
O que resultou no livro “Criação Publicitária: do Briefing ao Anúncio”, publicado pela Edufpe, que ganhou uma versão em e-book e pode ser conferido no link http://www.loja.edufpe.com.br/portal/spring/livro/detalhe/420, lançado durante um bate-papo sobre criação publicitária. “Como professor de criação há oito anos, percebi que poderia contribuir para o amadurecimento profissional, trazendo exemplos do processo de trabalho que representam uma visão menos institucionalizada da carreira, algo mais próximo do dia a dia”, diz Rodrigo Stéfani Correa, que, além da docência na UFPE, também coordena a Agência Experimental da instituição.
E este olhar menos cartesiano é o que propõe na publicação que se baseia muito em pesquisa desenvolvida no doutorado e também nas experiências acumuladas em agências de publicidade, departamento de marketing e universidades. “Os livros que a maioria conhece contam com modelos que não existem mais. E por isso é importante termos uma visão mais crítica e também científica do processo de trabalho na área de criação de uma agência, que envolve diversas etapas. E é importante termos a clareza que muita coisa mudou e no cenário atual é necessário ser mais procriativo e saber aplicar um planejamento criativo”, destaca.
E por isso o livro sai do princípio básico do processo que é o escopo do negócio do cliente, a partir do desenvolvimento do brefing, e vai seguindo por outras etapas igualmente importantes que envolvem a alfabetização visual, fundamentos essenciais de direção de arte (como impacto e clareza) e o desenho tipográfico para a criação publicitária. Mas naturalmente apresenta uma visão sobre as tendências atuais por acreditar que talvez seja mais importante buscar entender a transformação e não a moda. Sendo assim, enriqueceu “Criação Publicitária: do Briefing ao Anúncio” com muitas referências, inclusive, com figuras emblemáticas como o publicitário norte-americano Lee Clow, conceitos criativos como o da Apple, processos inventivos como o de Chico Science e, naturalmente, exemplos de anúncios e peças que representam o cerne de diversos processos e tipos de criação. “Todo criativo deve entender tudo, pois estamos em um novo panorama que não é mais cartesiano. O mercado mudou e está revendo seus processos. E por isso a área mudou. Uma prova disso é que, há 10 anos, de 40 alunos tínhamos de 35 que queriam trabalhar em agência. Hoje, temos apenas 15”, diz.
Por isso, nada mais oportuno do que realizar o lançamento desta versão em e-book em meio a jovens estudantes que desejam enveredar neste mercado, e ansiosos por conhecimento e experiência para sua trajetória no futuro. A escolha do cenário foi a Livraria Saraiva do Shopping Riomar, na capital pernambucana, onde foi realizada no dia 25 de setembro o 2º Tubo Experimente, evento do projeto Tubo de Insights (http://www.tubodeinsight.com/). O encontro contou com a presença do coordenador de criação da Casa Comunicação (PE), o pernambucano Thiago Reis, e do diretor de criação da Blackninja (PE), o paraibano Bertone Balduíno, para um bate papo com o tema “Menos intuição, mais transpiração”.
Coordenado pela professora Soraya Barreto, esta é a nova formatação do programa Semana de Publicidade da Universidade Federal de Pernambuco, que chega a sua sétima edição, de 26 a 30 de outubro, trazendo uma ampla agenda de atividades e discussões com profissionais e agentes que estão se desenvolvendo com louvor no mercado. Produzido por alunos de publicidade e propaganda da UFPE, envolve palestras, workshops, mesas de debate, competições e presenças renomadas para debater o mercado e a realidade do setor.
* Matéria produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Outubro/ 2015, número 186

