Fechar menu
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
  • Home
  • Sobre
  • Portfolio e Serviços
  • Projetos Especiais
  • E-commerce
  • Contate-nos

Assine para atualizações

Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

O que há de novo

REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

15 de outubro de 2025

APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

15 de outubro de 2025

APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025

15 de outubro de 2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
Button
  • Home
  • Sobre
  • Portfolio e Serviços
  • Projetos Especiais
  • E-commerce
  • Contate-nos
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
Lar»Artigo»Moda e Branding!
Artigo

Moda e Branding!

Ivelise BuarquePor Ivelise Buarque7 de outubro de 2013Atualizada:10 de maio de 2025Nenhum comentário2 minutos de leitura
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail

qual_seu_estilo5A relação entre moda e Branding é uma relação muito peculiar, visto que são poucas as marcas que tem poder de transformar qualquer coisa em moda, geralmente este poder é do estilista que soma o seu nome a marca e com isso cria moda. As poucas que conseguem são marcas que lançam tendência e são, geralmente, as marcas mais esperadas no lançamento das coleções.
Um fato importante sobre o tema, é que lançar moda não significa vender, mas abrir porta para uma diversidade de produtos que serão sucesso em venda devido a tendência provocada.

Algumas marcas se tornam um referencial forte, que abrem portas para outras marcas, e se tornam ícones do consumo, como é o caso da Abercrombie & Fitch, que além de ter seguidores, alavancou o conceito de loja “experience”. Outro detalhe é o foco no segmento, ou seja, que público quero atingir e com isso gerar uma identidade, ter uma base estruturada que, podemos chamar de um DNA, ou seja, se sabe quando uma peça é daquela marca, ou quando não é mas tem nela a inspiração.

A junção de Moda e Branding é fundamental, mas é apenas uma parte do negócio moda, o coração deste negócio é um Mix que envolve, tendência, arte, beleza, conforto, tem que significar, além de tudo vendas, e lucro, que tem um dueto estratégico, diferenciação pelo produto e excelência na operação para otimizar custos.

Esta equação não é nada simples, envolve muito mais gestão do que se imagina, pensamos em supply chain, marketing, vendas, operações, visual merchandising etc… exemplo: Imaginem que trocou a estação, e está entrando a primavera/verão, parte dos produtos irão compor o que se chama  Fast Fashion, pequeno volume de produção que acompanha a tendência quase em tempo real, e a produção padrão de moda, que todo ano tem modelos padrão, mudando as cores da tendência. Se fosse no Brasil, a primeira poderia ser produzida no Peru, pela proximidade e facilidade de acesso, e a segunda, que não demanda tanta pressa na entrega, seria produzida na China. Moda e estratégia e operações estão extremamente conectados.

* Artigo exclusivo produzido por Raul Ranauro Javales Júnior (Managing Partner na empresa Adatto Fashion, Strategic Officer na empresa Mercuri International e Professor da FGV/SP), e publicado pela Revista Pronews, edição de outubro/ 2013, número 161.

Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
Avatar photo
Ivelise Buarque

Ivelise Buarque é jornalista, consultora de comunicação e idealizadora do portal Ivelise Comunica e do Perneando. Com mais de 32 anos de atuação no cenário de comunicação, marketing e negócios, ainda tem grande participação no mercado de comunicação corporativa e marketing de consumo e cultural. E nos dias de hoje atua com foco em cultura, arte, entretenimento e projetos criativos, ajudando marcas e iniciativas a se comunicarem com autenticidade, propósito e impacto.

Relacionados

O que aprendi com Jenkins, Beattie, Wu e Giardelli sobre comunicação, marketing, negócios e marcas autênticas

29 de agosto de 2025

Economia Criativa movimenta Paudalho e reafirma seu poder de transformação cultural e social

29 de agosto de 2025

Gestão de risco da imagem precisa de tecnologia

3 de maio de 2016
Adicione um comentário

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Demo
Manter contato
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
Não perca
Comunicação

REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

Por Ivelise Buarque15 de outubro de 20250

O Recife deu início nesta quarta, dia 15 de outubro, a uma imersão total por…

APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

CIn-UFPE participa do REC’n’Play 2025 com programação interativa

15 de outubro de 2025

Assine para atualizações

Receba as últimas notícias criativas da Ra sobre arte e design.

Postagens recentes

  • REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil
  • APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025
  • Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025
  • CIn-UFPE participa do REC’n’Play 2025 com programação interativa
  • Adepe amplia presença no REC’N’Play 2025 com mais de 120 atividades

Comentários recentes

Nenhum comentário para mostrar.
Realize Com Ivelise
Facebook Instagram YouTube
  • Home
  • Contato
© 2025 Realize Com Ivelise.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.