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Lar»Entrevista | Perfil»Pensando os movimentos que geram as mudanças
Entrevista | Perfil

Pensando os movimentos que geram as mudanças

Ivelise BuarquePor Ivelise Buarque18 de junho de 2015Atualizada:10 de maio de 2025Nenhum comentário8 minutos de leitura
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fredalecrim_livrariaculturaHidratador de alimentos, coleiras robôs para cachorros e patins elevados com propulsores foram algumas das promessas futuristas do filme “De Volta Para o Futuro”, dirigido por Robert Zemeckis (1985). Apesar de proporcionar hipoteticamente praticidade e qualidade de vida, essas invenções ainda não existem, mas outra tecnologia já é uma realidade e proporcionou experiências únicas para o público como os hologramas. E não é a toa que esta ficção científica é a produção de cinema preferida do administrador e consultor Fred Alecrim, especialista no mercado em liderança e tendências em negócios nos mundos offline, online e mobile. “Gosto de dizer que não existe mais on e off, está tudo junto e misturado, no que chamo de on-off, ou seja, a marca precisa ter uma estratégia online muito boa e integrada com a sua estratégia offline, pois só assim os resultados serão perenes”, diz.

E com foco nesta busca de resultados que este administrador de empresas com especialização em marketing se tornou facilitador e multiplicador de metodologia focada em “como vender mais e melhor” e “saber empreender”. Voltando-se cada vez mais para a visão macro sobre as novas mídias e a tecnologia aplicada aos negócios, ele percebe que este será o grande diferencial por acreditar no impacto que a integração na esfera globalizada está causando no comportamento do consumidor. “De uma forma ou de outra, todo mundo está online. Caso a marca não tenha uma atuação online, o seu cliente tem uma presença online em algumas redes social, por exemplo. Ao comentar nas redes sociais sobre a sua experiência com a marca, querendo ou não, esse cliente faz com que ela passe a estar lá, porém, sem poder participar da conversa. Se ela estiver, poderá agradecer se for elogio ou atuar para corrigir se for crítica”, enfatiza ele, que, neste sentido, também atua como palestrante da Ponto de Referência.

Para ele que vem pesquisando, estudando e escrevendo ainda sobre varejo e atendimento, esta clareza é fundamental neste mundo pautado pela rede. Isto por que se a empresa não mudar, o cliente muda dessas empresas, e é o que a gente tem vivenciado, mudanças bem fortes. E em virtude disso é possível e essencial descobrir como empreender com foco em tecnologia, e por que não de forma criativa. “A criatividade é fundamental para ter negócios diferentes tanto para quem trabalha nele como para conquistar os clientes. Mas não basta ser diferente, tem que fazer a diferença na vida das pessoas, afinal, os clientes não compram mais produtos, compram versões melhoradas de sim mesmos, ou seja, eles compram a melhoria que os produtos irão trazer à si mesmos e as suas vidas”, destaca.

Autor e pesquisador, o consultor Fred Alecrim acredita a mudança é a chave para o sucesso das marcas e dos negócios. O cenário que temos hoje no país pode nos igualar aos países de primeiro mundo, mas para isto é necessário realizar mudanças na forma de atuar e pensar a gestão de negócios e liderança. E agregar isso tudo com a solução criativa para problemas e a criatividade no empreendedorismo se torna, em muitos casos, os diferenciais no atual cenário. “Na prática, é preciso ter essa curiosidade e essa causa de querer, verdadeiramente fazer a diferença na vida das pessoas. Depois é se manter sempre em movimento, pois só movimento gera movimento. É preciso criar uma ambiente corporativo que permita essa criatividade florescer e jamais morrer. Em relação a tecnologia, é preciso ter em mente que tecnologia não pode ser o fim e sim tem que ser o meio. Para empreender em tecnologia, é preciso ter em mente que a tecnologia precisa existir para facilitar a vida das pessoas e melhorar a experiência delas com o negócio (clientes) ou no negócio (funcionários)”, frisa o autor de “Movimentação: como afastar a mesmice e melhorar os resultados”.

fredalecrim_palestraNeste e-book, o escritor fala entre outras coisas sobre a importância de se movimentar na direção que fará o cliente elogiar, preferir e recomendar você e seu negócio. E esse é um dos grandes desafios de quem tenta se manter no mercado hoje em meio a tanta inovação tecnológica. Afinal, nesta era digital, todos nós estamos vinculados a alguma rede, mídia ou utilizamos alguma ferramenta social e, com isso, precisamos descobrir a melhor forma de aproveitar bem isto. “A melhor forma é não se deixando dominar pelas redes sociais e não ficar escravo delas. O uso correto é fundamental. Uma marca não precisa estar em todas as redes, ela precisar marcar presença de uma forma positiva nas redes onde possa ser relevante para seus clientes, seja publicando conteúdo útil para eles, seja prestando serviços como atendimento ao consumidor, orientações, dicas etc. As melhores estratégias são aquelas mais adequadas para cada marca ou profissional”, diz.

E, por isso, ele considera que as empresas e os executivos podem trabalhar isto de forma correta para alcançar bons resultados, pensando sempre em estratégias que sejam mais assertivas para cada processo em virtude dos novos tempos. “Não existe uma receita mágica. É importante construir isso com seus clientes, pois se vocês construírem com eles, eles já estarão lá. Ou seja, converse com eles, veja quais redes sociais são mais acessadas por eles e o que eles fazem lá. O que pode ser útil em termos de conteúdo e serviços. É importante que o profissional e a empresa não usem as redes só para vender produtos, mas principalmente para construir um relacionamento com seus clientes e atrair novos clientes para a marca”, enfatiza o especialista que entende bem sobre atendimento e desejo de consumo.

Sua jornada profissional é variada e começou como vendedor e gerente de empresa atacadista. Toda essa experiência foi fundamental para sua carreira. “Como vendedor e depois gerente pude ver, sentir e viver próximo dos clientes e ao lado de vendedores e gerentes em sua busca incansável por resultados. Esse momento foi fundamental para entender que sem atendimento não há resultados sustentável, que sem uma equipe que goste de gente e que seja competente não há resultados sustentáveis e que se não cuidarmos bem de nossas equipes os resultados não serão o que queremos”, lembra. E acumulou assim 12 anos de atividades no varejo, além de ter atuado por quatro anos como diretor comercial de rede de perfumes e cosméticos. E quando esta trajetória ainda foi enriquecida por uma passagem importante pelo Sebrae/ RN, onde estagiou por um ano no setor de consultoria empresarial.

“Lá conheci as mais diversas áreas do mundo dos negócios e me identifiquei muito com tudo que diz respeito a empreendedorismo e relacionamento com o cliente como Marketing, atendimento, vendas etc”, comenta ele, que viu esta etapa da sua vida como o start para algo novo. “Quando cheguei ao Sebrae/ RN, descobri o que queria. Ajudar empresas e profissionais a serem melhores como empresas e profissionais e lá encontrei a forma de fazer isso, através de palestras, cursos e treinamentos”, diz. E, o encontro com Edmour Saiani, fundador da Ponto de Referência, foi outro grande passo para esta evolução no mercado. Depois disso, foi aos poucos ganhando todo o Brasil com esse processo de trabalho e com outras facetas como a de pesquisador e escritor após o lançamento do seu primeiro livro UaugoMais, que traz ferramenta para implementar novas ideias e recheado de exemplos do varejo mundial para ins-pirar empreendedores e seus negócios a se manter em movimento.

Sempre trabalhando para ajudar as marcas e seus gestores, busca o incremento dos negócios e a conquista, cada vez mais, de reputação, relacionamento e resultados para esses empreendimentos de diversas formas. E foi por isso que se especializou, por exemplo, em pedagogia empresarial estratégica para ter uma nova visão sobre o que faz, motivado pela eterna curiosidade. “O curso me ajudou muito a ampliar os horizonte e evoluir nos meus treinamentos, palestras e workshops. Ajudou-me a ser mais efetivo no que faço. Como posso ajudar mais e melhor as empresas a terem os melhores profissionais. A educação é uma das chaves para que isso aconteça”, comenta ele, para quem a palavra movimento seja a chave para tudo ao redor.

Uma circunstância gerada na juventude com a própria experiência familiar, quando da morte da sua mãe (a quem era muito próximo), que marcou sua vida e gerou grandes mudanças não só emocionais como físicas. “Além da perda de uma pessoa amada, isso causou também a mudança da cidade de onde morávamos e estavam todos os meus melhores amigos”, lembra. Mas, o apoio do pai (Eurico Alecrim) se tornou essencial e foi sua maior influência ao lhe dar a liberdade de pensar e escolher o que acreditava ser o melhor para mim. Hoje, é a sua esposa Fabiana Gondim, pela ins-piração de sua garra, persistência e determinação. “Sem ela, acho que seria um pouco acomodado”.

 

* Matéria produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Junho/ 2015, número 182

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Ivelise Buarque

    Ivelise Buarque é jornalista, consultora de comunicação e idealizadora do portal Ivelise Comunica e do Perneando. Com mais de 32 anos de atuação no cenário de comunicação, marketing e negócios, ainda tem grande participação no mercado de comunicação corporativa e marketing de consumo e cultural. E nos dias de hoje atua com foco em cultura, arte, entretenimento e projetos criativos, ajudando marcas e iniciativas a se comunicarem com autenticidade, propósito e impacto.

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