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Lar»Notícias»Inovação»O pote de ouro da geolocalização
Inovação

O pote de ouro da geolocalização

Ivelise BuarquePor Ivelise Buarque23 de outubro de 2015Atualizada:10 de maio de 2025Nenhum comentário5 minutos de leitura
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aporte_waze_armazens_printsComo reza a lenda que no final do arco-íris, há ouro. A geolocalização, o geotarget, geomarketing e geotagging são várias soluções para uma mesma proposta: atingir o alvo, de várias formas, em qualquer lugar, na hora desejada. O que é bastante oportuno em um país em que o público conectado fica em média 3.8 horas por dia ligados à dispositivos móveis e, com isso, temos um tráfego móvel absurdo. Um crescimento tão vertiginoso que proporcionou upgrade da indústria de softwares que evoluiu de startups para grandes corporações com ideias e soluções para todas as demandas necessárias, possíveis e inimagináveis. Para se ter uma ideia de como esse novo mercado é uma moeda forte no País, já estamos acumulando três milhões de softwares, registrados pelas duas principais lojas virtuais nas plataformas Android e IOS (Google Apple e Apple Store) nas prateleiras digitais da indústria de apps. De acordo com o relatório Digital, Social e Mobile 2015, desenvolvido pela agência de marketing digital We Are Social, essas atividades e suas maiores estão associadas à mídia social e vídeos (23%), mas já são registrados 17% desta atenção aos de localização.

E com o aporte de investidores e desenvolvedores este mercado no Brasil movimenta hoje cerca de US$ 25 bilhões anuais e pode chegar a US$ 70 bilhões, em 2017, de acordo com projeção do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). E neste bolo vai caminhando lado a lado a publicidade móvel do Brasil que já direciona seus investimentos em 40% e podem alcançar 46% até 2018, segundo uma estimativa recente da consultoria eMarketer. “Acredito que o mobile marketing continue crescendo, por conta das possibilidades e uso cada vez maior de dispositivos móveis. A internet móvel está melhorando em qualidade e custo e na medida em que se torna mais e mais acessível, as possibilidades aumentam. Na minha visão, o acesso aos dispositivos e conexão banda larga mobile são os principais entraves atuais”, destaca o professor Felipe Pereira da Estácio do Recife (PE).

Segundo o docente, podemos visualizar três estratégias distintas de negócios que estão sendo utilizando no mobile marketing: “A primeira delas é o investimento em anúncios em plataformas como o Google Adwords, Facebook Ads e Twitter Ads. Com o boom do mobile – o Brasil possui mais linhas e celular do que habitantes – o uso de aplicativos e redes sociais em dispositivos móveis decolou. Com isso, os usuários têm dedicado parte importante de seu tempo ao uso de aplicativos e redes sociais no celular e surgem oportunidades para as marcas veicularem anúncios nesses canais”. E esta é para ele uma tendência forte ligada as ações de marketing direto, que dirige também a agência Unu Soluções e criador do portal Digaí.

O especialista lembra a experiência da pernambucana Hivelog, criadora da plataforma Hive.Cloud, que realizou campanhas de retargeting para quem já visitou seu site. Mas, ainda aponta outro interessante aproveitamento dessas possibilidades com o case da Johnnie Walker que promoveu ações especiais vinculadas aos aplicativos Easy Taxi e 99Taxis, por exemplo. “A marca de bebidas patrocinou várias corridas de táxi, em que o usuário não precisa pagar para utilizar o serviço. E outro caso recente foi o lançamento de um clipe da cantora Preta Gil especificamente no Snapchat. Apesar do clipe em si estar sendo criticado pela audiência, mostra um interessante uso do mobile”, comenta.

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Professor Felipe Pereira da Estácio do Recife

Por fim, há um terceiro grupo de empresas em sua opinião que está optando por criar aplicativos próprios, como advergames, entre outros. Esta é uma proposta diferenciada que já foi adotada, inclusive, pelo Porta dos Fundos, que criou um app de pequenos jogos inspirados em seus personagens e episódios, que é disponibilizado gratuitamente para os usuários. Mas naturalmente impacto e o resultado de cada ação vai depender de diversos fatores. “A análise das ações variam de acordo com a estratégia adotada. As aplicações de Marketing Direto permitem uma forte mensuração, pois é possível saber quantas visualizações, cliques e compras ocorreram. A partir daí, a marca opta por manter os anúncios que tiveram melhor desempenho e descontinuar aquelas que não estão trazendo resultados”, ressalta.

A inteligência geográfica para alavancar um empreendimento, serviço, vendas é definitivamente uma alternativa que se tornou uma peça fundamental para a condução dos negócios de muitas marcas, trazendo benefícios cinco benefícios diretos segundo a RevMob (www.revmob.com), fornecedora de soluções para publicidade mobile: segmentação, custo-benefício melhor, interatividade, novas tecnologias e mensuração. Além de outras duas vantagens que são apontadas pela Adsmovil, empresa líder em publicidade móvel na América Latina e no mercado hispânico nos Estados Unidos, que são sua representação quanto fonte primária para a busca de informação e uma maior conversão para formatos Rich Media. Contudo, assim como todo processo de marketing precisa ser pensado e conduzido a partir da análise dos seus benefícios e do que se deseja, caso contrário os seus efeitos não serão positivos. “A grande vantagem do marketing mobile é o tempo de exposição ao qual o consumidor fica exposto a plataforma. Segundo uma pesquisa divulgada em 2014, pela Exame, 80% dos usuários de smartphone olham para a tela do celular a cada 30 minutos”, diz Raphael Ferrari.
* Parte de matéria de capa produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Outubro/ 2015, número 186

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Ivelise Buarque

Ivelise Buarque é jornalista, consultora de comunicação e idealizadora do portal Ivelise Comunica e do Perneando. Com mais de 32 anos de atuação no cenário de comunicação, marketing e negócios, ainda tem grande participação no mercado de comunicação corporativa e marketing de consumo e cultural. E nos dias de hoje atua com foco em cultura, arte, entretenimento e projetos criativos, ajudando marcas e iniciativas a se comunicarem com autenticidade, propósito e impacto.

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