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Lar»Notícias»Marketing Digital»Sabe qual é a boa dos links patrocinados?
Marketing Digital

Sabe qual é a boa dos links patrocinados?

Ivelise BuarquePor Ivelise Buarque9 de novembro de 2012Atualizada:10 de maio de 2025Nenhum comentário8 minutos de leitura
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A jornalista e especialista em marketing Maíra Passos

A Internet não é algo novo, mas sua evolução com o passar do tempo traz sempre coisas novas e as inovações por parte recentes proporcionadas pelas mídias sociais são uma delas. Quem aposta nesta estratégia tem condições de realizar uma campanha de comunicação com alta cobertura e visibilidade, além de acessar um veículo que ainda permite uma melhor segmentação para maior assertividade do target, otimização da demanda e investimento. A jornalista e especialista em marketing Maíra Passos (PE) apostou nas possibilidades que as ferramentas publicitárias das redes sociais oferecem e se deu bem. “Os principais benefícios com o uso dos links patrocinados foi o aumento da visualização das páginas eletrônica, clicadas por clientes em potenciais. Como já sou de comunicação, acredito que é mais fácil entender as ferramentas e direcionar para o público certo. Confesso que na primeira vez no Google eu tive que ‘cutucar’ por mais tempo para entender. Mas, é muito prático e rápido colocar a campanha no ar. Bem diferente de outras ferramentas de divulgação que requer um operacional mais elaborado, intenso, como veiculação de campanha na mídia impressa, audiovisual e a própria assessoria de imprensa. Mas, reforçando, nenhuma ferramenta elimina a outra! Sempre é importante para qualquer ação um planejamento estratégico de comunicação para analisar quais os canais que serão mais adequados para cada empresa/proposta específica”, destaca a profissional que há três anos montou o seu próprio e homônimo negócio de assessoria.
Há uma variedade de formatos que prometem retorno garantido para quem investe em links patrocinados. Basicamente, este é um formato de anúncio publicitário veiculado na internet que oferece um link para o usuário e representa atualmente uma das formas mais ágeis de se anunciar e gerar visitantes no comércio eletrônico. Neste caso, pode-se fazer entre outras coisas criar e veicular campanhas de links patrocinados no Google, ou no Facebook, e em outras ferramentas de busca, como o Bing e o Yahoo, onde se pode manter uma verba, mesmo que pequena, para estas campanhas. “Os links patrocinados estão muito em voga por conta da velocidade de retorno. É uma estratégia indicada para quem quer lançar produtos novos, fazer promoções e sorteios com retorno rápido e instantâneo. Existem links patrocinados em várias plataformas: Adwords (Google), Facebook Ads (Facebook), Bing Ads (Bing), Youtube Ads (Youtube, que é rede de display do Google), entre outros. O Adsense funciona numa rede de websites e Blogs que estão cadastrados e cujos donos desses espaços são remunerados pelo espaço que disponibilizam para propaganda”, diz Ludmilla Veloso, consultora de marketing digital da Martpet (PE).

E realmente os links patrocinados são uma grande promessa hoje para os negócios e vem crescendo progressivamente, e ainda tem muito a crescer, segundo o especialista Conrado Adolpho, para quem esta estratégia permite uma mensuração clara de retorno e este é da ordem de 10 x 1, no mínimo para e-commerce, ao contrário de outras mídias. “Quando falamos da publicidade online, podemos fazer uma ligação direta com os links patrocinados, afinal, a rede de anúncios do Google é a maior do mundo com um alcance global de 90% dos usuários. O Google é o maior buscador do mundo com cerca de 456 milhões de visitantes únicos por mês, e 2,5 bilhões de visualizações de páginas por dia. Sua rede de display, que consiste nos parceiros do Google (Adsense) que ganham dinheiro promovendo as propagandas do Google é a maior plataforma de publicidade online. Além do grande alcance da plataforma de publicidade do Google, existem uma serie de formatos e possibilidades de publicações. São elas: Rede de pesquisas, Rede de display do Google, Youtube, Google places e Google Mobile”, comenta Natanael Oliveira da Nordeste SEO (CE).

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Natanael Oliveira da Nordeste SEO

Segundo o especialista, as campanhas de links patrocinados não só permitem ao anunciante um total controle sobre os seus custos, mensurando os resultados e segmentando seu público como permitem administração do seu posicionamento e possibilitam um maior retorno sobre o investimento (ROI) com cerca de cerca de 30 a 40% dos cliques. “Como os investimentos em links patrocinados são mais flexíveis, dando para utilizar mesmo com pouco investimento, resolvi experimentar a ferramenta. Eu já indicava a ferramenta para meus clientes, mas, na verdade, o que me levou a anunciar pela primeira vez foi após receber os cupons promocionais. Recebi crédito do Google e do Facebook na mesma semana! Para testar e ver o que rendia melhor, iniciei primeiro campanha da assessoria, linkando para o site. No período que anunciei experimentalmente, aumentou cerca de 60% a visualização do site, além de ter recebido mais contatos diretamente do site www.mairacp.com (lá do formulário de contatos). E 90% das mensagens foi de gente que já conhecia o mercado e queria orçar os serviços da assessoria para sua empresa, não era perguntando o que era o serviço. Isso porque como assessoria de comunicação não é serviço mais ‘popular’, aposta mais na ferramenta quem já conhece. Então, eram pessoas que queria pesquisar ‘assessoria de imprensa recife’. Achei super direcionado e funcional. Já no Facebook, coloquei link patrocinado da fan page da assessoria, que era recente. Quis testar sem promoção, só o anúncio normal. Recebi novas curtidas no período de campanha e o ‘alcance’ lá no gráfico subiu 400%!”, lembra Passos (PE).

Naturalmente, a mídia na internet é muito novo e muda a todo momento, e para muitos especialistas os anúncios online são uma plataforma até mais amadurecida para a convencional mídia social. E, por outro lado, é um serviço que ainda não é explorado como poderia pelas agências de publicidade. “Temos um vasto mercado para isso, mas faltam especialistas, e o modelo de negócio é bem parecido com a propaganda convencional. Programar micro-anúncios em redes sociais como o Youtube e o Facebook, por exemplo, é um campo de atuação muito interessante e que acredito já integra e deve integrar cada vez mais o portfólio das agências, pois, dependendo do tipo de cliente e da estratégia vai conseguir agregar bastante no escopo dos resultados dos anunciantes. Ainda falta no nosso mercado regional empresas especializadas e que ofereçam bons serviços em áreas como marketing em mídias sociais, comportamento do consumidor e inteligência digital, geração de conteúdo transmídia, integração analitycs com e-commerce, mobile marketing, Relações Públicas digitais, advergames, social games, direito digital, entre outras”, pontua Fábio Albuquerque, coordenador do MBA em Marketing Digital da Faculdade Estácio Idez e gerente de marketing da TV Tambaú (PB).

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Especialista em marketing digital e e-commerce, Sandra Turchi

Além da audiência e assertividade do público, a realização de publicidade online e nas redes sociais é importante por possibilitar o relacionamento entre pessoas e as marcas com grande interatividade e envolvimento afetivo. Mas é lógico que a escolha se baseia na definição dos objetivos da campanha, do público alvo, nos hábitos de consumo e no investimento disponível.  “Para cada um dos meios definidos, a agência pode contar com ferramentas que permitem o acompanhamento dos resultados e indicadores e com isso realizar a gestão. A vantagem da utilização dessas ferramentas é a otimização da campanha e a rentabilização do investimento realizado, já que é possível identificar, por exemplo, o veículo, formato e linha criativa que geraram o melhor resultado, que pode ser uma melhor conversão com o menor custo ou a maior visibilidade com o menor custo, no caso de mídia display. Os anúncios, palavras, CPC e posição que proporcionaram a melhor conversão, no caso de link patrocinado. Sobre o Facebook, especificamente, o interessante é a possibilidade de segmentação do formato conforme o objetivo da campanha, ou seja, Like Ad é mais indicado para aumentar a base de fans, o sponsor para aumentar a base de fans e engajamento e o post ad para aumentar a base de fans, engajamento e divulgar um post” diz a especialista em marketing digital e e-commerce, Sandra Turchi (SP).

Para a coach digital, O link patrocinado nos buscadores é um modelo de mídia online que continua crescente no Brasil, até porque há uma variação no volume de busca por segmento de mercado. Este tipo de anúncio online é um meio totalmente complementar as outras mídias (off-line e online), na qual foram detectadas que de 30% a 40% das buscas realizadas aconteceram após o usuário ser impactado por uma mídia online de display. No Facebook, por exemplo, o alcance, frequência e a possibilidade de obter precisão dos anúncios para audiências altamente segmentadas corresponde a uma média de 90%, taxa superior a media de 35% dos demais formatos de mídia online, segundo relatório Nielson. “Falando mais especificamente da publicidade paga realizada com a utilização do botão “Promover” do Facebook, lançado em maio deste ano, permite a marca aumentar o alcance da divulgação dos posts que forem definidos como estrategicamente importantes. Isso porque os posts com o título “Sponsored” (Patrocinado) aparecerão no feed de notícias (formato newsfeed), não na barra lateral como os anúncios convencionais são vistos hoje, garantindo assim maior visibilidade das pessoas e amigos das pessoas que curtem a página da marca, principalmente das pessoas que acessam o Facebook pelo celular, que normalmente leem apenas os feeds de notícias devido ao tamanho reduzido da tela”, destaca Turchi.

* Matéria produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de novembro/ 2012, número 152.

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Ivelise Buarque

Ivelise Buarque é jornalista, consultora de comunicação e idealizadora do portal Ivelise Comunica e do Perneando. Com mais de 32 anos de atuação no cenário de comunicação, marketing e negócios, ainda tem grande participação no mercado de comunicação corporativa e marketing de consumo e cultural. E nos dias de hoje atua com foco em cultura, arte, entretenimento e projetos criativos, ajudando marcas e iniciativas a se comunicarem com autenticidade, propósito e impacto.

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