Fechar menu
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
  • Home
  • Sobre
  • Portfolio e Serviços
  • Projetos Especiais
  • E-commerce
  • Contate-nos

Assine para atualizações

Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

O que há de novo

REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

15 de outubro de 2025

APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

15 de outubro de 2025

APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025

15 de outubro de 2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
Button
  • Home
  • Sobre
  • Portfolio e Serviços
  • Projetos Especiais
  • E-commerce
  • Contate-nos
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
Lar»Comunicação»O prazer que transformam a escrita em novo mercado
Comunicação

O prazer que transformam a escrita em novo mercado

Ivelise BuarquePor Ivelise Buarque18 de maio de 2013Atualizada:10 de maio de 2025Nenhum comentário5 minutos de leitura
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail

540385_4467157322964_1759520903_nCada vez mais, comunicadores se rendem ao prazer da escrita num mercado em ebulição. Conciliar os dois lados da moeda, neste caso, é um dos grandes desafios para os todos os profissionais. Mas, para alguns a vivência profissional contribui com a paixão pela escrita e aí o que resta é superar os entraves no caminho. “As dificuldades para se editar uma obra literária, aqui em Pernambuco e, talvez, no Nordeste, são imensas. Se o jornalista não tem um certo peso no Jornalismo ou na Mídia de um modo geral, dificilmente terá a edição do seu livro garantida. Dos meus quatro livros de poesias, apenas dois foram patrocinados: um pela CEPE e o outro pelo Instituto Maximiano Campos/Edições Bagaço. Os dois outros foram frutos de apoios culturais de amigos e de entidades. E, claro, a minha condição de colunista diário da Folha de Pernambuco (Coluna Folha da Cidade), nesses 15 anos; os meus 45 anos de profissão, em agosto próximo; e a boa aceitação dos meus dois primeiros livros contribuíram para estes apoios culturais”, destaca o jornalista Robson Sampaio (PE).

O profissional começou o trabalho de escritor com poemas infanto-juvenis, na adolescência, e cujo trabalho cotidiano tem ajudado neste carreira paralela. “Por ser um jornalista de tantos anos no ‘batente’ e ainda continuar atuando, diariamente, me ajudou e ajuda para futuras publicações. Um exemplo disso, será o meu quinto livro – Teatro da Vida – a ser lançado em agosto próximo, onde conto causos escritos nesses 15 anos de Folha de Pernambuco. Estórias de pessoas famosas, povão e de colegas do “batente”.  Apesar das facilidades que a integração da comunicação ao mercado editorial pode proporcionar. É preciso uma disciplina e muito planejamento, afinal, antes de tudo este não deixa de ser um negócio.

“É possível agregar uma carreira a outra, porque você nem sempre está pensando estratégias de comunicação, nem está executando trabalhos diretos para clientes. É preciso a disciplina de pegar no livro – cujo arquivo está aberto – e depois saber parar para voltar ao outro batente. Uma questão de saber organizar o tempo. Não é a coisa mais fácil, mas é possível. Inclusive nos projetos onde é possível viabilizar os serviços de edição, organização e revisão com os trabalhos de assessoria de comunicação. Alguns já estão se materializando, como a biografia de Petrúcio Amorim (cantor de forró), intitulada ‘O filho do Dono’, em que venho trabalhando”, comenta o jornalista Cristiano Jerônimo (PE), que também vem atuando como escritor desde cedo, desde a época do vestibular. “Sinto que ele está iniciando uma fase de profissionalização e começa a dar também algum tipo de retorno financeiro, lógico. Por que tem que ser um negócio, um produto cultural. O amor aumenta com a melhora da autoestima, provocada pelo reconhecimento dos produtores e autores, quando não nós mesmos o somos”.

555902_10200990581386996_1013222401_nO reconhecimento é o conforto da realização desta nova ambição, ser mais e fazer mais, E naturalmente, trazem mais alegrias e instigam cada vez mais os comunicadores, numa jornada carreira e vida multidisciplinar onde dois universos se comunicam e se complementam. E o mercado traz a oportunidade para isto. “Há uma grande produção e oferta de livros na área de Comunicação e Marketing. Além disso, as publicações em e-book ganham força e facilitam o acesso de autores ao mercado editorial. Para o leitor também é muito bom, pois o acesso à leitura está mais fácil e acessível”, diz a publicitária Izabela Dominges, sócia-diretora da Consumix Consultoria e coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da Aeso/ Barros Melo (PE).

Autora de dois livros um infanto-juvenil (A menina marca-texto) e outro na área em que atua (O terrorismo de marcas), ela acredita que a criatividade está no centro das duas atividades. E em um mundo com tantas transformações, esta diversificação ajuda a ampliar a visão de mundo e descobrir mais sobre diversos campos. “Buscar produzir com qualidade e ampliar sua rede de contato é fundamental. Não adianta ter contatos sem um bom produto editorial. Mas ter um bom produto editorial e não circular no meio pode dificultar seu acesso a ele como escritor”, completa.

Digitalizac_a_o 6“Escrevo porque esta é a forma mais perene de acreditar, ter esperança. Escrever livros faz-me acreditar que é possível um mundo dos negócios, que possa servir para melhorar a condição humana. Escrevo para deixar um mundo melhor para os meus filhos. Não consigo viver do que escrevo nos livros, contudo a operacionalização destas ideias, quando transformadas em curso, workshops, palestras, tem um retorno muito interessante para a equipe, isto ao mais variado nível”, ressalta o consultor de marketing português Paulo Vieira de Castro, que compartilha desta paixão com outra visão, a europeia. Na opinião dele, o ofício da escrita é uma atividade livre e sem concorrência, que possibilita a autoavaliação e um exercício de liberdade, geração de uma luz própria. “É extraordinário o gozo de escrever, aceitando o inevitável: construir o nosso próprio mercado. Este é o maior desafio para um homem do marketing. Só quando começamos a escrever é que  temos, finalmente, noção daquilo que aprendemos – realmente – até aí. Editar um primeiro livro é uma questão de afirmação pessoal, a partir daí já é devoção, costumo dizer. Depois, trabalhar em algo que realmente nosso é fantástico. O reconhecimento, por parte do publico  anónimo, das nossas ideias, em especial quando elas são ‘revolucionarias’ como as minhas, é a maior das recompensas”, enfatiza Castro que tem quatro livros publicados.

* Matéria produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Maio/ 2013, número 158.

Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
Avatar photo
Ivelise Buarque

Ivelise Buarque é jornalista, consultora de comunicação e idealizadora do portal Ivelise Comunica e do Perneando. Com mais de 32 anos de atuação no cenário de comunicação, marketing e negócios, ainda tem grande participação no mercado de comunicação corporativa e marketing de consumo e cultural. E nos dias de hoje atua com foco em cultura, arte, entretenimento e projetos criativos, ajudando marcas e iniciativas a se comunicarem com autenticidade, propósito e impacto.

Relacionados

REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

15 de outubro de 2025

APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025

15 de outubro de 2025
Adicione um comentário

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Demo
Manter contato
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
Não perca
Comunicação

REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

Por Ivelise Buarque15 de outubro de 20250

O Recife deu início nesta quarta, dia 15 de outubro, a uma imersão total por…

APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

CIn-UFPE participa do REC’n’Play 2025 com programação interativa

15 de outubro de 2025

Assine para atualizações

Receba as últimas notícias criativas da Ra sobre arte e design.

Postagens recentes

  • REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil
  • APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025
  • Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025
  • CIn-UFPE participa do REC’n’Play 2025 com programação interativa
  • Adepe amplia presença no REC’N’Play 2025 com mais de 120 atividades

Comentários recentes

Nenhum comentário para mostrar.
Realize Com Ivelise
Facebook Instagram YouTube
  • Home
  • Contato
© 2025 Realize Com Ivelise.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.