
Na foto: Eliomar de Lima jornalista
Foto: Talita Rocha, em 06/05/2008
A parceria de uma página com um meio de comunicação convencional realmente ajuda a aumentar a audiência. E, com isto, não só o conteúdo ganha mais visibilidade, como o profissional pode conquistar boas repercussões nos campos da imagem e do financeiro, em muitos casos. “Temos patrocínios, mas não sobrevivemos só por isso. Somos de um grupo de comunicação – O POVO, que nos convidou para ser blog parceiro. Agregou nossa audiência ao portal e nos fortaleceu a imagem e a força de repercussão também. Houve uma boa troca de prestígio, já que tenho 29 anos de mercado e uma imagem bem sedimentada de público”, pontua o Jornalista e radialista Eliomar de Lima (CE), do Blog do Eliomar (http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/), que teve a idéia de entrar na blogosfera na mesa de um bar com amigos.
O profissional, que se inspirou em projetos como o Blog do Noblat, baseia seu trabalho no uso de três “Cs” como chama: Conteúdo, Continuidade e Credibilidade, este último focado na responsabilidade com que atua na área. Esta receita é oportuna para Eliomar que já era conhecido no segmento impresso e, na rede, conseguiu agregar um novo público, que deu maior dimensão à carreia. “Para mim, ser um blogueiro de sucesso no mundo das notícias é investir no conteúdo. Meu caso é jornalismo com prioridade para temas políticos e alguns da atualidade, do cotidiano. Faço uma miscelânea com fatos locais e nacionais, sempre procurando levar o meu leitor a um cenário geral do País, sem precisar se esquecer de sua taba. Manter a atualização sempre e investir em novidades também como vídeos ou assuntos que possam gerar polêmica ou mais audiência. Aliás, audiência só se conquista com um bom conteúdo que gere credibilidade. É necessário ter foco, persistência e responsabilidade no que escrever sempre”, ressalta.
Se para o blogueiro este casamento é interessante, para o veículo é também bastante vantajoso, pois dá uma refrescada na sua comunicação com o público. E neste caso os blogueiros se integram a rede como mais um diferencial da informação do grupo. “Tratamos nossos blogueiros por igual. Nossa rede é plural; cada um atinge um público específico. Entretanto, podemos destacar um blog que ganhou ao longo dos anos bastante destaque: Blog do Eliomar. O jornalista é considerado no meio um nome de grande valor para web. Ele já trabalha no POVO há 25 anos”, destaca Michel Victor Queiroz, editor do portal O POVO Online (CE), que lembra que começaram a investir nestes canais em 2006, com o lançamento de blogs coletivos das editorias (Gol, Política e Buchico), com os próprios repórteres.

Na foto: Michel Victor
Fotos: Ethi Arcanjo, em 20/12/2012
Hoje, contam com blogs próprios e parceiros, que ganham a marca O POVO em que está embutida a credibilidade, a tradição, tecnologia e a visibilidade que este grande meio de comunicação possui. E o Grupo, em contrapartida, ganha uma comunicação mais direcionada e a possibilidade de criação ampla de nichos que, pelos espaços tradicionais são tratados de forma curta, como: de entretenimento, moda, saúde, esportes, esmaltes e casamento. “O mercado, principalmente nos últimos dois anos, acompanha bem o desenvolvimento das ‘novas’ tecnologias e investe cada vez mais no segmento. Estamos em um processo de mudança de pensamento e cultura, as empresas já entenderam que os blogs deixaram de ser um diário de adolescente há tempos e que o público de um blog pode ser melhor direcionado do que veículos com um público mais plural. Por exemplo: para uma empresa de cosmético é bem interessante anunciar ou patrocinar um blog que fale sobre esmaltes – o público será mais direcionado”, diz Queiroz.
Ele acredita que o processo de qualificação dessas redes se dará naturalmente – a medida que entrar investimentos pelas empresas, público e mercado. “Para nós, o processo comercial é simples. Caso haja venda, os valores são repartidos para ambas as partes. Porém, ainda não destacamos o investimento comercial da área. Nossa atenção inicial é focar na qualidade de conteúdo, navegação e layout da ferramenta”, frisa.
* Matéria produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Janeiro/ 2013, número 154.
