Nunca me ative muito seja aqui seja fora mesmo em lugares tradicionalmente turísticos, e por isso nunca tinha percebido um curioso endereço na esquina da Rua da Guia com a Rua do Observatório, em frente à Praça do Arsenal, chamado de Embaixada de Pernambuco. Naturalmente, o nome de chamou atenção, mas pensando bem, numa terra em que tudo é o maior em linha reta da América Latina, ter uma embaixada própria é bastante pertinente. Mas, brincadeiras a parte, o local que mescla a tranquilidade daquela parte da ilha que chamamos de Bairro do Recife com elementos da cultura kitsch nas melhores referências de tempos passados. E ai você tem um lugar icônico que carrega em si diversas histórias para se conhecer sobre a cidade e o estado.
Apesar de funcionar há três anos, acredito que não sou a única a desconhecer a Embaixada de Pernambuco e, por isso, cheguei para fazer algumas perguntas que acabaram sendo respondidas juntamente com o público visitante da casa, que chega a partir das agências de turismo que acertam diversos passeios. Mas, o local conta com dois museus: o dos bonecos gigantes de Olinda e um de cera que traz inclusive uma gama de personagens que reforçam a cultura e o folclore local. São alguns destaques do que vivemos no dia a dia e que passam despercebidos, em sua maior parte, e recortes da história do Recife e de Pernambuco que para alguns está há muito perdido no tempo como a passagem do Zebelin. Então, você dá um esbarrão com Mateus e Catirina, Maria Bonita e Lampião, cortejo do Maracatu Nação e caboclos de lança do Maracatu Rural, papangus e passistas, e nomes que fizeram do estado uma referência na grande mídia como o velho guerreiro “Chacrinha”.
Tudo isso pode ficar mais interessante com apresentações ao vivo de frevo e interação com caboclos de lança que são realizadas na casa, durante algumas das visitações do público. Infelizmente não deu para pagar pra ver pessoalmente devido a pressa do fim de mês, véspera de feriado, mas se você está procurando um passeio que ainda não conhece para passar o tempo neste Dia de Finados, aproveita e dá uma sacada pela Embaixada de Pernambuco, quem sabe você não se diverte. A Embaixada de Pernambuco fica na esquina da Rua da Guia com a Rua do Observatório, localizada em frente a Praça do Arsenal, no Bairro do Recife, e funciona hoje das 8h às 17h. Os horários de funcionamento nos demais dias são 8h às 17h de segunda a sexta e aos sábados e domingos, das 8h às 16h, e a entrada para visitação e a experiência proporcionada com os dois museus é R$ 20,00. Informações: (81) 3224-5802.
