O uso de tecnologias tem aumentado exponencialmente nas escolas e uma pesquisa realizada pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic) comprova isso com dados bastante interessantes. O estudo revelou que de 2015 para 2016 o número de professores que usam a internet do celular em atividades com os alunos cresceu 10%. Mas, os dados não param por aí: matéria publicada no G1 mostra que o celular, antes tão mal visto no ambiente escolar, passou a ocupar cada vez mais espaço na sala de aula: em 2016, 52% das escolas utilizavam o aparelho em atividades com os alunos.
A pesquisa, que aconteceu entre agosto e dezembro de 2016 e coletou dados de 1.106 escolas, em turmas de 5º e 9º ano do ensino fundamental e do 2º ano do Ensino Médio, reforça que cada vez mais a popularização dos aparelhos pode ter relação com essa nova realidade. Dos estudantes que têm acesso à internet, 77% usam a rede por meio do celular, o que reflete ainda o crescimento progressivo da plataforma mobile como principal canal de conexão dos consumidores mais jovens. Em virtude desse cenário, a editora SM (com atuação há 80 anos) lançou a plataforma Educamos.SM, que reúne orientações didáticas, livros e recursos digitais organizados em um único ambiente flexível e de fácil navegação, a fim de otimizar a prática do ensino do professor.
Integrando conteúdos com avaliação e gestão de desempenho dos alunos, Educamos.sm reúne tudo em um único ambiente, proporcionando dinamismo ao professor na hora de acompanhar o ritmo dos alunos, com soluções digitais e um conjunto de funcionalidades projetadas para distribuir e gerenciar conteúdos de maneira progressiva e interativa, com ou sem acesso à internet. Outro diferencial é que professores e alunos podem ainda se comunicar por meio de uma área de notificações que permite a troca de mensagens personalizadas. Desta forma, o encontro entre alunos e professores não acontece apenas na sala de aula e passa a ocupar um ambiente virtual de aprendizagem que ainda amplia a relação e potencializa o aprendizado. Experiências como essas só amplificam a ideia de que o mundo está mais do que nunca conectado, colaborativo e universal.

