
Data:27-8-2014
Assunto: Marketing – Luciano Faccioli , apresentador da TV Jornal.
Palavras-Chaves: Faccioli – ##
“Eu não estou jornalista, eu sou jornalista” é assim que se define o apresentador, repórter e radialista paulista Luciano Faccioli, que acaba de integrar o staff do “Notícias da Manhã”, programa do SBT exibido pela afiliada TV Jornal, direto do Recife. Esta nova empreitada marca mais um capítulo de uma trajetória de quase 30 anos deste profissional que já passou por várias emissoras de rádio e televisão como a Clube de Santos, Tupi e Jovem Pan, além das Rede Record e Band. Um começo que como todos foi árduo, mas significativo em sua carreira. “O começo foi difícil, precisei comprar horário numa rádio AM de Santos apresentando um programa infantil. Os principais percalços desse início foram que ninguém me dava oportunidade para que eu pudesse iniciar na profissão”, lembra.
Considerado um dos maiores apresentadores da TV brasileira, Faccioli traçou um longo caminho para superar os diversos desafios que marcam não só o seu princípio na profissão como ainda a de muitos outros no mercado brasileiro, em sua opinião. “A maioria das empresas, como acontece até hoje, querem o profissional pronto e esse era o maior obstáculo. O que contribuiu foram as dificuldades do começo que eu superei com muito sacrifício e que servem de exemplo até hoje”, diz. E foi com esta visão de ultrapassar qualquer obstáculo pela frente que ele enveredou dos estúdios de rádio para as telinhas.
Apesar de ter começado na televisão ainda na década de 90 (atuando na TV Litoral Santos, TV Mar e TV Tribuna), ele considera que o pontapé inicial foi realmente em 2005, quando passou a apresentar o São Paulo no Ar, na TV Record, telejornal matinal com notícias policiais. Uma história de amor com a qual convive até hoje com muita competência e humildade, além de mostrar sua flexibilidade no mercado e nesses dois meios. “O lado bom é que tendo mais de uma função nos meios de comunicação você passa a ter um jogo de cintura muito maior. Uma facilidade maior de adaptação às diversas funções”, acredita.
Sua vida pessoal teve tantos percalços quanto a profissional. Mas, nada o desviou do sonho que almejava. Nem a tragédia familiar ainda na infância. “Meu pai faleceu quando eu tinha 12 anos e ai minha mãe assumiu o controle da nossa casa. Nossa situação financeira, que era muito confortável, ficou bem complicada. Minha mãe reverteu essa situação sendo pai e mãe da casa ao mesmo tempo. Trago isso até hoje e serve de inspiração para eu superar os meus desafios”, ressalta. Esta superação materna é uma de suas grandes referências, desde o início. “Até porque no começo da profissão recebi muitos ‘nãos’ e ai se eu não tivesse buscado exemplos como o de minha mãe talvez eu tivesse desistido mesmo antes de começar”, lembra.
Uma profissão que abraçou com todas as forças necessárias para construir um nome forte, que mantém até hoje no mercado nesses dois meios distintos, mas com tantas similaridades: “Eu entendo que o rádio e a TV são idênticos, a diferença é na linguagem, já que no rádio você precisa trabalhar a imaginação na pessoa ao ouvir um relato, deve formar uma imagem daquela situação relatada. Já na TV, você vai na carona da imagem tentando descreve-la da maneira mais fiel possível”.
E as duas experiências lhe proporcionaram tantas possibilidades quanto liberdade, em toda sua trajetória. “Nunca fui censurado em nenhum veículo de comunicação que trabalhei. Sempre tive total liberdade nas empresas que passei e liberdade de opinião arcando com as cobranças em função de opiniões emitidas. E eu sempre falo que quem fez rádio e migra para a TV tem essa mudança com enorme facilidade, porque quem faz rádio toma sopa de letrinhas”, destaca Faccioli, que acredita que um dos maiores diferenciais da TV é exatamente o trabalho conjunto. “Uma andorinha só não faz verão. Porque TV é trabalho em equipe, então sempre penso que o grupo é que faz o sucesso de qualquer programação”, acredita.

Data:27-8-2014
Assunto: Marketing – Luciano Faccioli , apresentador da TV Jornal.
Palavras-Chaves: Faccioli – ##
Este pensamento, inclusive, ele adquiriu nos anos de companheirismo com amigos e diversos colegas de profissão, como o gerente de jornalismo de emissora de TV em Santos, Eduardo Silva, melhor amigo e um maior exemplo. “Outros colegas também foram fundamentais nesses 30 anos de profissão: Milton Neves, Paulo Henrique Amorim e Zé Bettio, comunicador do rádio que marcou época na década de 90 na rádio AM”, pontua ele, para quem a credibilidade, confiança e responsabilidade com as informações são ingredientes obrigatórios no trabalho de qualquer profissional, independente do veículo de comunicação.
E nos dias de hoje, com as inovações tecnológicas, é paradigma essencial para fazer jornalismo, uma vez que a comunicação é pautada pelo dinamismo nas notícias em destaque nas mídias sociais: “Apresentador de telejornal é um relator de fatos e não um ator que interpreta ou conta estórias de ficção. E isto é cada vez mais cobrado, mais exigente por parte dos telespectadores e cada vez mais ágil. Eles assistem as notícias pela manhã e vão querer assistir à noite o desfecho, mas com o acompanhamento em tempo real da atualização daquele fato”.
Por isto, o fazer jornalístico hoje em dia deve ser cada vez mais dominado pela responsabilidade e pela apuração mais completa possível, sem diminuir ou aumentar a informação. Uma fórmula simples e prática que carrega em si sinceridade com o telespectador e a confiança com as fontes, e vice-versa. “O relacionamento com as fontes da minha parte sempre será o mesmo independente do que for noticiado. Agora se as fontes ficarem incomodadas com algum comentário ou notícia divulgada é só procurar outras fontes”, pensa ele que acredita antes de tudo na independência da notícia e na veracidade dos fatos.
E é com este posicionamento que o jornalista integra o time da emissora pernambucana, apresentando as notícias diretamente de Pernambuco para a edição nacional do telejornal da SBT sob o comando de Cesar Filho e Patrícia Rocha. “Estar na nova emissora está sendo excelente porque fui recebido de maneira extremamente carinhosa por parte de todos os colegas. E se não fosse o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, uma empresa séria e consolidada, eu não teria aceitado o convite para aqui estar. Participar do ‘Notícias da Manhã’ tem sido excelente para levar o nome da TV Jornal e do estado de Pernambuco para todo o Brasil. Além disso, participar de um programa que é comandado por um amigo, que é o César filho, fica mais fácil ainda”, frisa.
Este novo desafio mantém ativa a perspectiva pessoal e profissional de Luciano Faccioli no mercado, consolidando a cada novo projeto sua imagem imutável, à frente das câmeras e nos bastidores. “Meu jeito de ser é o mesmo fora ou dentro da TV. Sendo assim, penso que o mesmo Luciano sem as câmeras ligadas é o mesmo Luciano que está no ar na casa dos pernambucanos”, destaca ele, que considera trabalhar um hobbie e aproveita o novo momento para conhecer melhor a cidade do Recife e a Região Metropolitana.
* Matéria perfil com o jornalista e apresentador paulista Luciano Faccioli que assume posição no telejornalismo pernambucano para o SBT, produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Outubro/ 2014, número 174
