FIAT, Votorantim, JEEP e Embraer), ela traz para este novo modelo a proposta de criação de parcerias estratégicas para inovar nos negócios para os clientes, sejam com startups, fomentadores da Economia Criativa e profissionais e empreendimentos que possam contribuir com a proposta. “Enquanto a diretoria da Duca estiver cuidando da gestão administrativa e financeira, iremos criar estratégias para negócios já existentes e ainda para novos negócios, receitas e novidades. Além das parcerias e negócios que prospectaremos, buscaremos inovação para proporcionar novas possibilidades para o Grupo através do Duca Innovation Labs”, diz Sodré.
Com foco no aperfeiçoamento das ideias para expandir a criatividade, este laboratório tem como objetivo criar, estudar e desenvolver novas tecnologias, novos formatos e colaborações para ajudar as marcas e empresas a fazerem novos e melhores negócios em seus mercados. “O Duca Innovation Labs promoverá mudanças de comportamentos com a busca de problemas para prototipar respostas, sendo assim desenvolveremos protótipo das coisas para provocar impacto no mercado”, destaca Silvio Meira, ex-cientista Chefe do CESAR e atual sócio da IKEWAI, que é uma holding na qual está inserida a Sodet.

Um dos sócios e fundadores da consultoria e que também atuará como conselheiro do Duca Innovation Labs, Meira reforça que um dos seus papeis neste processo será olhar as operações com a Sodet e pensar em um problema para criar novas propostas para o desenvolvimento de projetos, uma ideia que pode ser realizada até mesmo em colaboração com os clientes atuais e futuros com os quais as empresas atuam. “Faremos mais do que planejamentos, faremos desenho de inovação que proporcionará um Hub de conexões com e para todas as operações, catando, por exemplo, dentro e fora do Porto Digital estratégias, network e sistemas para integrar a proposta da holding”, enfatiza Silvio.
Desta forma, o Duca Innovation Labs tem a missão de trazer o futuro para o presente com iniciativas internas buscando talentos inovadores e empreendedores para a criação e lançamento de novos produtos e novos negócios, ao mesmo tempo em que desenvolve e opera redes de inovação e empreendedorismo com grandes empresas de tecnologia, startups e instituições de pesquisa. “Acreditamos na inovação como fonte de negócios e resultados para a operação dos nossos clientes”, diz Queiroz Filho.
Entendendo a Duca – Foi com o refrão “Boa noite povo que eu cheguei, Mais outra vez apresentá meu baiana. Eu vou cantar com muita alegria. Vou apresentá essas baiana da Maria” da música Baianá do grupo brasileiro de percussão corporal que o Grupo Duca mostra sua cara ao mercado com uma proposta de alinhar gestão e inovação para alavancar os processos de trabalho de três agências do Nordeste: a Ampla Comunicação, a BG9 – união das agências Gruponove e Plano B) – e a Ampla Espírito Santo. “Resgatamos um sonho antigo do seu Queiroz, quando criou há 40 anos a Ampla, e mais do que isso um sonho meu de integrar os valores que acredito para o mercado para criar uma coisa nova, um grupo forte formado por empresas sólidas, fortes e com história no cenário publicitário”, diz Queiroz Filho, que ocupará a presidência da Ampla Comunicação até o dia 20 de janeiro de 2016, quando a agência comemorará quatro décadas de existência.
Com a investida, as agências envolvidas lideram um processo de transformação no setor que enfrente os impactos da crise nacional, mas com uma aposta ousada que contribuíra para injetar uma nova visão de trabalho. A escolha do nome partiu da ideia de que “Duca é superlativo para algo muito melhor do que bom” e, para tanto, muitos esforços serão concentrados neste novo modelo de negócios q eu já foi adotado e desenvolvido por outros grupos mundialmente conhecidos como o Omnicom Group, Grupo ABC, WPP e Publicis Group. “Este é um modelo de negocio que pretende aumentar eficácia das operações envolvidas, que terão sua individualidade enquanto empresas. Assim, as operações poderão estar 100% com foco na atividade fim. E com isso atingir novos viés de criatividade, inovação e tecnologia, aproveitando as conexões e possibilidades de negócios com um Porto Digital, por exemplo”, destaca Queiroz.
Enquanto o Grupo Duca cuidará da gestão administrativa e financeira das operações, as agências poderão se preocupar com os trabalhos para os anunciantes, e desta forma terão mais eficácia no gerenciamento dos negócios atuais e futuros. “Com o trabalho da holding, as operações serão mais livres e ágeis em seus processos. E ainda contará com um ambiente que buscará inovação e negócios, e descobrirá novas possibilidades. Acreditamos que isso trará para o Grupo e para as operações a inovação com possibilidade de novos negócios para os anunciantes”, enfatiza o presidente da Ampla e CEO da Duca.

Com a meta de dobrar em cinco anos os investimentos iniciais na ordem de 300 milhões de reais em comunicação, a holding integrará um time de profissionais de peso dentro da sua sede a ser instalada no primeiro trimestre de 2016 no Riomar Trade Center, no Pina, Zona Sul do Recife. Serão 25 pessoas que farão o empreendimento rodar além dos 250 profissionais que integram as três agências do Grupo, sendo que a Ampla envolve o maior estafe com 180 em suas unidades Recife e Espírito Santo enquanto a nova BG9 congrega uma média de 70. “Somamos a história da Gruponove que vem dividindo com a Ampla o espaço de agência mais premiada e respeitada do mercado pernambucano, com uma das mais jovens, criativas e bem-sucedidas agências atualmente, que é a Plano B”, comenta Queiroz Filho, que buscou nessas parcerias estratégicas para realizar o sonho.
Este é o melhor sentindo de união faz a força para concretizar uma ideia. E integra a Gruponove – uma das agências mais antigas e consolidadas do mercado, com quatro décadas de presença de mercado – e a Plano B), uma empresa jovem e com forte atuação ao longo de 15 anos, comandada por Mateus e Toni que foram estagiários da Ampla. E este processo de estruturação começou com uma paquera, que já rolava entre a G9 e a B, e que se tornou um casamento que promete ainda dar o que falar, segundo a atual co-presidente da BG9, Cecília Freitas. Ela dividirá a direção com Toni Ferreira no novo empreendimento que começou a dividir o mesmo espaço desde o dia 09 de dezembro. Duca mostra assim que a união faz a força contra a crise do mercado nacional.
* Matéria perfil produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Dezembro/ 2015, número 188
