
Não é de hoje que se discute o poder da internet e a força das mídias sociais. Afinal, estamos falando de mundo que congrega no Brasil 82,4 milhões de pessoas (dados IBOPE Nielsen Online) e de um universo que conta atualmente com cerca de 50 milhões de usuários do Facebook e 33,3 milhões no Twitter (relatório Semiocast). Mas, apesar de ter o maior alcance entre os usuários ativos de internet, os brasileiros ainda aproveitam muito pouco o potencial das ferramentas para converter seus relacionamentos em negócios, alega o publicitário e fundador do Melhor do Marketing, André Damasceno. “Costumo sempre dizer: redes sociais são canais de relacionamentos. E relacionamentos são negócios disfarçados”, diz o coach executivo pela Academia Brasileira de Coaching.
Contudo, como em qualquer negócio, é necessário ter planejamento estratégico, definir valores e até a energia que você irá gastar para atualizar o próprio perfil, por exemplo, pontua ele que esteve recentemente no Recife, para ministrar um workshop de planejamento estratégico nas mídias sociais. A iniciativa, desenvolvida no auditório do Grupo Roval de Farmácias de Manipulação, partiu de uma necessidade pessoal da relações públicas e blogueira Shirleide Lima (http://blogdashirleide.blogspot.com.br/). Apesar da experiência já bem sucedida com o blog (que já conta com 10 mil acessos), a profissional sentia que poderia melhorar sua performance para alcançar espaço mais produtivo que almeja no futuro como profissional.
“Partiu da necessidade de estar presente nas maiores redes sociais do mercado, como Facebook, Twitter, Orkut, Youtube e outras. De forma bacana, correta e eficaz, e com resultados positivos. Já tinha participado de outros workshops com ele e venho acompanhando a carreira e o crescimento dele, admiro o seu posicionamento como profissional e diante de seus conhecimentos cheguei a conclusão que era o que no momento atendia as minhas expectativas, um profissional qualificado, que já atua na área e tem um nome forte nesse nicho”, comenta Lima que tem MBA em Marketing e Especialização em eventos e Gestão de Imagem e se prepara para atuar como consultora.
A proposta não podia se mais oportuna. Afinal, somente o Facebook hoje tem mais de 3,2 bilhões de curtir e comentários por dia, enquanto o Twitter tem uma margem de um bilhão de posts por mês. Esses números podem fazer muita diferença não só para uma marca ou empresa como também para a vida profissional. Mas, para isto, é preciso saber como usá-las. “É importante se ter bem claro que nada pode ser tratado como uma receita, como aqueles 10 passos para o sucesso nas mídias sociais, porque, quando se trata de pessoas, nada é fixo. Desta forma, o ideal é experimentar as mídias, monitorando e analisando o que funciona”, lembra Damasceno, que indica que tudo deve partir de um planejamento estratégico com base em um primeiro e importante detalhe: a definição dos objetivos. Ao se determinar a principal expectativa, pode-se levantar seus próprios questionamentos que devem ser respondidos na criação do seu projeto: Qual o meu desejo? Quais as prioridades? Quem devo impactar e como farei isso?
Tudo isto respondido, pode-se determinar as metas e apostar nas ferramentas a disposição para alcançar o objetivo principal, investindo, inclusive, no que há de novo. “Apostar nas mídias sociais novas são uma oportunidade para se sobressair. Quando se faz o novo e o diferente sempre se chama mais a atenção, mas o importante é buscar conhecer e se comprometer com as ferramentas e as pessoas com quem vai se mantendo relacionamento nessas redes”, destaca Damasceno, que sugere entre as novas apostas o Pinterest. Esta rede social americana, criada em 2010, funciona quase como uma revista personalizada e permite que o usuário crie quadros com imagens e vídeos. Crescendo de mansinho, ela já tem R$ 1,5 bilhões em valor de mercado e 1,3 milhões de membros, que seguem mais marcas e compram mais, segundo pesquisas do site MarketingCharts. Na América Latina, conta com cerca de 143 milhões de seguidores.
“Muitos profissionais ainda tem receio de se exporem nas redes sociais, simplesmente porque não sabem como. Com esse curso eu tive a oportunidade de aprender o ‘como fazer’. Qual a maneira certa de divulgar e ao mesmo tempo proteger a minha marca e a minha imagem pessoal, além de me dar a oportunidade de ouvir e interagir mais com meus leitores, seguidores, consumidores e clientes. Tudo isso de forma mais clara, rápida e de forma bacana agradando a todos através dessas redes sociais”, acrescenta Shirleide Lima, que já vinha utilizando algumas ferramentas de busca, monitoramento e marketing. Mas, agora usará os ensinamentos usará para concretizar e expandir negócios em seu blog.
* Matéria produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Junho/ 2012, número 147.

