Fechar menu
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
  • Home
  • Sobre
  • Portfolio e Serviços
  • Projetos Especiais
  • E-commerce
  • Contate-nos

Assine para atualizações

Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

O que há de novo

REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

15 de outubro de 2025

APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

15 de outubro de 2025

APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025

15 de outubro de 2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
Button
  • Home
  • Sobre
  • Portfolio e Serviços
  • Projetos Especiais
  • E-commerce
  • Contate-nos
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
Lar»Leitura»Mercado, transpiração e transformação
Leitura

Mercado, transpiração e transformação

Ivelise BuarquePor Ivelise Buarque6 de outubro de 2015Atualizada:10 de maio de 2025Nenhum comentário4 minutos de leitura
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail

livro-rodrigo-stefani-correaMais do que um apaixonado por publicidade, Rodrigo Stéfani Correa é um profissional do mercado que voltou seus esforços também para a licenciatura e, como professor há oito anos, percebeu que a maioria das publicações relacionadas ao setor se focavam muito em cases, que apesar de importantes apresentavam uma única abordagem da carreira. Lecionando e coordenando o curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Pernambuco, percebeu que sua trajetória profissional e que o conjunto de suas pesquisas congregavam material para facilitar a vida de estudantes, em termos não só de referências, mas também sobre a visão da profissão.

O que resultou no livro “Criação Publicitária: do Briefing ao Anúncio”, publicado pela Edufpe, que ganhou uma versão em e-book e pode ser conferido no link http://www.loja.edufpe.com.br/portal/spring/livro/detalhe/420, lançado durante um bate-papo sobre criação publicitária. “Como professor de criação há oito anos, percebi que poderia contribuir para o amadurecimento profissional, trazendo exemplos do processo de trabalho que representam uma visão menos institucionalizada da carreira, algo mais próximo do dia a dia”, diz Rodrigo Stéfani Correa, que, além da docência na UFPE, também coordena a Agência Experimental da instituição.

E este olhar menos cartesiano é o que propõe na publicação que se baseia muito em pesquisa desenvolvida no doutorado e também nas experiências acumuladas em agências de publicidade, departamento de marketing e universidades. “Os livros que a maioria conhece contam com modelos que não existem mais. E por isso é importante termos uma visão mais crítica e também científica do processo de trabalho na área de criação de uma agência, que envolve diversas etapas. E é importante termos a clareza que muita coisa mudou e no cenário atual é necessário ser mais procriativo e saber aplicar um planejamento criativo”, destaca.

bertone-balduino_rodrigo-stefani-correa_thiago-reis
O professor e pesquisador Rodrigo Stefani Correa ladeado por Bertone Balduino da Blackninja e Thiago Reis da Casa Comunicação

E por isso o livro sai do princípio básico do processo que é o escopo do negócio do cliente, a partir do desenvolvimento do brefing, e vai seguindo por outras etapas igualmente importantes que envolvem a alfabetização visual, fundamentos essenciais de direção de arte (como impacto e clareza) e o desenho tipográfico para a criação publicitária. Mas naturalmente apresenta uma visão sobre as tendências atuais por acreditar que talvez seja mais importante buscar entender a transformação e não a moda. Sendo assim, enriqueceu “Criação Publicitária: do Briefing ao Anúncio” com muitas referências, inclusive, com figuras emblemáticas como o publicitário norte-americano Lee Clow, conceitos criativos como o da Apple, processos inventivos como o de Chico Science e, naturalmente, exemplos de anúncios e peças que representam o cerne de diversos processos e tipos de criação. “Todo criativo deve entender tudo, pois estamos em um novo panorama que não é mais cartesiano. O mercado mudou e está revendo seus processos. E por isso a área mudou. Uma prova disso é que, há 10 anos, de 40 alunos tínhamos de 35 que queriam trabalhar em agência. Hoje, temos apenas 15”, diz.

Por isso, nada mais oportuno do que realizar o lançamento desta versão em e-book em meio a jovens estudantes que desejam enveredar neste mercado, e ansiosos por conhecimento e experiência para sua trajetória no futuro. A escolha do cenário foi a Livraria Saraiva do Shopping Riomar, na capital pernambucana, onde foi realizada no dia 25 de setembro o 2º Tubo Experimente, evento do projeto Tubo de Insights (http://www.tubodeinsight.com/). O encontro contou com a presença do coordenador de criação da Casa Comunicação (PE), o pernambucano Thiago Reis, e do diretor de criação da Blackninja (PE), o paraibano Bertone Balduíno, para um bate papo com o tema “Menos intuição, mais transpiração”.
Coordenado pela professora Soraya Barreto, esta é a nova formatação do programa Semana de Publicidade da Universidade Federal de Pernambuco, que chega a sua sétima edição, de 26 a 30 de outubro, trazendo uma ampla agenda de atividades e discussões com profissionais e agentes que estão se desenvolvendo com louvor no mercado. Produzido por alunos de publicidade e propaganda da UFPE, envolve palestras, workshops, mesas de debate, competições e presenças renomadas para debater o mercado e a realidade do setor.
* Matéria produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Outubro/ 2015, número 186

Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
Avatar photo
Ivelise Buarque

Ivelise Buarque é jornalista, consultora de comunicação e idealizadora do portal Ivelise Comunica e do Perneando. Com mais de 32 anos de atuação no cenário de comunicação, marketing e negócios, ainda tem grande participação no mercado de comunicação corporativa e marketing de consumo e cultural. E nos dias de hoje atua com foco em cultura, arte, entretenimento e projetos criativos, ajudando marcas e iniciativas a se comunicarem com autenticidade, propósito e impacto.

Adicione um comentário

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Demo
Manter contato
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
Não perca
Comunicação

REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

Por Ivelise Buarque15 de outubro de 20250

O Recife deu início nesta quarta, dia 15 de outubro, a uma imersão total por…

APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

CIn-UFPE participa do REC’n’Play 2025 com programação interativa

15 de outubro de 2025

Assine para atualizações

Receba as últimas notícias criativas da Ra sobre arte e design.

Postagens recentes

  • REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil
  • APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025
  • Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025
  • CIn-UFPE participa do REC’n’Play 2025 com programação interativa
  • Adepe amplia presença no REC’N’Play 2025 com mais de 120 atividades

Comentários recentes

Nenhum comentário para mostrar.
Realize Com Ivelise
Facebook Instagram YouTube
  • Home
  • Contato
© 2025 Realize Com Ivelise.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.