Fechar menu
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
  • Home
  • Sobre
  • Portfolio e Serviços
  • Projetos Especiais
  • E-commerce
  • Contate-nos

Assine para atualizações

Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

O que há de novo

REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

15 de outubro de 2025

APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

15 de outubro de 2025

APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025

15 de outubro de 2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
Button
  • Home
  • Sobre
  • Portfolio e Serviços
  • Projetos Especiais
  • E-commerce
  • Contate-nos
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
Lar»Entrevista | Perfil»O mundo digital está em constante evolução, segundo Sandra Turchi
Entrevista | Perfil

O mundo digital está em constante evolução, segundo Sandra Turchi

Ivelise BuarquePor Ivelise Buarque14 de maio de 2013Atualizada:10 de maio de 2025Nenhum comentário5 minutos de leitura
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail

Sandra-TurchiUm novo vislumbre de tecnologia alcança uma rede social digital forte junto as marcas, o Twitter Gif, mas apesar do que muitos acreditam é preciso perguntar: será esta uma nova mídia? Marcas usam o Vine para exibir comerciais curtos no Twitter, e para entender este uso e potencialidade conversamos com a professora de marketing digital do MBA da ESPM, Sandra Turchi.

O vine é uma moda que poderá pegar no Brasil?
Sandra Turchi – Sim. O Vine é um aplicativo de vídeo integrado ao Twitter que permite que os usuários gravem vídeos de seis segundos e disseminem por meio do microblog. Seu uso tem se  incorporado ao dia a dia dos internautas, porém, isso ocorre aos poucos, até porque, no momento, só está disponível para a plataforma Iphone Operational System – IOS. Lembrando que o Twitter,  atualmente, é uma das maiores redes sociais do Brasil, ficando atrás apenas dos EUA em número de usuários.

Como nossos comunicadores estão se preparando para utilizar esta ferramenta?
Sandra Turchi – O mundo digital está em constante evolução e, portanto, os profissionais de comunicação precisam estar sempre se adaptando às novas tendências. Por isso, acredito que, neste momento, os comunicadores estejam testando formas de colocar suas marcas no ar por meio dessa ferramenta. E, para isso, dois pontos são importantes: ter ousadia e saber observar. A primeira, porque, para saber a aceitação e repercussão que a marca terá com as ações feitas por meio desse aplicativo é preciso arriscar com um modelo e colocar no ar. A segunda, pois é essencial que se observe a reação do seu público com as suas ações e, também, a reação do público com o que os seus concorrentes – e outras marcas, no geral – estão fazendo. Só assim é possível entender qual é o caminho mais indicado e, a partir disso, criar estratégias que sejam apropriadas para sua marca.

Na opinião dos profissionais, qual a grande vantagem do Vine?
Sandra Turchi – Uma das maiores vantagens do Vine é o fato de serem vídeos curtos, com apenas seis segundos de duração, o que faz com que o compartilhamento e a visualização pelos usuários seja maior, já que não demandam grande disponibilidade de tempo para assistir. Além disso, incentiva, também, que os usuários assistam aos vídeos em looping (quando o vídeo termina e você dá play novamente). Dessa forma, utilizando a sutileza dos vídeos desenvolvidos por esse aplicativo, a marca pode ser constantemente reforçada na mente do consumidor.

De que forma poderá este novo meio influenciar o trabalho de comunicação hoje?
Sandra Turchi – O Vine é a versão do Twitter em vídeo, ou seja, mais uma ferramenta que surge para se falar o essencial de forma rápida. Atualmente, com o excesso de informação, os consumidores querem objetividade e praticidade. As marcas precisam saber surpreender os seus públicos. Só é preciso tomar cuidado para que as mensagens passadas por essa nova ferramenta sejam úteis ao consumidor. É o império da relevância.

Quais as marcas e empresas que já estão aproveitando este recurso no país?
Sandra Turchi – No Brasil, o Guaraná Antarctica, que tem um trabalho bastante consistente nas mídias sociais, mais uma vez saiu na frente e foi uma das primeiras marcas brasileiras a utilizar o Vine. Mas, por enquanto, o aplicativo, que foi lançado há pouco mais de três meses, está sendo bastante utilizado por marcas internacionais, como a GE, Dove, Trident, Gap, entre outras.

sandraE quais as estratégias que estão sendo desenvolvidas para este novo meio?
Sandra Turchi – O Vine necessita de criatividade e simplicidade, como dito acima. Ao invés dos tradicionais 30 segundos dos comerciais de TV, são apenas seis segundos disponíveis para que você possa divulgar a sua marca de uma maneira completamente diferente de outros meios, sem sair do contexto em que atua. Saber reforçar a marca com objetividade ao mesmo tempo em que se consegue gerar engajamento é o grande desafio estratégico.

De que forma o Vine mexerá no futuro da comunicação?
Sandra Turchi – Como já dito, o futuro da comunicação é, cada vez mais, a objetividade e acesso rápido à informação, sem esquecer a relevância do conteúdo. Dessa forma, o Vine surge para reforçar essa tendência.

Queremos saber sua opinião, e também colaboração na indicação de fontes para esta matéria?
Sandra Turchi – Acredito que o Vine tenha potencial para ser mais uma ferramenta de divulgação. O meu único receio é que as marcas, por terem pouco tempo para se mostrarem por meio desse aplicativo, percam o foco e se esqueçam de transmitir mensagens relevantes aos consumidores. É preciso tomar muito cuidado para que o aplicativo não vire apenas gifs animados das marcas, pois, com isso, são grandes as chances de que, em pouco tempo, esses vídeos não sejam mais aceitos pelo público.
Quanto à indicação de fontes, estou em constante atualização sobre o mercado, as tendências e suas repercussões. Para isso, utilizo portais como Cidade do Marketing, Administradores, IDGNow, jornais como o  Meio & Mensagem, revista Proxxima, entre diversas outras fontes, além de palestras e eventos  na ESPM e troca de informação com colegas da área.

* Matéria produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Maio/ 2013, número 158.

Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
Avatar photo
Ivelise Buarque

Ivelise Buarque é jornalista, consultora de comunicação e idealizadora do portal Ivelise Comunica e do Perneando. Com mais de 32 anos de atuação no cenário de comunicação, marketing e negócios, ainda tem grande participação no mercado de comunicação corporativa e marketing de consumo e cultural. E nos dias de hoje atua com foco em cultura, arte, entretenimento e projetos criativos, ajudando marcas e iniciativas a se comunicarem com autenticidade, propósito e impacto.

Relacionados

Caminhos que levam a novos horizontes

23 de novembro de 2016

Andando além da curva

9 de novembro de 2016

Na luta das possibilidades e da audiência

14 de agosto de 2016
Adicione um comentário

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Demo
Manter contato
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
Não perca
Comunicação

REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

Por Ivelise Buarque15 de outubro de 20250

O Recife deu início nesta quarta, dia 15 de outubro, a uma imersão total por…

APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

CIn-UFPE participa do REC’n’Play 2025 com programação interativa

15 de outubro de 2025

Assine para atualizações

Receba as últimas notícias criativas da Ra sobre arte e design.

Postagens recentes

  • REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil
  • APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025
  • Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025
  • CIn-UFPE participa do REC’n’Play 2025 com programação interativa
  • Adepe amplia presença no REC’N’Play 2025 com mais de 120 atividades

Comentários recentes

Nenhum comentário para mostrar.
Realize Com Ivelise
Facebook Instagram YouTube
  • Home
  • Contato
© 2025 Realize Com Ivelise.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.