Fechar menu
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
  • Home
  • Sobre
  • Portfolio e Serviços
  • Projetos Especiais
  • E-commerce
  • Contate-nos

Assine para atualizações

Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

O que há de novo

Por que falar de câncer de pele e HIV em dezembro transforma a vida das pessoas

1 de dezembro de 2025

Festival Recife Mundo Mix 2025 promete três dias de música, arte, sabores e economia criativa

18 de novembro de 2025

O que é Buzz Marketing e por que ele está dominando as conversas sobre influência

3 de novembro de 2025

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Por que falar de câncer de pele e HIV em dezembro transforma a vida das pessoas

1 de dezembro de 2025

Festival Recife Mundo Mix 2025 promete três dias de música, arte, sabores e economia criativa

18 de novembro de 2025

O que é Buzz Marketing e por que ele está dominando as conversas sobre influência

3 de novembro de 2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
Button
  • Home
  • Sobre
  • Portfolio e Serviços
  • Projetos Especiais
  • E-commerce
  • Contate-nos
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
Lar»Notícias»Mercado»Paixão automotiva, o segmento cresce e a comunicação segue junto
Mercado

Paixão automotiva, o segmento cresce e a comunicação segue junto

Ivelise BuarquePor Ivelise Buarque15 de abril de 2013Atualizada:10 de maio de 2025Nenhum comentário5 minutos de leitura
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail

Copa-Pró-Moto-2012-Etapa-2-Sabará-93No filme “Curtindo a Vida Adoidado” (Ferris Bueller’s Day Off) de 1986, o personagem Cameron “empresta” carro da coleção pessoal do pai para o amigo Ferris Bueller: um Ferrari 250 GT California. Isto exemplifica muito bem a notória relação entre veículos e o homem e esta paixão que também é brasileira. “Antigamente, sem dinheiro, o brasileiro só podia gostar de futebol e cerveja que eram os prazeres ‘acessíveis’ a ele. Então, nesse período, o que tínhamos, na verdade, era uma demanda reprimida por esse tipo de produto. Não quer dizer que não desejasse tanto dos veículos como os americanos. Apenas não tinham como adquiri-lo. Mas, com a facilidade de crédito e o aumento real no poder de compra, o brasileiro se rendeu a essa paixão ‘motorizada’, o que fez com que as marcas investissem pesado no Brasil”, comenta o consultor e coordenador do curso de Marketing da Faculdade dos Guararapes, Diego Jaques (PE).

A história do carro no país não é muito antiga, tanto que a fabricação de automóveis começou a ganhar expressão em 1957, atingindo a comercialização de cerca de 30 mil unidades, em virtude da produção dos primeiros caminhões. Foi incrementado com a inauguração de fábricas da Volswagen e Ford, em Taubaté (SP), em 1972. Na década de 90, as medidas econômicas do mandato do presidente Fernando Collor abriram o mercado para a importação e, com ela, o aumento progressivo de carros populares que se seguiu ainda para o Governo de Itamar Franco de forma atenuada. “O mercado de veículos no Brasil tem crescido de forma exponencial, principalmente nas duas últimas décadas. Várias montadoras aportaram por aqui, após a liberação da economia, impulsionadas também pela globalização que encurtou distâncias e acelerou o fluxo de capital em busca de mercados mais promissores. E o Brasil ocupa hoje um lugar de destaque nas estratégias das grandes montadoras”, diz o professor de Administração da Faculdade Boa Viagem (FBV), Paulo Roberto Silva (PE).

Esta história de pouco mais de 50 anos reflete bem as mudanças de comportamento do país e do brasileiro diante deste novo desejo nacional. “Usando aquele ditado bastante conhecido, ‘o brasileiro é apaixonado por carros’, e essa expressão mostra o quanto as pessoas desejam esse transporte, não só por proporcionar uma locomoção com conforto, mas por desenvolver um sentimento, algo comparado a uma relação de afeto. E a publicidade tem um papel fundamental nesse processo. Um exemplo é o novo Fusca. A VW fez um aperfeiçoamento do New Beetle, mas através de uma estratégia bem definida, resgatou o sentimento que o velho ‘besouro’ cativou no coração dos brasileiros, trazendo ainda um personagem do passado, o humorista Mussum, sem falar no ambiente nostálgico do comercial, São Paulo dos anos 70. Quantas pessoas não se lembraram de momentos dentro de um ‘Fusquinha’. Nas redes sociais foi e ainda é um dos assuntos mais badalados, além de sites de notícias de carros fazendo várias matérias, comparando o Fusca, o New Beetle e o Novo Fusca, e o povo ‘ligado’, acompanhando tudo, porque gosta de carro”, destaca Vinícius Melo, diretor de atendimento da Eclética Comunicação (PI).

Elmo-do-Val-Paixao-Automotiva
Elmo Du Val, VP de criação da MV2

Os índices de consumo mostram que o mercado automotivo detém um dos melhores desempenhos do país em virtude de incentivos do governo para o segmento e para a sociedade. Em 2012, as vendas de veículos no Brasil bateram o sexto recorde consecutivo, e a expectativa da associação de montadoras Anfavea é que as vendas deste 2013 cresçam entre 3,5% e 4,5%, o que representaria cerca de 4 milhões de unidades. “O ano de 2012 foi excelente, sendo batido o recorde nacional de vendas de veículos em um ano, com 3,8 milhões de unidades, cerca de sete carros novos vendidos por minuto. O incentivo do governo com redução do IPI favoreceu muito essa conquista. Em 2013, as perspectivas continuam positivas com uma estimativa de 4,6% de crescimento nas vendas. No segmento de motocicletas, o crédito bancário hoje é o maior empecilho de vendas, que tem sido cauteloso no atendimento a alta demanda. Caso isso melhore, teremos um excelente ano também. O Nordeste acompanha a evolução nacional”, comenta o VP de criação da MV2, Elmo Du Val (PE).

As perspectivas são positivas para o setor que deve manter algum crescimento até o final do ano. Enquanto isto, as montadoras vão trabalhando para ocupar espaço neste mercado. “O Brasil, que fechou 2012 como o quarto maior produtor do planeta, vive um momento de equilíbrio com perspectiva de crescimento de produção na ordem dos 3% a 4% e um fim de ano na casa dos 3,9 milhões de veículos. O Nordeste é o grande foco das atenções de todos os fabricantes e importadores. A região que mais cresce no país interessa a praticamente todas as classes do segmento, ficando de fora os veículos esportivos de alto luxo. Digo Ferrari, Lamborghini, Rolls Royce. Apesar de você encontrar unidades emplacadas no Recife, por exemplo. O mercado do Sul ainda é o foco desses carros de milionários”, destaca o jornalista e editor de veículos do Diários Associados, Jorge Moraes (PE), que observa que crescemos em número de veículos emplacados e nos surpreendemos apenas agora com a quantidade de carros novos e semi novos porque olhamos as garagens dos prédios.

* Matéria produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Abril/ 2013, número 156.

Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
Avatar photo
Ivelise Buarque

    Ivelise Buarque é jornalista, consultora de comunicação e idealizadora do portal Ivelise Comunica e do Perneando. Com mais de 32 anos de atuação no cenário de comunicação, marketing e negócios, ainda tem grande participação no mercado de comunicação corporativa e marketing de consumo e cultural. E nos dias de hoje atua com foco em cultura, arte, entretenimento e projetos criativos, ajudando marcas e iniciativas a se comunicarem com autenticidade, propósito e impacto.

    Relacionados

    O que aprendi com Jenkins, Beattie, Wu e Giardelli sobre comunicação, marketing, negócios e marcas autênticas

    29 de agosto de 2025

    Economia Criativa movimenta Paudalho e reafirma seu poder de transformação cultural e social

    29 de agosto de 2025

    Como SEVIA mostrou a forma de usar a IA, estratégia e propósito no conteúdo digital

    28 de agosto de 2025
    Adicione um comentário

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Demo
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    • YouTube
    Não perca
    Notícias

    Por que falar de câncer de pele e HIV em dezembro transforma a vida das pessoas

    Por Ivelise Buarque1 de dezembro de 20250

    Em dezembro, dois movimentos ganham força no Brasil e ajudam a desenhar um futuro mais…

    Festival Recife Mundo Mix 2025 promete três dias de música, arte, sabores e economia criativa

    18 de novembro de 2025

    O que é Buzz Marketing e por que ele está dominando as conversas sobre influência

    3 de novembro de 2025

    REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

    15 de outubro de 2025

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas da Ra sobre arte e design.

    Postagens recentes

    • Por que falar de câncer de pele e HIV em dezembro transforma a vida das pessoas
    • Festival Recife Mundo Mix 2025 promete três dias de música, arte, sabores e economia criativa
    • O que é Buzz Marketing e por que ele está dominando as conversas sobre influência
    • REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil
    • APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

    Comentários recentes

    1. CIn-UFPE participa do REC’n’Play 2025 com programação interativa – Realize Com Ivelise em APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025
    Realize Com Ivelise
    Facebook Instagram YouTube
    • Home
    • Contato
    © 2025 Realize Com Ivelise.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.