Um gato normalmente tem nove vidas, mas esta gatinha já tem quatro décadas de história no mercado mundial para contar. Assim como muitos personagens, a Hello Kitty é uma referência de infância de muitas garotas no mundo inteiro e, por isto, ganhou destaque até em música lançada em 2013 pela cantora canadense Avril Lavigne. Apaixonante, ela se consolidou como uma marca forte, inclusive no Brasil, país na qual aproximadamente 80 empresas detém a licença de uso da imagem para os mais diversos tipos de produtos em segmento alimentício, de confecção, calçados, brinquedos, papelaria, houseware, presentes, entre outros. “O traço da Hello Kitty transmite um sentimento de fofura e os seus produtos sempre encantaram as pessoas. Por mais que a sua origem seja japonesa, ela é bem aceita em todo o mundo e a sua diversidade de guias de artes permite que ela seja apresentada em diversos estilos”, diz Renata Pereto, gerente de marketing da Sanrio, empresa responsável pela criação e licenciamento desta personagem fictícia que usa um laço de fita vermelha.
Para marcar os 40 anos de prestígio que a gatinha mantém entre os consumidores brasileiros, a Sanrio Brasil criou uma ação comemorativa com um tema global, “Arigato, abrace muito!”, para agradecer o amor e carinho da legião de fãs, desde 1974. “Este foi um conceito mundial criado para marcar esses 40 anos da Hello Kitty, onde a personagem agradece por todo amor e carinho que ela recebeu das pessoas durante todo este tempo, diz obrigada e quer dar um abraço nas pessoas. Além disso, ela quer que as pessoas se abracem gerando assim uma corrente de amor e gratidão pelo mundo. Desta forma, durante todo o ano de 2014 será celebrado o aniversário da Hello Kitty com muitos eventos de abraços pelo mundo”, lembra Pereto.
E este sentimento está sendo propagado em diversas ações com start no Puroland, parque temático da Hello Kitty no Japão, em 1º de novembro de 2013, quando a gatinha completou 39 anos. E por isto o roteiro no Brasil segue um calendário mundial. Aqui, o “Primeiro Abraço” aconteceu no dia 23 de janeiro, em evento realizado em parceria com o GRAAC – Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer, dando início a todos os abraços durante o ano. Esta investida agregou cada vez mais a marca à uma postura tradicional da empresa, uma vez que sempre se manteve mundialmente envolvida em causas sociais. “A Hello Kitty foi levar amor e carinho para as crianças e adolescentes em tratamento com câncer. A partir daí já aconteceram vários eventos de abraços no Brasil e irão acontecer muito outros, desde eventos em shoppings como em Balneário de Camboriu, Porto Alegre, Blumenau, Natal e São Paulo; ações sociais, eventos de entretenimento, online, entre outros. No mês de abril, por exemplo, a Hello Kitty visitou o hospital Santa Casa em São Paulo trazendo muita alegria para as crianças, médicas e enfermeiras”, comenta a gerente de marketing da Sanrio.
Esta ampla comemoração de aniversário da Hello Kitty no Brasil é uma oportunidade para fortalecer a relação que ela mantém com seu público há 15 anos, quando chegou ao país. Além de espalhar os bons sentimentos, a estratégia pretende ampliar ainda mais a presença deste ícone mundial com muitas novidades. “A Hello Kitty também teve um espaço em sua homenagem no evento de decoração Casa Cor, que foi visitado por um número muito grande de pessoas. Além disso, estão sendo feitas ações online como o hotsite especial dos 40 anos da Hello Kitty (www.hellokitty40anos.com.br) e no facebook Hello Kitty Brasil. As fãs de Hello Kitty poderão acompanhar através deste hotsite e facebook os próximos eventos comemorativos que irão acontecer neste ano”, ressalta Pereto.
Uma proposta nada ruim para a gatinha mais conhecido no mundo, que tem um público fiel e apaixonado e de todas as idades, para quem não irá faltar atrações. “Podemos considerar a Hello Kitty um personagem multi target já que ela é adorada por meninas, adolescentes e mulheres adultas e, desta maneira, existe amplo portfólio Hello Kitty para atender todos estes públicos. Esta característica é um grande diferencial desta marca. Além disso, a Hello Kitty é um ícone de fofura e glamour, permitindo toda esta diversidade de produtos”, enfatiza Renata.
* Parte de matéria sobre a marca Hello Kitty, produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Agosto/ 2014, número 172
